Central de Atendimento
(11) 3580-1000

            

Notícias

24ª FEBRACE: CRT-SP apoiando os talentos que transformam o amanhã

  • 23 de março de 2026

Participação do conselho numa das mais relevantes feiras de ciências e engenharia do país; incentivo à formação e a desenvolvimento de projetos técnicos é uma das prioridades

Diretor de Fiscalização e Normas do CRT-SP discursa na abertura da FEBRACE

No discurso de abertura da 24ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), realizada entre 17 e 20 de março de 2026 no Centro de Inovação da Universidade de São Paulo (InovaUSP), o diretor de fiscalização e normas do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP), Rubens dos Santos, destacou a relevância da feira para o crescimento profissional de milhares de estudantes brasileiros. “É uma grande alegria para o CRT-SP ser novamente patrocinador da FEBRACE. Acreditamos no poder da educação para novas possibilidades para o futuro”, disse, aproveitando o momento para parabenizar os finalistas pela dedicação e pela qualidade dos projetos apresentados e reforçando o compromisso do conselho para com o ensino técnico “Nossa intenção é incentivar que alunos de cursos técnicos estejam cada vez mais presentes nessas feiras”, arremata.

Centenas de estudantes nas escadarias do InovaUSP para a solenidade de abertura da FEBRACE

Reconhecida pela ampla diversificação em áreas que abrangem desde ciências agrárias e biológicas até as engenharias e sociais aplicadas, em 2026 a FEBRACE atingiu uma maturidade digital sem precedentes. A tradicional busca por soluções inovadoras agora é potencializada pela integração de ferramentas computacionais avançadas, permitindo que os estudantes utilizem inteligência artificial, visão computacional e redes neurais para elevar o rigor técnico de suas pesquisas.

Esse novo patamar tecnológico capacita os jovens pesquisadores a transformar conceitos complexos em respostas concretas e aplicáveis aos dilemas da sociedade contemporânea. Com um expressivo volume de aproximadamente 3 mil projetos inscritos e 297 finalistas, a feira consolida-se como palco de talentos emergentes que se familiarizaram com biossensores, realidade virtual e blockchain para enfrentar os desafios mais urgentes do mundo atual.

Conselheiros e colaboradores do CRT-SP atuam diretamente na análise dos projetos técnicos

 

CRT-SP “garimpando” projetos técnicos – Incentivar a formação e o desenvolvimento de projetos técnicos está entre as prioridades do CRT-SP, que novamente formou um grupo de curadores, composto pela gerente de projetos especiais e cultura organizacional, Fabiana Herculano Moraes; pelo assessor da presidência, Ademir Alves do Amaral; e por cinco conselheiros integrantes da Comissão de Educação e Atribuições Profissionais: a coordenadora, Isabel Cristina Ferreira Duo, Técnica em Edificações; Agostinho Ferreira Gomes, Técnico em Eletromecânica; Claudemir Roque da Costa, Técnico em Mecânica/Manutenção Automotiva; José Barbosa, Técnico em Mineração; e José Antônio Campos, Técnico em Edificações.

Atentamente, eles analisaram e selecionaram os projetos técnicos que mais se destacaram, mediante critérios previamente estabelecidos pela curadoria, e considerando também a proposta dos alunos quanto à apresentação e à aplicação prática. “Os projetos mais interessantes são os que beneficiam a população, causando um impacto positivo no meio em que vivemos”, opina Claudemir Roque da Costa. “Vi jovens mostrando como desenvolver tecnologias para evitar o desperdício de água com uso da internet e até monitoramento de encostas para evitar deslizamentos”, acrescenta.

Visão semelhante tem o conselheiro Agostinho Ferreira Gomes, que ficou surpreso com a qualidade das apresentações desse ano. “Observei projetos de agronomia, ortopedia com auxílio da inteligência artificial, enfim. São alunos bem orientados que têm uma grande oportunidade; a tendência é que esses novos profissionais cresçam com uma nova visão de futuro”, aponta.

Estande no CRT-SP se transforma em ponto de encontro para a troca de conhecimentos, orientação aos estudantes e tendências do mercado de trabalho para a carreira técnica

O estande do conselho registrou uma movimentação intensa durante a 24ª FEBRACE, marcada pela atuação dedicada dos colaboradores que interagiram com estudantes e expositores. O foco do atendimento é oferecer orientações valiosas sobre atribuições técnicas, tendências do mercado de trabalho e o fomento à inovação e ao empreendedorismo; paralelamente, um jogo de perguntas e respostas dinâmico entretinha jovens e adultos.

Para o conselheiro José Antonio Campos, a participação do CRT é de suma importância. “Aqui encontramos futuros profissionais técnicos com projetos importantes para todas as áreas. É um alento para a sociedade e a diversificação do mercado de trabalho”, salienta, enfatizando a desenvoltura dos expositores. “Isso demonstra como os jovens estão no caminho certo para a vida profissional”, conclui.

