Central de Atendimento
(11) 3580-1000

            

Notícias

CRT-SP no FUTURECOM 2023

  • 6 de outubro de 2023

Em espaço compartilhado pelo Sistema CFT/CRT, CRT-SP participa da principal feira de tecnologia, telecomunicações, transformação digital e conectividade da América Latina

Solenidade de abertura e espaço compartilhado entre o CFT e os CRTs, que abrangem 27 estados e representam mais de 720 mil profissionais

Capital do turismo empresarial e dos grandes eventos corporativos do país, a cidade de São Paulo recebeu, de 3 a 5 de outubro de 2023, a 23ª edição do FUTURECOM, maior encontro de tecnologia, telecomunicações, transformação digital e conectividade da América Latina. Diversas autoridades públicas – políticos, secretários de estado e governo, representantes de pastas ministeriais –, além de empresários e dirigentes de associações; entre eles, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, que explanou sobre a oportunidade de comemorar os avanços do setor de telecomunicações, com investimentos governamentais na ordem de 28 bilhões até 2026, que vão desde a implantação do 5G até o investimento de infovias e conectividade em escolas e centros de saúde. À mesa, também, Inácio Arruda, da Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O secretário, inclusive, posou para fotos com o presidente do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP), Gilberto Takao Sakamoto; e os representantes do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT): Solomar Pereira Rockembach, presidente; e Bernardino José Gomes, diretor de fiscalização e normas.

Durante três dias, o estande do Sistema CFT/CRT, espaço compartilhado entre o CFT e os Conselhos Regionais dos Técnicos Industriais (CRTs), que abrangem 27 estados e representam mais de 720 mil profissionais, tornou-se ponto de encontro de autoridades, dirigentes, conselheiros, técnicos, empresários, estudantes e visitantes em geral.

Inácio Arruda, da Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social, em visita ao estande do Sistema CFT/CRT

Com o tema central “Connecting the Interactions – a Era da Interação de Dados, Pessoas e Negócios Conectados”, o 23º FUTURECOM reuniu cerca de 250 empresas expositoras e 30 mil visitantes, mesmo com a greve dos metroviários e ferroviários, que dificultou a locomoção por transporte público na maior metrópole brasileira.

Profissionais de diversificadas modalidades técnicas abrangidas pelo Sistema CFT/CRT, como telecomunicações, eletrônica, informática, eletroeletrônica, eletrotécnica, entre outras, compareceram ao evento para oferecer serviços, estabelecer conexões com empresas e pessoas de diferentes formações e interesses – networking –, ou simplesmente conhecer as novidades do setor tecnológico. “Para você que é empresário, profissional da área ou amante da tecnologia, vale a pena visitar essa feira realizada anualmente, que concentra as maiores empresas nacionais e mundiais do setor”, sugere Danilo dos Santos Santana, Técnico em Telecomunicações e conselheiro do CRT-SP.

Técnico em Telecomunicações, Danilo dos Santos Santana: “Vale a pena visitar essa feira realizada anualmente, que concentra as maiores empresas nacionais e mundiais do setor”

Um nicho importante do mercado de telecomunicações são os pequenos provedores de internet para empresas com carteira de até 5 mil clientes. De acordo com Rubens de Campos, os Técnicos em Telecomunicações registrados no Sistema CFT/CRT podem se responsabilizar tecnicamente por até dez provedores de internet. “Pela Resolução CFT nº 083/2019 e com referência à Resolução ANATEL nº 720/2020, que aprova o regulamento geral de outorgas, eles realizam estudo, elaboração, execução de projetos e pesquisas tecnológicas voltadas para sua especialidade; utilizam produtos e equipamentos específicos para telecomunicações homologados pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL); gerenciam sistemas, como redes de comunicação multimídia, que constituem serviço de voz e dados oferecidos pelas operadoras e provedores de internet; entre outras atribuições”, explica o gerente de departamento técnico do CRT-SP, que disponibilizou parte de sua equipe de fiscais e de atendimento para orientar os profissionais, com o apoio, no decorrer do evento, da gerente de novos projetos e inovação, Fabiana Herculano Moraes; do gerente administrativo, Paulo Eduardo Reif Junior; do gerente de tecnologia, Silvio Lopes Alves; do gerente de exercício profissional, Roberto Munuera Reyes; e do assistente da diretoria executiva, Plinio Cimino.

