Central de Atendimento
(11) 3580-1000

            

Notícias

6ª Semana Nacional dos Técnicos Industriais

  • 26 de setembro de 2025

Com o tema central “Inovação e Transformação”, CFT promove evento comemorativo ao Dia Nacional do Técnico Industrial, concomitantemente à WorldSkills Brasil 2025, maior competição de educação profissional do país

Abertura da 6ª Semana Nacional dos Técnicos Industriais: representantes do CRT-SP e dos demais conselhos regionais prestigiam o evento, em Brasília  

Com a participação de profissionais técnicos, conselheiros, empresários e dirigentes classistas de todo o país, no período de 23 a 26 de setembro de 2025 o Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) realizou, no Centro de Convenções da Legião da Boa Vontade (LBV), em Brasília, a 6ª Semana Nacional dos Técnicos Industriais: “Inovação e Transformação”, com o apoio dos 11 Conselhos Regionais dos Técnicos Industriais (CRTs) que integram o Sistema CFT/CRTs.

Pelo Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP) prestigiaram o evento o presidente, Gilberto Takao Sakamoto; os diretores Welington Guilherme Rezende (administrativo) e Rubens dos Santos (financeiro); além de conselheiros e um grupo de funcionários no apoio institucional e logístico.

A 6ª Semana Nacional dos Técnicos Industriais faz parte das celebrações do Dia Nacional do Técnico Industrial, instituído pela Lei nº 11.940/2009 em 23 de setembro, alusivo ao centenário da criação das primeiras escolas de aprendizes artífices – marco inicial do ensino técnico no país.

Entre as autoridades que compuseram a mesa solene para as considerações iniciais, destaque para o presidente o CFT, Ricardo Nerbas; os deputados federais, Giovani Cherini e Paulo Fernando dos Santos – mais conhecido como Paulão; o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia; o diretor geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-DF), Gustavo Leal Sales Filho; o presidente da Federação Nacional dos Técnicos Industriais (FENTEC), Wilson Wanderlei Vieira; entre outros.

Conselheira do Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 2ª Região (CRT-02) e coordenadora do Fórum Nacional de Valorização da Atuação de Profissionais com Identidade de Gênero Feminino, Tainã Cristina de Oliveira Teixeira deu voz às mulheres que, a cada dia, conquistam mais espaço e empoderamento no Sistema CFT/CRTs.

Walter Longo e a palestra “Inteligência Artificial e Novas Tecnologias: Como Surfar neste Tsunami”

Palestra de abertura – Após os pronunciamentos e homenagens iniciais, deu-se início ao ciclo de palestras com o publicitário e administrador de empresas, Walter Longo, dissertando sobre “Inteligência Artificial e Novas Tecnologias: Como Surfar neste Tsunami”. O palestrante propõe uma visão radical em relação à inteligência artificial, que não veio para substituir, mas para expandir a inteligência humana. “Receber a IA não é aceitar passivamente tudo o que ela nos impõe. É participar ativamente da conversa; é educar nossos filhos para um mundo onde a IA será sua colega de trabalho; é formar líderes capazes de usá-la como alavanca e não como muleta; é desenvolver uma ética da convivência, e não da substituição”, elenca.

Ao metaforizar o termo “surfar nesse tsunami”, ele sugere que as pessoas se insiram como protagonistas no processo de transformação da comunicação. “O futuro não é um lugar para onde vamos, mas um lugar que estamos ajudando a construir”, emenda.

Considerado uma das grandes referências nacionais em transformação digital, marketing e gestão empresarial, Walter Longo é autor de diversos livros, como Protagonismo nos Negócios; A Virtude em Exposição; Cartógrafos do Invisível; Surfando no Tsunami, objeto da palestra, na qual ele mostra como a inteligência artificial pode libertar do fardo da repetição, da exaustão e da mediocridade. São 16 capítulos reveladores dos principais impactos da IA no trabalho, na educação, na criatividade, na liderança e nas relações humanas.