Marcos Henrique Ribeiro de Oliveira e Bruno Antônio Aguiar Martins ministram palestra com o tema “As Oportunidades do Ensino Técnico”  

Setor técnico abre portas – Na palestra “As Oportunidades do Ensino Técnico”, o gerente de fiscalização, Marcos Henrique Ribeiro de Oliveira, e o supervisor de registro de pessoa física e instituições de ensino, Bruno Antônio Aguiar Martins conversaram com estudantes e recém-formados sobre a relevância da profissão técnica e o papel do CRT-SP como conselho de classe.

Num auditório lotado, a dupla destacou também as oportunidades de serviços técnicos advindas das diversas modalidades abrangidas pelo Sistema CFT/CRTs, com esclarecimento de inúmeras dúvidas e o compartilhamento de preciosas dicas de como ingressar e se consolidar num setor que, indubitavelmente, abre portas para a ascensão profissional. “Tive a honra de palestrar para tantos talentos nacionais e poder compartilhar insights sobre as oportunidades oferecidas pelo ensino técnico, especialmente para esses pequenos gênios natos, criativos e espontâneos”, elogia Marcos Henrique Ribeiro de Oliveira. “Eles têm um potencial imenso para contribuir na construção de um Brasil mais inovador e próspero”, emenda.

Por sua vez, Bruno Antônio Aguiar Martins reforça a presença física do conselho em feiras e eventos de inovação estudantil. “É extremamente relevante do ponto de vista institucional, uma vez que somos um conselho que preza por uma formação profissional de qualidade e inovadora”, frisa, sentindo-se gratificado pessoalmente, pois ele também já participou de eventos dessa natureza como aluno, numa época em que não havia conselho para orientá-lo.

Presidente em exercício, José Avelino Rosa, entrega certificados aos autores dos três projetos técnicos selecionados pelo CRT-SP

Menção honrosa – No momento mais aguardado da feira, o presidente em exercício do CRT-SP, José Avelino Rosa – que tem no currículo as formações técnicas em edificações e mecânica, além de muita experiência – prestou homenagens aos autores dos melhores projetos técnicos, com entrega do Troféu Futuros Técnicos e de certificados de menção honrosa, além do reconhecimento também de seus respectivos orientadores.  Acompanhe: 

 

Previdengue: plataforma que utiliza inteligência artificial para monitorar e prever surtos de dengue, combinando detecção de focos e previsão epidemiológica.

Instituição: Colégio Técnico da Universidade Estadual de Campinas (COTUCA/UNICAMP)

Alunos: Ion Mateus Nunes Oprea, Daniel Dorigan de Carvalho Campos e Arthur Gama Jorge

Orientadores: Andréia Cristina de Souza e Guilherme de Oliveira Macedo

 

Visionedge Robotics: solução avançada de automação industrial, que integra inteligência artificial multimodal, visão computacional clássica e comunicação industrial padronizada para monitorar controladores lógicos programáveis.

Instituição: Escola e Faculdade de Tecnologia SENAI Roberto Mange (Campinas)

Aluno: Gustavo Henrique da Silva

Orientadores: Adriano Fábio Gonçalves e Daniel Rinaldi Mendonça

 

Irrigador Inteligente Sustentável: irrigador inteligente sustentável como solução tecnológica focada na eficiência hídrica e na automação, projetada para otimizar o uso da água na agricultura ou jardinagem.

Instituição: ETEC Trajano Camargo (Limeira)

Alunos: Ryan Pilon dos Santos e Allan Kardec Vieira Carvalho

Orientadores: Carlos Alberto Serpeloni Barros e Gislaine Aparecida Barana Delbianco

As fotos da 24ª FEBRACE estão disponíveis no site do CRT-SP para download. Para facilitar o acesso, clique aqui.

Texto: Gerência de Comunicação e Transparência

 

Últimas notícias

Capacita CRT: “Gestão de Risco: A Evolução da Proteção Contra Raios e a Norma NBR 16785 / IEC 62793 no Brasil”

Curso gratuito ministrado por dois palestrantes: o especialista internacional espanhol, Ramón Silva Masdeu; e o engenheiro Kleber Veloso, representante-membro da empresa Grupo Elétrica (mais…)
Ler mais...

84ª Sessão Plenária Ordinária do CRT-SP

Em destaque: a apreciação e deliberação das contas de março, e apresentação do Relatório de Gestão Integrado do Primeiro Trimestre de 2026 (mais…)
Ler mais...

Reunião presencial do Grupo de Trabalho Nacional da LGPD

Com representante do CRT-SP, grupo se reúne em Brasília para prosseguir nas tratativas da proteção dos dados pessoais dos técnicos e demais usuários do Sistema…
Ler mais...