Em sentido contrário: Rubens de Campos, Fabiana Herculano Moraes e Paulo Eduardo Reif Junior; ao lado, atendimento a profissionais técnicos e visitantes

No primeiro dia do FUTURECOM 2023, destaque também para a presença do presidente da Federação Nacional dos Técnicos Industriais (FENTEC), Wilson Wanderlei Vieira; do presidente do Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 3ª Região (CRT-03), Jessé Barbosa Lira; e do presidente do Conselho Regional dos Técnicos Industriais da Bahia (CRT-BA), Sandro Augusto Vieira da Silva. “Tive a oportunidade de participar da maior feira de tecnologia da América Latina, onde vivenciei, por meio dos expositores, o que há de mais atual no mercado mundial de tecnologia e telecomunicações, com amplas oportunidades de negócios. Acredito que o foco no setor de tecnologia é essencial para o desenvolvimento de todos os países, inclusive para os profissionais técnicos”, destaca Wilson Wanderlei Vieira.

Gilberto Takao Sakamoto com Wilson Wanderlei Vieira, e com os presidentes do CRT-03 e do CRT-BA

Segundo e terceiro dias – As atividades do FUTURECOM 2023 continuaram intensas e um dos destaques do segundo dia foi a visita de alunas de escolas públicas, trazidas pela MCIO Brasil, associação sem fins lucrativos formada por executivas atuantes no segmento de tecnologia da informação, com o objetivo de apoiar a entrada, recolocação, evolução e a ascensão de mulheres no mercado de tecnologia, não somente no Brasil, mas também pelo mundo, uma vez que a origem da entidade está atrelada a reuniões em São Paulo e Nova York, ocorridas em 2003, para analisar as respostas de uma pesquisa global que visava, à época, detectar as diferenças nas respostas entre mulheres e homens em cargos executivos.

Com o propósito de aumentar a representatividade feminina no mercado de tecnologia, integrantes da MCIO Brasil levaram as alunas para conhecer o Sistema CFT/CRT e as oportunidades de emprego geradas a partir do ensino e da formação técnica. Elas conversaram longamente e esclareceram dúvidas com os representantes do CRT-SP: o diretor administrativo, Welington Guilherme Rezende; o gerente de departamento técnico, Rubens de Campos; a gerente de novos projetos e inovação, Fabiana Herculano Moraes, sempre envolvida, no âmbito do conselho, em eventos que geram visibilidade às mulheres que atuam no setor técnico.

Alunas de escolas públicas apresentadas ao Sistema CFT/CRT pela MCIO Brasil, associação de apoio à inserção de mulheres na área tecnológica

Da alta governança, Rubens dos Santos, diretor de fiscalização e normas, representou o CRT-SP no último dia do FUTURECOM 2023, acompanhado do gerente de exercício profissional, Roberto Munuera Reyes; e do assistente de fiscalização, Luiz Henrique Dantas, que esteve presente em todos os dias de evento. “Participar dessa importante feira é uma abertura para que o CRT-SP se aproxime mais dos profissionais, e uma grande oportunidade para eles se conscientizem de que o registro é fundamental para o exercício da atividade técnica; e, com nossos atendentes e fiscais, procuramos sempre orientar, em benefício deles próprios e pensando na segurança da sociedade”, frisa Rubens dos Santos, destacando a presença da delegação do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado do Rio de Janeiro (CRT-SP) e a integração com as demais autarquias presentes.

