Central de Atendimento (11) 3580-1000

Institucional

Diretoria 2022/2026

Presidente

Gilberto Takao Sakamoto


Técnico em Eletrotécnica

Participa do movimento dos técnicos desde a assinatura do Decreto nº 90.922/1985, que regulamenta a Lei nº 5.524/1968. Formado pela Escola Técnica Getúlio Vargas – atualmente ETEC GV –, trabalhou na Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP) no período de 1978 a 2019, sempre nas áreas de elétrica e instrumentação, realizando manutenção preditiva, preventiva e corretiva. A formação em administração de empresas propiciou-lhe desenvolver trabalhos no gerenciamento de contratos; elaboração de termos de referência; liderança, desenvolvimento de projetos e planejamentos estratégicos; e também na gestão de entidades classistas.

Vice-Presidente

José Avelino Rosa


Técnico em Edificações/Mecânica

É um dos precursores do movimento dos técnicos, tanto que presidiu a primeira assembleia de fundação da Associação Profissional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (ATESP) em 18 de agosto de 1979, quando os Técnicos em Edificações lutavam pelo direito de elaborar e executar projetos até 120m2. Trabalhou no setor administrativo da Prefeitura de Sorocaba e retornou posteriormente como responsável por contratos e execução de obras; atuou nas áreas mecânica e civil da LIGHT Serviços de Eletricidade S.A.; e exerceu outras atividades profissionais e classistas. Foi membro do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e do Conselho da Comunidade de Sorocaba, trabalhando com ex-presidiários e presidiários em várias atividades – incluindo a instalação do canteiro de mudas, trabalho premiado no estado – voltadas à redução de pena, além de inspeção nos presídios da região e relato das condições ao juiz corregedor.

 

Diretor Administrativo

Welington Guilherme Rezende


Técnico em Edificações  

É formado Técnico em Edificações pela ETEC Polivalente e proprietário da WGR Projetos e Construções, empresa que há mais de três décadas presta serviços na cidade de Americana e região. Na esfera política, elegeu-se vereador em 2017 e foi candidato a vice-prefeito em 2020, ficando em segundo lugar com expressivo número de votos. Em entidades classistas, foi presidente da Sociedade de Amigos do Bairro Morada do Sol e Parque das Nações (SABNAMOSOL); conselheiro por dois anos no Conselho de Saúde de Americana (CONSAUDE); e representante do prefeito na Agência Metropolitana de Campinas (AGENCAMP), presidindo a Comissão de Saúde e participando do desenvolvimento econômico. Atualmente, é presidente da Associação dos Técnicos Industriais de Americana e Região (ATEC).

Diretor Financeiro

Pedro Carlos Valcante


Técnico em Agrimensura

É também um dos precursores do movimento dos técnicos no final da década de 1970. Formado pela Escola Paulista de Agrimensura em 1978, trabalhou como desenhista, projetista, supervisor e coordenador em empresas de grande porte na área de engenharia; e como consultor de projetos, usando sua experiência de Técnico em Agrimensura. Dispõe de amplos conhecimentos administrativos adquiridos em passagens por várias entidades de classe, e no próprio conselho regional no qual os técnicos eram registrados anteriormente.

Diretor de Fiscalização e Normas

Rubens dos Santos


Técnico em Eletrotécnica

Iniciou sua trajetória profissional em 1967 como aprendiz de eletricista, passando para a área de fiscalização e serviços de distribuição aérea e coordenador de projetos. Entre a LIGHT Serviços de Eletricidade S.A e, posteriormente, a Eletropaulo Eletricidade de São Paulo S.A., são 29 anos de trabalho. Foi também fundador, conselheiro, diretor e chegou à presidência da Associação dos Técnicos das Empresas Energéticas do Estado de São Paulo (ATEESP) entre 2010 e 2017; atualmente, é presidente do Conselho Nacional das Associações de Técnicos Industriais (CONTAE).