 

Técnicos Industriais em foco na Câmara Legislativa do Distrito Federal

CRT-SP acompanha sessão solene em homenagem ao Dia Nacional do Técnico Industrial

Por iniciativa do Conselho Regional dos Técnicos Industriai da 1ª Região (CRT-01) e do deputado distrital, Jorge Vianna, no decorrer da 6ª Semana Nacional dos Técnicos Industriais, mais precisamente no dia 23 de setembro de 2025, a Câmara Legislativa do Distrito Federal foi palco de uma sessão solene em homenagem ao Dia Nacional do Técnico Industrial. “Uma profissão que se tornou protagonista. Com uma carga pesada nas costas, esses profissionais muitas vezes deixam de lutar pelas suas próprias causas, exemplo das lutas trabalhistas que estão travadas no Congresso Nacional”, frisou o parlamentar, colocando-se à disposição para defender e lutar pelos direitos da classe. “Precisamos garantir um piso salarial nacional, uma remuneração justa pelos planos de saúde e a garantia do exercício profissional sem intervenções ou usurpação por outras profissões”, emenda. Em seu discurso, o presidente do CRT-01, Marcelo Martins Guimarães e Silva, ressaltou que a defesa da autonomia profissional é prioridade, reforçando o considerável aumento de Termos de Responsabilidade Técnica (TRTs) emitidos desde 2019, o que consolida a confiança da sociedade em relação aos serviços executados por profissionais técnicos devidamente habilitados.

 

Danilo Telechi, Lis Soboll e Gustavo Henrique Moraes: diversificados temas em destaque no segundo dia do evento

 

Segundo dia – No segundo dia da 6ª Semana Nacional dos Técnicos Industriais, Danilo Telechi, docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSUL), engenheiro civil e mestre em educação e tecnologia, palestrou sobre “Metodologia BIM e o Impacto na Carreira Técnica em Edificações”. Esse tipo de metodologia – originalmente, chamada Building Information Modelling, traduzindo Modelagem da Informação da Construção – permite que todas as partes envolvidas no processo – naturalmente, os profissionais técnicos – trabalhem de forma integrada, compartilhando dados e informações em um modelo centralizado durante todo o ciclo de vida do ativo construído.

Com a palestra “Valorização da Inteligência Coletiva e Prevenção do Assédio”, a pesquisadora e escritora, Lis Soboll, orienta sobre a construção de ambientes mais sadios e respeitosos. Autora de vários livros, ela tem atuado assiduamente em questões e ações de combate ao assédio moral e sexual, bem como para mitigar riscos psicossociais no trabalho. Adotada em 2019, a Convenção nº 190 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) é bastante enfática quanto à prevenção do assédio e representa um importante marco no reconhecimento da violência e do assédio no ambiente de trabalho como violações fundamentais dos direitos humanos.

Para fechar o ciclo de palestras do dia, Gustavo Henrique Moraes, engenheiro, pesquisador e doutor em educação, dissertou sobre “A (des)Valorização da Técnica no País dos Bacharéis”. Seus elementos sinalizam o princípio de um novo cenário educacional, com maior interesse dos jovens por curros técnicos – em constante expansão – em comparação aos cursos de graduação. Diga-se de passagem, entre outras formações, ele considera como seu maior título a formação de Técnico em Eletrônica.

Fernando Caixeta e Nelson Freitas: tecnologia sustentável e humor para melhorar o convívio e aumentar a produtividade

 

Encerramento – O encerramento da 6ª Semana Nacional dos Técnicos Industriais começou com a palestra “Inovação e Tecnologia Sustentável”, proferida pelo professor, mentor e empreendedor, Fernando Caixeta, integrante da Aliança Brasileira de Pesquisa em Finanças e Investimentos Sustentáveis (BRASFI), comunidade multidisciplinar que reúne acadêmicos e profissionais para promover práticas sustentáveis no setor financeiro.