24ª FEBRACE: CRT-SP apoiando os talentos que transformam o amanhã

  • 23 de março de 2026

Participação do conselho numa das mais relevantes feiras de ciências e engenharia do país; incentivo à formação e a desenvolvimento de projetos técnicos é uma das prioridades

Diretor de Fiscalização e Normas do CRT-SP discursa na abertura da FEBRACE

No discurso de abertura da 24ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), realizada entre 17 e 20 de março de 2026 no Centro de Inovação da Universidade de São Paulo (InovaUSP), o diretor de fiscalização e normas do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP), Rubens dos Santos, destacou a relevância da feira para o crescimento profissional de milhares de estudantes brasileiros. “É uma grande alegria para o CRT-SP ser novamente patrocinador da FEBRACE. Acreditamos no poder da educação para novas possibilidades para o futuro”, disse, aproveitando o momento para parabenizar os finalistas pela dedicação e pela qualidade dos projetos apresentados e reforçando o compromisso do conselho para com o ensino técnico “Nossa intenção é incentivar que alunos de cursos técnicos estejam cada vez mais presentes nessas feiras”, arremata.

Centenas de estudantes nas escadarias do InovaUSP para a solenidade de abertura da FEBRACE

Reconhecida pela ampla diversificação em áreas que abrangem desde ciências agrárias e biológicas até as engenharias e sociais aplicadas, em 2026 a FEBRACE atingiu uma maturidade digital sem precedentes. A tradicional busca por soluções inovadoras agora é potencializada pela integração de ferramentas computacionais avançadas, permitindo que os estudantes utilizem inteligência artificial, visão computacional e redes neurais para elevar o rigor técnico de suas pesquisas.

Esse novo patamar tecnológico capacita os jovens pesquisadores a transformar conceitos complexos em respostas concretas e aplicáveis aos dilemas da sociedade contemporânea. Com um expressivo volume de aproximadamente 3 mil projetos inscritos e 297 finalistas, a feira consolida-se como palco de talentos emergentes que se familiarizaram com biossensores, realidade virtual e blockchain para enfrentar os desafios mais urgentes do mundo atual.

Conselheiros e colaboradores do CRT-SP atuam diretamente na análise dos projetos técnicos

 

CRT-SP “garimpando” projetos técnicos – Incentivar a formação e o desenvolvimento de projetos técnicos está entre as prioridades do CRT-SP, que novamente formou um grupo de curadores, composto pela gerente de projetos especiais e cultura organizacional, Fabiana Herculano Moraes; pelo assessor da presidência, Ademir Alves do Amaral; e por cinco conselheiros integrantes da Comissão de Educação e Atribuições Profissionais: a coordenadora, Isabel Cristina Ferreira Duo, Técnica em Edificações; Agostinho Ferreira Gomes, Técnico em Eletromecânica; Claudemir Roque da Costa, Técnico em Mecânica/Manutenção Automotiva; José Barbosa, Técnico em Mineração; e José Antônio Campos, Técnico em Edificações.

Atentamente, eles analisaram e selecionaram os projetos técnicos que mais se destacaram, mediante critérios previamente estabelecidos pela curadoria, e considerando também a proposta dos alunos quanto à apresentação e à aplicação prática. “Os projetos mais interessantes são os que beneficiam a população, causando um impacto positivo no meio em que vivemos”, opina Claudemir Roque da Costa. “Vi jovens mostrando como desenvolver tecnologias para evitar o desperdício de água com uso da internet e até monitoramento de encostas para evitar deslizamentos”, acrescenta.

Visão semelhante tem o conselheiro Agostinho Ferreira Gomes, que ficou surpreso com a qualidade das apresentações desse ano. “Observei projetos de agronomia, ortopedia com auxílio da inteligência artificial, enfim. São alunos bem orientados que têm uma grande oportunidade; a tendência é que esses novos profissionais cresçam com uma nova visão de futuro”, aponta.

Estande no CRT-SP se transforma em ponto de encontro para a troca de conhecimentos, orientação aos estudantes e tendências do mercado de trabalho para a carreira técnica

O estande do conselho registrou uma movimentação intensa durante a 24ª FEBRACE, marcada pela atuação dedicada dos colaboradores que interagiram com estudantes e expositores. O foco do atendimento é oferecer orientações valiosas sobre atribuições técnicas, tendências do mercado de trabalho e o fomento à inovação e ao empreendedorismo; paralelamente, um jogo de perguntas e respostas dinâmico entretinha jovens e adultos.

Para o conselheiro José Antonio Campos, a participação do CRT é de suma importância. “Aqui encontramos futuros profissionais técnicos com projetos importantes para todas as áreas. É um alento para a sociedade e a diversificação do mercado de trabalho”, salienta, enfatizando a desenvoltura dos expositores. “Isso demonstra como os jovens estão no caminho certo para a vida profissional”, conclui.