Da esquerda para a direita: Luiz Henrique Dantas, Bernardino José Gomes, Rubens dos Santos e Roberto Munuera Reyes

O FUTURECOM 2023 – e não “a”, como alguns meios de comunicação se referem – contou com uma infinidade de atrações e ações paralelas, como palestras, painéis, workshops, exposições e demonstrações tecnológicas com temas relacionados ao 5G, Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial, cibersegurança, cloud computing – computação em nuvem, em tradução literal –, entre outros. Cerca de 800 palestrantes produziram 200 horas de conteúdo para fomentar debates sobre os impactos da tecnologia, inovação e as principais tendências nacionais e internacionais nas relações entre empresas de tecnologia e telecomunicações com a sociedade em geral.

A participação do CFT e dos CRTs, com seus respectivos representantes e materiais de divulgação, reforça a importância e o valor que o Sistema CFT/CRT agrega aos que atuam na área de tecnologia e correlatas, como também aos que se tornarão profissionais técnicos no futuro.

Sistema CFT/CRT: valorizando o profissional técnico para que a sociedade se sinta mais segura

Mais fotos da FUTURECOM 2023 estão disponíveis na galeria de imagens do site www.crtsp.gov.br; ou, clicando aqui.  

Texto: JD Morbidelli

Últimas notícias

É oficial! CRT-SP adquire imóvel utilizado como sede desde janeiro de 2020

Formalidade de assinatura da escritura acontece no dia 23 de abril de 2025, em mais um momento marcante da curta história do conselho (mais…)
Ler mais...

2º Seminário de Agrimensura do CRT-SP: alinhamento de palestras

Corregedor-geral da Justiça do Estado de São Paulo ministrará palestra sobre “Georreferenciamento Rural e Urbano” (mais…)
Ler mais...

CRT-SP no 2º Encontro de Mulheres Técnicas Industriais

Evento tem como objetivo incentivar e ampliar o debate sobre o protagonismo e a representatividade da mulher no setor técnico (mais…)
Ler mais...

CRT-SP no FUTURECOM 2023

  • 6 de outubro de 2023

Em espaço compartilhado pelo Sistema CFT/CRT, CRT-SP participa da principal feira de tecnologia, telecomunicações, transformação digital e conectividade da América Latina

Solenidade de abertura e espaço compartilhado entre o CFT e os CRTs, que abrangem 27 estados e representam mais de 720 mil profissionais

Capital do turismo empresarial e dos grandes eventos corporativos do país, a cidade de São Paulo recebeu, de 3 a 5 de outubro de 2023, a 23ª edição do FUTURECOM, maior encontro de tecnologia, telecomunicações, transformação digital e conectividade da América Latina. Diversas autoridades públicas – políticos, secretários de estado e governo, representantes de pastas ministeriais –, além de empresários e dirigentes de associações; entre eles, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, que explanou sobre a oportunidade de comemorar os avanços do setor de telecomunicações, com investimentos governamentais na ordem de 28 bilhões até 2026, que vão desde a implantação do 5G até o investimento de infovias e conectividade em escolas e centros de saúde. À mesa, também, Inácio Arruda, da Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O secretário, inclusive, posou para fotos com o presidente do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP), Gilberto Takao Sakamoto; e os representantes do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT): Solomar Pereira Rockembach, presidente; e Bernardino José Gomes, diretor de fiscalização e normas.

Durante três dias, o estande do Sistema CFT/CRT, espaço compartilhado entre o CFT e os Conselhos Regionais dos Técnicos Industriais (CRTs), que abrangem 27 estados e representam mais de 720 mil profissionais, tornou-se ponto de encontro de autoridades, dirigentes, conselheiros, técnicos, empresários, estudantes e visitantes em geral.