Com uma abordagem leve e divertida, o ator e humorista Nelson Freitas explora o poder transformador do riso para prover bem-estar, espírito colaborativo e aumentar a produtividade, sobretudo em ambientes corporativos e na vida quotidiana. O tema de sua palestra é
“O Riso é um Negócio Sério”, na qual ele combina inspiração e bom humor com o intuito de motivar, engajar equipes e criar conexões genuínas e impactantes.

Para o palestrante, a motivação pode ser propositalmente aumentada com algumas medidas práticas: definição de metas realistas no trabalho, proximidade com pessoas que inspiram e motivam, dedicação de tempo para si próprio, reservar horas para descanso, e injeção de ânimo com palestras motivacionais. “Se você anseia pela sexta feira, talvez precise mudar o que faz de segunda a quinta”, receita.

WorldSkills Brasil 2025: capital federal sedia última etapa nacional; projetos vencedores irão para a etapa mundial, na China

 

WorldSkills Brasil 2025 – Finalizadas as atividades da 6ª Semana Nacional dos Técnicos Industriais, as atenções se voltaram exclusivamente à WorldSkills Brasil 2025, organizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. É a última etapa brasileira, com quase 400 competidores distribuídos em dezenas de modalidades profissionais; os estudantes dos projetos premiados integrarão a delegação que representará o Brasil na etapa mundial, que acontecerá em Xangai (China) no próximo ano.

O Brasil está entre os três primeiros colocados no ranking mundial há quatro edições consecutiva, tanto que em 20 participações, o país já conquistou 130 medalhas, consolidando-se como uma referência global em educação profissional de qualidade.

Lançamento oficial da Revista do Sistema CFT/CRTs

 Momentos do lançamento da revista: comunicadores com o presidente do CFT e de seus respectivos conselhos regionais

Em 24 de setembro de 2025, dia de abertura da WorldSkills Brasil 2025, maior competição de educação profissional do país realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o Grupo de Trabalho de Comunicação Nacional fez o lançamento da Revista do Sistema CFT/CRTs [Edição 01 – Setembro/2025], publicação que tem como objetivo inserir o profissional técnico como protagonista em sua área de atuação e agente preponderante para o desenvolvimento do país. “É uma honra estarmos aqui lançando a primeira edição da revista, um marco histórico para o nosso sistema”, resume a coordenadora do grupo, Pollyana Maria Cuel da Silva. A produção se deu de forma compartilhada, com pautas locais – ênfase nas ações realizadas pelos conselhos regionais em favor dos técnicos de seus respectivos estados e regionais –, e pautas nacionais, cujos conteúdos são de interesse geral e inerentes a todo o Sistema CFT/CRTs. A Revista do Sistema CFT/CRTs [Edição 01 – Setembro/2025] está disponível para consulta, download e compartilhamento no site dos conselhos regionais. Para ter acesso ao conteúdo digital, clique aqui.

As fotos da 6ª Semana Nacional dos Técnicos Insdustriais estão disponíveis, temporariamente, clicando aqui.

Texto: Gerência de Comunicação e Transparência 

Últimas notícias

CRT-SP no II Encontro Nacional Mulheres em Construção

O objetivo do evento, promovido pelo CRT-MG, é valorizar a força técnica feminina e conscientizar a comunidade em geral quanto à importância da prevenção do…
Ler mais...

Conselhos de classe participam de ação de fiscalização conjunta no interior

CRT-SP integra ação conjunta de fiscalização em Olímpia, com o objetivo de identificar e coibir o surgimento de loteamentos irregulares e fortalecer o exercício profissional…
Ler mais...

Importante reunião com o deputado federal, Coronel Tadeu

Parlamentar se coloca à disposição para dialogar com envolvidos para equacionar uma das principais demandas profissionais dos técnicos: a elaboração e execução de projetos de…
Ler mais...