Marcos Henrique Ribeiro de Oliveira e Bruno Antônio Aguiar Martins ministram palestra com o tema “As Oportunidades do Ensino Técnico”  

Setor técnico abre portas – Na palestra “As Oportunidades do Ensino Técnico”, o gerente de fiscalização, Marcos Henrique Ribeiro de Oliveira, e o supervisor de registro de pessoa física e instituições de ensino, Bruno Antônio Aguiar Martins conversaram com estudantes e recém-formados sobre a relevância da profissão técnica e o papel do CRT-SP como conselho de classe.

Num auditório lotado, a dupla destacou também as oportunidades de serviços técnicos advindas das diversas modalidades abrangidas pelo Sistema CFT/CRTs, com esclarecimento de inúmeras dúvidas e o compartilhamento de preciosas dicas de como ingressar e se consolidar num setor que, indubitavelmente, abre portas para a ascensão profissional. “Tive a honra de palestrar para tantos talentos nacionais e poder compartilhar insights sobre as oportunidades oferecidas pelo ensino técnico, especialmente para esses pequenos gênios natos, criativos e espontâneos”, elogia Marcos Henrique Ribeiro de Oliveira. “Eles têm um potencial imenso para contribuir na construção de um Brasil mais inovador e próspero”, emenda.

Por sua vez, Bruno Antônio Aguiar Martins reforça a presença física do conselho em feiras e eventos de inovação estudantil. “É extremamente relevante do ponto de vista institucional, uma vez que somos um conselho que preza por uma formação profissional de qualidade e inovadora”, frisa, sentindo-se gratificado pessoalmente, pois ele também já participou de eventos dessa natureza como aluno, numa época em que não havia conselho para orientá-lo.

Presidente em exercício, José Avelino Rosa, entrega certificados aos autores dos três projetos técnicos selecionados pelo CRT-SP

Menção honrosa – No momento mais aguardado da feira, o presidente em exercício do CRT-SP, José Avelino Rosa – que tem no currículo as formações técnicas em edificações e mecânica, além de muita experiência – prestou homenagens aos autores dos melhores projetos técnicos, com entrega do Troféu Futuros Técnicos e de certificados de menção honrosa, além do reconhecimento também de seus respectivos orientadores.  Acompanhe: 

 

Previdengue: plataforma que utiliza inteligência artificial para monitorar e prever surtos de dengue, combinando detecção de focos e previsão epidemiológica.

Instituição: Colégio Técnico da Universidade Estadual de Campinas (COTUCA/UNICAMP)

Alunos: Ion Mateus Nunes Oprea, Daniel Dorigan de Carvalho Campos e Arthur Gama Jorge

Orientadores: Andréia Cristina de Souza e Guilherme de Oliveira Macedo

 

Visionedge Robotics: solução avançada de automação industrial, que integra inteligência artificial multimodal, visão computacional clássica e comunicação industrial padronizada para monitorar controladores lógicos programáveis.

Instituição: Escola e Faculdade de Tecnologia SENAI Roberto Mange (Campinas)

Aluno: Gustavo Henrique da Silva

Orientadores: Adriano Fábio Gonçalves e Daniel Rinaldi Mendonça

 

Irrigador Inteligente Sustentável: irrigador inteligente sustentável como solução tecnológica focada na eficiência hídrica e na automação, projetada para otimizar o uso da água na agricultura ou jardinagem.

Instituição: ETEC Trajano Camargo (Limeira)

Alunos: Ryan Pilon dos Santos e Allan Kardec Vieira Carvalho

Orientadores: Carlos Alberto Serpeloni Barros e Gislaine Aparecida Barana Delbianco

As fotos da 24ª FEBRACE estão disponíveis no site do CRT-SP para download. Para facilitar o acesso, clique aqui.

Texto: Gerência de Comunicação e Transparência

 

Últimas notícias

Capacita CRT: “Gestão de Risco: A Evolução da Proteção Contra Raios e a Norma NBR 16785 / IEC 62793 no Brasil”

Curso gratuito ministrado por dois palestrantes: o especialista internacional espanhol, Ramón Silva Masdeu; e o engenheiro Kleber Veloso, representante-membro da empresa Grupo Elétrica (mais…)
Ler mais...

84ª Sessão Plenária Ordinária do CRT-SP

Em destaque: a apreciação e deliberação das contas de março, e apresentação do Relatório de Gestão Integrado do Primeiro Trimestre de 2026 (mais…)
Ler mais...

Reunião presencial do Grupo de Trabalho Nacional da LGPD

Com representante do CRT-SP, grupo se reúne em Brasília para prosseguir nas tratativas da proteção dos dados pessoais dos técnicos e demais usuários do Sistema…
Ler mais...