Inácio Arruda, da Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social, em visita ao estande do Sistema CFT/CRT

Com o tema central “Connecting the Interactions – a Era da Interação de Dados, Pessoas e Negócios Conectados”, o 23º FUTURECOM reuniu cerca de 250 empresas expositoras e 30 mil visitantes, mesmo com a greve dos metroviários e ferroviários, que dificultou a locomoção por transporte público na maior metrópole brasileira.

Profissionais de diversificadas modalidades técnicas abrangidas pelo Sistema CFT/CRT, como telecomunicações, eletrônica, informática, eletroeletrônica, eletrotécnica, entre outras, compareceram ao evento para oferecer serviços, estabelecer conexões com empresas e pessoas de diferentes formações e interesses – networking –, ou simplesmente conhecer as novidades do setor tecnológico. “Para você que é empresário, profissional da área ou amante da tecnologia, vale a pena visitar essa feira realizada anualmente, que concentra as maiores empresas nacionais e mundiais do setor”, sugere Danilo dos Santos Santana, Técnico em Telecomunicações e conselheiro do CRT-SP.

Técnico em Telecomunicações, Danilo dos Santos Santana: “Vale a pena visitar essa feira realizada anualmente, que concentra as maiores empresas nacionais e mundiais do setor”

Um nicho importante do mercado de telecomunicações são os pequenos provedores de internet para empresas com carteira de até 5 mil clientes. De acordo com Rubens de Campos, os Técnicos em Telecomunicações registrados no Sistema CFT/CRT podem se responsabilizar tecnicamente por até dez provedores de internet. “Pela Resolução CFT nº 083/2019 e com referência à Resolução ANATEL nº 720/2020, que aprova o regulamento geral de outorgas, eles realizam estudo, elaboração, execução de projetos e pesquisas tecnológicas voltadas para sua especialidade; utilizam produtos e equipamentos específicos para telecomunicações homologados pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL); gerenciam sistemas, como redes de comunicação multimídia, que constituem serviço de voz e dados oferecidos pelas operadoras e provedores de internet; entre outras atribuições”, explica o gerente de departamento técnico do CRT-SP, que disponibilizou parte de sua equipe de fiscais e de atendimento para orientar os profissionais, com o apoio, no decorrer do evento, da gerente de novos projetos e inovação, Fabiana Herculano Moraes; do gerente administrativo, Paulo Eduardo Reif Junior; do gerente de tecnologia, Silvio Lopes Alves; do gerente de exercício profissional, Roberto Munuera Reyes; e do assistente da diretoria executiva, Plinio Cimino.

Em sentido contrário: Rubens de Campos, Fabiana Herculano Moraes e Paulo Eduardo Reif Junior; ao lado, atendimento a profissionais técnicos e visitantes

No primeiro dia do FUTURECOM 2023, destaque também para a presença do presidente da Federação Nacional dos Técnicos Industriais (FENTEC), Wilson Wanderlei Vieira; do presidente do Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 3ª Região (CRT-03), Jessé Barbosa Lira; e do presidente do Conselho Regional dos Técnicos Industriais da Bahia (CRT-BA), Sandro Augusto Vieira da Silva. “Tive a oportunidade de participar da maior feira de tecnologia da América Latina, onde vivenciei, por meio dos expositores, o que há de mais atual no mercado mundial de tecnologia e telecomunicações, com amplas oportunidades de negócios. Acredito que o foco no setor de tecnologia é essencial para o desenvolvimento de todos os países, inclusive para os profissionais técnicos”, destaca Wilson Wanderlei Vieira.

Gilberto Takao Sakamoto com Wilson Wanderlei Vieira, e com os presidentes do CRT-03 e do CRT-BA

Segundo e terceiro dias – As atividades do FUTURECOM 2023 continuaram intensas e um dos destaques do segundo dia foi a visita de alunas de escolas públicas, trazidas pela MCIO Brasil, associação sem fins lucrativos formada por executivas atuantes no segmento de tecnologia da informação, com o objetivo de apoiar a entrada, recolocação, evolução e a ascensão de mulheres no mercado de tecnologia, não somente no Brasil, mas também pelo mundo, uma vez que a origem da entidade está atrelada a reuniões em São Paulo e Nova York, ocorridas em 2003, para analisar as respostas de uma pesquisa global que visava, à época, detectar as diferenças nas respostas entre mulheres e homens em cargos executivos.