6ª Semana Nacional dos Técnicos Industriais

  • 26 de setembro de 2025

Com o tema central “Inovação e Transformação”, CFT promove evento comemorativo ao Dia Nacional do Técnico Industrial, concomitantemente à WorldSkills Brasil 2025, maior competição de educação profissional do país

Abertura da 6ª Semana Nacional dos Técnicos Industriais: representantes do CRT-SP e dos demais conselhos regionais prestigiam o evento, em Brasília  

Com a participação de profissionais técnicos, conselheiros, empresários e dirigentes classistas de todo o país, no período de 23 a 26 de setembro de 2025 o Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) realizou, no Centro de Convenções da Legião da Boa Vontade (LBV), em Brasília, a 6ª Semana Nacional dos Técnicos Industriais: “Inovação e Transformação”, com o apoio dos 11 Conselhos Regionais dos Técnicos Industriais (CRTs) que integram o Sistema CFT/CRTs.

Pelo Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP) prestigiaram o evento o presidente, Gilberto Takao Sakamoto; os diretores Welington Guilherme Rezende (administrativo) e Rubens dos Santos (financeiro); além de conselheiros e um grupo de funcionários no apoio institucional e logístico.

A 6ª Semana Nacional dos Técnicos Industriais faz parte das celebrações do Dia Nacional do Técnico Industrial, instituído pela Lei nº 11.940/2009 em 23 de setembro, alusivo ao centenário da criação das primeiras escolas de aprendizes artífices – marco inicial do ensino técnico no país.

Entre as autoridades que compuseram a mesa solene para as considerações iniciais, destaque para o presidente o CFT, Ricardo Nerbas; os deputados federais, Giovani Cherini e Paulo Fernando dos Santos – mais conhecido como Paulão; o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia; o diretor geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-DF), Gustavo Leal Sales Filho; o presidente da Federação Nacional dos Técnicos Industriais (FENTEC), Wilson Wanderlei Vieira; entre outros.

Conselheira do Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 2ª Região (CRT-02) e coordenadora do Fórum Nacional de Valorização da Atuação de Profissionais com Identidade de Gênero Feminino, Tainã Cristina de Oliveira Teixeira deu voz às mulheres que, a cada dia, conquistam mais espaço e empoderamento no Sistema CFT/CRTs.

Walter Longo e a palestra “Inteligência Artificial e Novas Tecnologias: Como Surfar neste Tsunami”

Palestra de abertura – Após os pronunciamentos e homenagens iniciais, deu-se início ao ciclo de palestras com o publicitário e administrador de empresas, Walter Longo, dissertando sobre “Inteligência Artificial e Novas Tecnologias: Como Surfar neste Tsunami”. O palestrante propõe uma visão radical em relação à inteligência artificial, que não veio para substituir, mas para expandir a inteligência humana. “Receber a IA não é aceitar passivamente tudo o que ela nos impõe. É participar ativamente da conversa; é educar nossos filhos para um mundo onde a IA será sua colega de trabalho; é formar líderes capazes de usá-la como alavanca e não como muleta; é desenvolver uma ética da convivência, e não da substituição”, elenca.

Ao metaforizar o termo “surfar nesse tsunami”, ele sugere que as pessoas se insiram como protagonistas no processo de transformação da comunicação. “O futuro não é um lugar para onde vamos, mas um lugar que estamos ajudando a construir”, emenda.

Considerado uma das grandes referências nacionais em transformação digital, marketing e gestão empresarial, Walter Longo é autor de diversos livros, como Protagonismo nos Negócios; A Virtude em Exposição; Cartógrafos do Invisível; Surfando no Tsunami, objeto da palestra, na qual ele mostra como a inteligência artificial pode libertar do fardo da repetição, da exaustão e da mediocridade. São 16 capítulos reveladores dos principais impactos da IA no trabalho, na educação, na criatividade, na liderança e nas relações humanas.

