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Notícias

CRT-SP: 46ª Sessão Plenária Ordinária

  • 27 de fevereiro de 2023

Em destaque, aprovação do Relatório de Gestão Integrado do CRT-SP – Exercício 2022, com parecer favorável da Comissão de Tomada de Contas e Orçamento e em conformidade com as normas do TCU

46ª Sessão Plenária Ordinária do CRT-SP, realizada no Nikkey Palace Hotel em São Paulo

A 46ª Sessão Plenária Ordinária do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP) aconteceu no dia 27 de fevereiro de 2023 no Nikkey Palace Hotel, em regime híbrido – presencial e remoto –, com condução do presidente Gilberto Takao Sakamoto, acompanhado do vice-presidente, José Avelino Rosa; do diretor administrativo, Welington Guilherme Rezende; do diretor financeiro, Pedro Carlos Valcante; e do diretor de fiscalização e normas, Rubens dos Santos.

Executado respeitosamente o Hino Nacional Brasileiro, Gilberto Takao Sakamoto agradeceu a todos pela presença e, nas primeiras considerações, comunicou que o CRT-SP está fazendo tudo que está ao alcance para ajudar as vítimas das chuvas no litoral paulista; uma das medidas, tomadas junto ao Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT), é a adoção do TRT Solidário, isentando os profissionais da taxa durante o período de calamidade pública decretado pelo governo estadual nas seis cidades atingidas – São Sebastião, Guarujá, Ilhabela, Caraguatatuba, Bertioga e Ubatuba. “Pedimos aos técnicos para que colaborem nesse momento tão difícil enfrentado por tantas famílias, seja com mantimentos ou ajudando na reconstrução das cidades”, conclama.

Outra informação trazida pelo presidente diz respeito à inauguração do escritório regional do CRT-SP, no dia 15 de fevereiro de 2023, dinamizando serviços e aproximando cada vez mais os técnicos do conselho. “Nesse ano, ainda estão previstas as inaugurações de mais dois escritórios regionais: na Baixada Santista e no Vale do Paraíba”, complementa.

A ata da 45ª Sessão Plenária Ordinária, realizada em 30 de janeiro de 2023, foi aprovada por unanimidade entre os conselheiros presentes. Seguiram-se, pela ordem, a apresentação das comunicações e correspondências recebidas e expedidas; anúncio da renúncia do suplente de conselheiro, Técnico em Edificações David Santos Silva, devidamente justificada e acatada pela diretoria executiva; e os comunicados dos conselheiros. Adevandro Benedito Olmeda, por exemplo, agradeceu o convite para participar, junto com o vice-presidente José Avelino Rosa, da formatura dos alunos da Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (FIEC); e ressaltou a importância da adoção do TRT Solidário, por beneficiar muitos profissionais e as comunidades envolvidas. Também se manifestaram os conselheiros Anizio Aparecido Josepetti, Rafael da Silva, Moises Geraldo da Silva, João Batista dos Reis, Marco Aurélio da Costa, Daiana Romanini e Claudemir Roque da Costa.

Antes da leitura e discussão da pauta, alguns coordenadores discorreram sobre as atividades que estão sendo realizadas nas comissões permanentes e grupos de trabalho. Para João Batista dos Reis, coordenador da Comissão de Educação e Atribuições Profissionais, as instituições de ensino com as quais mantém contato, apoiam a necessidade de melhoria no currículo escolar, uma das frentes de trabalho da pasta.

Por sua vez, Claudemir Roque da Costa, do Grupo de Trabalho de Valorização Profissional e Conformidade à Adimplência, agradeceu e elogiou a diretoria pela gravação do primeiro podcast do CRT-SP, mais um canal a permitir que os técnicos compartilhem experiências e mostrem o quanto é importante estarem adimplentes no conselho e abertos às oportunidades.

 

Ordem do dia – No primeiro item da ordem do dia, o gerente de departamento de gestão, Mesaque Araújo da Silva, apresentou de forma detalhada o Relatório de Gestão Integrado do CRT-SP – Exercício 2022, em conformidade com as normas do Tribunal de Contas da União (TCU); em especial, a IN nº 84/2020 e a DN nº 187/2020. “Com muito trabalho, colocamos o nome do CRT-SP em evidência no estado e, por que não dizer, no Brasil; afinal, recebemos inúmeros representantes de outros conselhos, interessados em conhecer melhor nossa gestão e conformidade do planejamento estratégico e tático; os modus operandis no administrativo, financeiro, jurídico e no atendimento, com alinhamentos junto à diretoria executiva, para o pleno funcionamento de todas as áreas: da comunicação à fiscalização, passando pelos órgãos colegiados, todas norteando a um propósito precípuo: a chamada ‘atividade-fim’”, traz um trecho da mensagem do presidente.

Altamar Antunes Alves: leitura do parecer favorável à aprovação do Relatório de Gestão Integrado do CRT-SP – Exercício 2022

Com o parecer fundamentado Comissão de Tomada de Contas e Orçamento favorável à aprovação, apresentado pelo coordenador Altamar Antunes Alves, o Relatório de Gestão Integrado do CRT-SP – Exercício 2022 foi submetido à deliberação plenária e aprovado por unanimidade entre os conselheiros presentes.

Na sequência, o contador Odair Dutra apresentou as contas referentes ao mês de janeiro de 2023, destacando a economia do conselho com a aquisição da sede própria, uma vez que não terá mais despesa com aluguel de um dos espaços utilizados. Embasada pelo parecer da Comissão de Tomada de Contas e Orçamento com recomendação da aprovação, a prestação de contas do período também foi aprovada de forma unânime, sem qualquer contestação.