Com o propósito de aumentar a representatividade feminina no mercado de tecnologia, integrantes da MCIO Brasil levaram as alunas para conhecer o Sistema CFT/CRT e as oportunidades de emprego geradas a partir do ensino e da formação técnica. Elas conversaram longamente e esclareceram dúvidas com os representantes do CRT-SP: o diretor administrativo, Welington Guilherme Rezende; o gerente de departamento técnico, Rubens de Campos; a gerente de novos projetos e inovação, Fabiana Herculano Moraes, sempre envolvida, no âmbito do conselho, em eventos que geram visibilidade às mulheres que atuam no setor técnico.

Alunas de escolas públicas apresentadas ao Sistema CFT/CRT pela MCIO Brasil, associação de apoio à inserção de mulheres na área tecnológica

Da alta governança, Rubens dos Santos, diretor de fiscalização e normas, representou o CRT-SP no último dia do FUTURECOM 2023, acompanhado do gerente de exercício profissional, Roberto Munuera Reyes; e do assistente de fiscalização, Luiz Henrique Dantas, que esteve presente em todos os dias de evento. “Participar dessa importante feira é uma abertura para que o CRT-SP se aproxime mais dos profissionais, e uma grande oportunidade para eles se conscientizem de que o registro é fundamental para o exercício da atividade técnica; e, com nossos atendentes e fiscais, procuramos sempre orientar, em benefício deles próprios e pensando na segurança da sociedade”, frisa Rubens dos Santos, destacando a presença da delegação do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado do Rio de Janeiro (CRT-SP) e a integração com as demais autarquias presentes.

Da esquerda para a direita: Luiz Henrique Dantas, Bernardino José Gomes, Rubens dos Santos e Roberto Munuera Reyes

O FUTURECOM 2023 – e não “a”, como alguns meios de comunicação se referem – contou com uma infinidade de atrações e ações paralelas, como palestras, painéis, workshops, exposições e demonstrações tecnológicas com temas relacionados ao 5G, Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial, cibersegurança, cloud computing – computação em nuvem, em tradução literal –, entre outros. Cerca de 800 palestrantes produziram 200 horas de conteúdo para fomentar debates sobre os impactos da tecnologia, inovação e as principais tendências nacionais e internacionais nas relações entre empresas de tecnologia e telecomunicações com a sociedade em geral.

A participação do CFT e dos CRTs, com seus respectivos representantes e materiais de divulgação, reforça a importância e o valor que o Sistema CFT/CRT agrega aos que atuam na área de tecnologia e correlatas, como também aos que se tornarão profissionais técnicos no futuro.

Sistema CFT/CRT: valorizando o profissional técnico para que a sociedade se sinta mais segura

Mais fotos da FUTURECOM 2023 estão disponíveis na galeria de imagens do site www.crtsp.gov.br; ou, clicando aqui.  

Texto: JD Morbidelli

Últimas notícias

É oficial! CRT-SP adquire imóvel utilizado como sede desde janeiro de 2020

Formalidade de assinatura da escritura acontece no dia 23 de abril de 2025, em mais um momento marcante da curta história do conselho (mais…)
Ler mais...

2º Seminário de Agrimensura do CRT-SP: alinhamento de palestras

Corregedor-geral da Justiça do Estado de São Paulo ministrará palestra sobre “Georreferenciamento Rural e Urbano” (mais…)
Ler mais...

CRT-SP no 2º Encontro de Mulheres Técnicas Industriais

Evento tem como objetivo incentivar e ampliar o debate sobre o protagonismo e a representatividade da mulher no setor técnico (mais…)
Ler mais...