 

Técnicos Industriais em foco na Câmara Legislativa do Distrito Federal

CRT-SP acompanha sessão solene em homenagem ao Dia Nacional do Técnico Industrial

Por iniciativa do Conselho Regional dos Técnicos Industriai da 1ª Região (CRT-01) e do deputado distrital, Jorge Vianna, no decorrer da 6ª Semana Nacional dos Técnicos Industriais, mais precisamente no dia 23 de setembro de 2025, a Câmara Legislativa do Distrito Federal foi palco de uma sessão solene em homenagem ao Dia Nacional do Técnico Industrial. “Uma profissão que se tornou protagonista. Com uma carga pesada nas costas, esses profissionais muitas vezes deixam de lutar pelas suas próprias causas, exemplo das lutas trabalhistas que estão travadas no Congresso Nacional”, frisou o parlamentar, colocando-se à disposição para defender e lutar pelos direitos da classe. “Precisamos garantir um piso salarial nacional, uma remuneração justa pelos planos de saúde e a garantia do exercício profissional sem intervenções ou usurpação por outras profissões”, emenda. Em seu discurso, o presidente do CRT-01, Marcelo Martins Guimarães e Silva, ressaltou que a defesa da autonomia profissional é prioridade, reforçando o considerável aumento de Termos de Responsabilidade Técnica (TRTs) emitidos desde 2019, o que consolida a confiança da sociedade em relação aos serviços executados por profissionais técnicos devidamente habilitados.

 

Danilo Telechi, Lis Soboll e Gustavo Henrique Moraes: diversificados temas em destaque no segundo dia do evento

 

Segundo dia – No segundo dia da 6ª Semana Nacional dos Técnicos Industriais, Danilo Telechi, docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSUL), engenheiro civil e mestre em educação e tecnologia, palestrou sobre “Metodologia BIM e o Impacto na Carreira Técnica em Edificações”. Esse tipo de metodologia – originalmente, chamada Building Information Modelling, traduzindo Modelagem da Informação da Construção – permite que todas as partes envolvidas no processo – naturalmente, os profissionais técnicos – trabalhem de forma integrada, compartilhando dados e informações em um modelo centralizado durante todo o ciclo de vida do ativo construído.

Com a palestra “Valorização da Inteligência Coletiva e Prevenção do Assédio”, a pesquisadora e escritora, Lis Soboll, orienta sobre a construção de ambientes mais sadios e respeitosos. Autora de vários livros, ela tem atuado assiduamente em questões e ações de combate ao assédio moral e sexual, bem como para mitigar riscos psicossociais no trabalho. Adotada em 2019, a Convenção nº 190 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) é bastante enfática quanto à prevenção do assédio e representa um importante marco no reconhecimento da violência e do assédio no ambiente de trabalho como violações fundamentais dos direitos humanos.

Para fechar o ciclo de palestras do dia, Gustavo Henrique Moraes, engenheiro, pesquisador e doutor em educação, dissertou sobre “A (des)Valorização da Técnica no País dos Bacharéis”. Seus elementos sinalizam o princípio de um novo cenário educacional, com maior interesse dos jovens por curros técnicos – em constante expansão – em comparação aos cursos de graduação. Diga-se de passagem, entre outras formações, ele considera como seu maior título a formação de Técnico em Eletrônica.

Fernando Caixeta e Nelson Freitas: tecnologia sustentável e humor para melhorar o convívio e aumentar a produtividade

 

Encerramento – O encerramento da 6ª Semana Nacional dos Técnicos Industriais começou com a palestra “Inovação e Tecnologia Sustentável”, proferida pelo professor, mentor e empreendedor, Fernando Caixeta, integrante da Aliança Brasileira de Pesquisa em Finanças e Investimentos Sustentáveis (BRASFI), comunidade multidisciplinar que reúne acadêmicos e profissionais para promover práticas sustentáveis no setor financeiro.