Para encerrar as atividades, antes dos comunicados de interesse geral, os conselheiros apreciaram um processo analisado pela Comissão de Educação e Atribuições Profissionais com relato de João Batista dos Reis, referente ao requerimento, por parte de um profissional, para execução de atividades de eletrotécnica com base no artigo 9º da Resolução CFT nº 121/2020, que define as atribuições dos Técnicos em Eletromecânica, considerando os direitos individuais adquiridos anteriores à sua publicação. Em virtude do pedido de vistas por parte do conselheiro Altamar Antunes Alves, o item foi retirado de pauta e voltará a ser abordado oportunamente.

Mais fotos estão disponíveis na galeria de imagens do site www.crtsp.gov.br; ou, clicando aqui.

 

 

 

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46ª Sessão Plenária Ordinária do CRT-SP, realizada no Nikkey Palace Hotel em São Paulo

A 46ª Sessão Plenária Ordinária do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP) aconteceu no dia 27 de fevereiro de 2023 no Nikkey Palace Hotel, em regime híbrido – presencial e remoto –, com condução do presidente Gilberto Takao Sakamoto, acompanhado do vice-presidente, José Avelino Rosa; do diretor administrativo, Welington Guilherme Rezende; do diretor financeiro, Pedro Carlos Valcante; e do diretor de fiscalização e normas, Rubens dos Santos.

Executado respeitosamente o Hino Nacional Brasileiro, Gilberto Takao Sakamoto agradeceu a todos pela presença e, nas primeiras considerações, comunicou que o CRT-SP está fazendo tudo que está ao alcance para ajudar as vítimas das chuvas no litoral paulista; uma das medidas, tomadas junto ao Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT), é a adoção do TRT Solidário, isentando os profissionais da taxa durante o período de calamidade pública decretado pelo governo estadual nas seis cidades atingidas – São Sebastião, Guarujá, Ilhabela, Caraguatatuba, Bertioga e Ubatuba. “Pedimos aos técnicos para que colaborem nesse momento tão difícil enfrentado por tantas famílias, seja com mantimentos ou ajudando na reconstrução das cidades”, conclama.

Outra informação trazida pelo presidente diz respeito à inauguração do escritório regional do CRT-SP, no dia 15 de fevereiro de 2023, dinamizando serviços e aproximando cada vez mais os técnicos do conselho. “Nesse ano, ainda estão previstas as inaugurações de mais dois escritórios regionais: na Baixada Santista e no Vale do Paraíba”, complementa.

A ata da 45ª Sessão Plenária Ordinária, realizada em 30 de janeiro de 2023, foi aprovada por unanimidade entre os conselheiros presentes. Seguiram-se, pela ordem, a apresentação das comunicações e correspondências recebidas e expedidas; anúncio da renúncia do suplente de conselheiro, Técnico em Edificações David Santos Silva, devidamente justificada e acatada pela diretoria executiva; e os comunicados dos conselheiros. Adevandro Benedito Olmeda, por exemplo, agradeceu o convite para participar, junto com o vice-presidente José Avelino Rosa, da formatura dos alunos da Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (FIEC); e ressaltou a importância da adoção do TRT Solidário, por beneficiar muitos profissionais e as comunidades envolvidas. Também se manifestaram os conselheiros Anizio Aparecido Josepetti, Rafael da Silva, Moises Geraldo da Silva, João Batista dos Reis, Marco Aurélio da Costa, Daiana Romanini e Claudemir Roque da Costa.

Antes da leitura e discussão da pauta, alguns coordenadores discorreram sobre as atividades que estão sendo realizadas nas comissões permanentes e grupos de trabalho. Para João Batista dos Reis, coordenador da Comissão de Educação e Atribuições Profissionais, as instituições de ensino com as quais mantém contato, apoiam a necessidade de melhoria no currículo escolar, uma das frentes de trabalho da pasta.

Por sua vez, Claudemir Roque da Costa, do Grupo de Trabalho de Valorização Profissional e Conformidade à Adimplência, agradeceu e elogiou a diretoria pela gravação do primeiro podcast do CRT-SP, mais um canal a permitir que os técnicos compartilhem experiências e mostrem o quanto é importante estarem adimplentes no conselho e abertos às oportunidades.

 

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Na sequência, o contador Odair Dutra apresentou as contas referentes ao mês de janeiro de 2023, destacando a economia do conselho com a aquisição da sede própria, uma vez que não terá mais despesa com aluguel de um dos espaços utilizados. Embasada pelo parecer da Comissão de Tomada de Contas e Orçamento com recomendação da aprovação, a prestação de contas do período também foi aprovada de forma unânime, sem qualquer contestação.

Para encerrar as atividades, antes dos comunicados de interesse geral, os conselheiros apreciaram um processo analisado pela Comissão de Educação e Atribuições Profissionais com relato de João Batista dos Reis, referente ao requerimento, por parte de um profissional, para execução de atividades de eletrotécnica com base no artigo 9º da Resolução CFT nº 121/2020, que define as atribuições dos Técnicos em Eletromecânica, considerando os direitos individuais adquiridos anteriores à sua publicação. Em virtude do pedido de vistas por parte do conselheiro Altamar Antunes Alves, o item foi retirado de pauta e voltará a ser abordado oportunamente.

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