Com uma abordagem leve e divertida, o ator e humorista Nelson Freitas explora o poder transformador do riso para prover bem-estar, espírito colaborativo e aumentar a produtividade, sobretudo em ambientes corporativos e na vida quotidiana. O tema de sua palestra é
“O Riso é um Negócio Sério”, na qual ele combina inspiração e bom humor com o intuito de motivar, engajar equipes e criar conexões genuínas e impactantes.

Para o palestrante, a motivação pode ser propositalmente aumentada com algumas medidas práticas: definição de metas realistas no trabalho, proximidade com pessoas que inspiram e motivam, dedicação de tempo para si próprio, reservar horas para descanso, e injeção de ânimo com palestras motivacionais. “Se você anseia pela sexta feira, talvez precise mudar o que faz de segunda a quinta”, receita.

WorldSkills Brasil 2025: capital federal sedia última etapa nacional; projetos vencedores irão para a etapa mundial, na China

 

WorldSkills Brasil 2025 – Finalizadas as atividades da 6ª Semana Nacional dos Técnicos Industriais, as atenções se voltaram exclusivamente à WorldSkills Brasil 2025, organizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. É a última etapa brasileira, com quase 400 competidores distribuídos em dezenas de modalidades profissionais; os estudantes dos projetos premiados integrarão a delegação que representará o Brasil na etapa mundial, que acontecerá em Xangai (China) no próximo ano.

O Brasil está entre os três primeiros colocados no ranking mundial há quatro edições consecutiva, tanto que em 20 participações, o país já conquistou 130 medalhas, consolidando-se como uma referência global em educação profissional de qualidade.

Lançamento oficial da Revista do Sistema CFT/CRTs

 Momentos do lançamento da revista: comunicadores com o presidente do CFT e de seus respectivos conselhos regionais

Em 24 de setembro de 2025, dia de abertura da WorldSkills Brasil 2025, maior competição de educação profissional do país realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o Grupo de Trabalho de Comunicação Nacional fez o lançamento da Revista do Sistema CFT/CRTs [Edição 01 – Setembro/2025], publicação que tem como objetivo inserir o profissional técnico como protagonista em sua área de atuação e agente preponderante para o desenvolvimento do país. “É uma honra estarmos aqui lançando a primeira edição da revista, um marco histórico para o nosso sistema”, resume a coordenadora do grupo, Pollyana Maria Cuel da Silva. A produção se deu de forma compartilhada, com pautas locais – ênfase nas ações realizadas pelos conselhos regionais em favor dos técnicos de seus respectivos estados e regionais –, e pautas nacionais, cujos conteúdos são de interesse geral e inerentes a todo o Sistema CFT/CRTs. A Revista do Sistema CFT/CRTs [Edição 01 – Setembro/2025] está disponível para consulta, download e compartilhamento no site dos conselhos regionais. Para ter acesso ao conteúdo digital, clique aqui.

As fotos da 6ª Semana Nacional dos Técnicos Insdustriais estão disponíveis, temporariamente, clicando aqui.

Texto: Gerência de Comunicação e Transparência 

Últimas notícias

CRT-SP no II Encontro Nacional Mulheres em Construção

O objetivo do evento, promovido pelo CRT-MG, é valorizar a força técnica feminina e conscientizar a comunidade em geral quanto à importância da prevenção do…
Ler mais...

Conselhos de classe participam de ação de fiscalização conjunta no interior

CRT-SP integra ação conjunta de fiscalização em Olímpia, com o objetivo de identificar e coibir o surgimento de loteamentos irregulares e fortalecer o exercício profissional…
Ler mais...

Importante reunião com o deputado federal, Coronel Tadeu

Parlamentar se coloca à disposição para dialogar com envolvidos para equacionar uma das principais demandas profissionais dos técnicos: a elaboração e execução de projetos de…
Ler mais...