Central de Atendimento
(11) 3580-1000

            

Notícias

Seminário Nacional de Comunicação

  • 24 de novembro de 2025

Palestras, oficinas e compartilhamento de experiências sobre a área de comunicação são destaques no SENACOM, realizado em Belo Horizonte

Comunicadores e gestores do Sistema CFT/CRTs em seminário de comunicação, na capital mineira

No período de 17 a 19 de novembro de 2025, o Grupo de Trabalho de Comunicação Nacional do Sistema CFT/CRTs realizou, em Belo Horizonte, o Seminário Nacional de Comunicação (SENACOM), evento marcado por uma série de atividades – palestras, oficinas e compartilhamento de experiências – envolvendo comunicadores do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) e dos 11 Conselhos Regionais dos Técnicos Industriais (CRTs); alguns acompanhados de seus respectivos presidentes e gestores. 

Gilberto Takao Sakamoto, presidente do CRT-SP, prestigiando o SENACOM

Na abertura oficial, o presidente do Conselho Regional dos Técnicos Industriais de Minas Gerais (CRT-MG), Nilson da Silva Rocha, deu as boas-vindas aos participantes e ressaltou a importância da comunicação, sem a qual o Sistema CFT/CRTs não teria visibilidade perante a sociedade. Também acompanharam os primeiros dias de evento o presidente do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Espírito Santo (CRT-ES), Valmir Xavier Martins; o presidente do Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 3ª Região (CRT-03), Luis Paulo de Sousa; e o diretor administrativo do Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 2ª Região (CRT-02), Cleiton Oliveira Santos, representando o presidente João Batista Souza. Devido a outros compromissos, o presidente do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP), Gilberto Takao Sakamoto, chegou à capital mineira no decorrer do seminário.

 

Palestras – Jornalista e educadora em comunicação midiática, Renata Passos abriu o ciclo de palestras abordando o tema “Oratória e Comunicação Persuasiva”, com relevantes indagações e dicas para se comunicar melhor e de maneira mais assertiva. Segundo a palestrante, saber se comunicar não é um dom natural, mas uma habilidade adquirida. “A finalidade da comunicação é a conexão; e há três passos a serem seguidos para se conectar: conhecer, confiar e se relacionar”, explica. Em sua dinâmica, ela também aplicou alguns exercícios práticos, com os participantes divididos em duplas: um no papel de locutor e o outro como receptor. “Olhar é acolher e encarar é intimidar”, orienta, acrescentando que voz e dicção estão intimamente relacionadas, sendo que a voz produz o som e a dicção se aprimora com exercícios focados na articulação e na coordenação muscular.

Tema da palestra de Renata Passos, no SENACOM: “Oratória e Comunicação Persuasiva”

Jornalista, empresária e escritora, Flávia Presoti teve como tema o “Gerenciamento de Crise”, iniciando com uma reflexão sobre a paz e afirmando que a crise se inicia justamente quando se perde a paz.

“A comunicação deve ser integrada e trabalhada com transparência e com construção coletiva do conteúdo”, destaca. Desde que foi criado o GT de Comunicação Nacional do Sistema CFT/CRTs tem seguido à risca essa premissa, administrando bem eventuais crises internas e trabalhando de maneira bastante integrada, tanto que durante a 6ª Semana Nacional dos Técnicos Industriais, em Brasília, lançou seu mais importante trabalho conjunto: a Revista do Sistema CFT/CRTs [Edição 01 – Setembro/2025].

Entre os pontos de vulnerabilidade, Flávia Presoti destaca: falta de alinhamento e posicionamento entre presidentes, diretores, conselheiros e o setor de comunicação; falta de transparência no que precisa ser comunicado; falta de estratégias bem definidas; ato de agir por conta própria; disseminação e ampliação de informações não estratégicas nas

redes sociais e em grupos de WhatsApp; e uso de frases indevidas e expressões de cunho agressivo. “Toda empresa ou organização deve ter um comitê de gestão de crise estruturado, pois assim evita ruídos, fortalece a identidade institucional e preserva a imagem dos líderes e liderados”, acrescenta.

Tema da palestra de Flávia Presoti, no SENACOM: “Gerenciamento de Crise”

Umas das principais empresas do país, especializada na operacionalização e disparo de conteúdos para jornalistas e meios de comunicação dos mais diversos segmentos, também trouxe informações importantes ao SENACOM: trata-se da plataforma I´Max, representada pela CEO Fernanda Lara, que dissertou justamente sobre o tema “Mailing de Imprensa”, que nos dias atuais é considerado ferramenta fundamental para o estabelecimento de contatos com profissionais da imprensa, por meio de sugestão de pautas para angariar visibilidade na sociedade para empresas e órgãos públicos.

Tema da palestra de Fernanda Lara, no SENACOM: “Mailing de Imprensa”

Durante sua ministração, ela também trouxe um modelo de sucesso da I´Max, lançado em novembro de 2024: o programa Mais pelo Jornalismo, projeto inovador de financiamento para fortalecer o jornalismo local, independente e setorizado. “É nossa forma de combater os desertos de notícias, além de outras ameaças à imprensa, e garantir que o jornalismo frutifique para que nossos clientes tenham ainda mais espaços para seus clientes”, esclarece. 

Uma das palestras que mais chamou a atenção, sobretudo dos gestores, foi “Linguagem Simples nos Órgãos Públicos”, ministrado por Luiza Monteiro, fonoaudiológica especialista em oratória e mentora em comunicação profissional. “A clareza é necessária para que a mensagem deixe de ser privilégio de alguns, e passe a ser direito acessível a todos”, inicia, definindo a linguagem simples como um conjunto de técnicas de redação na produção de textos claros, para que o público-alvo consiga encontrar, entender e usar as informações de que precisa, sem ter que ler o texto várias vezes ou pedir ajuda a um especialista.

A Lei nº 15.263/2025, que “institui a política nacional de linguagem simples nos órgãos e entidades da administração pública direta e indireta de todos os poderes da união, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios”, determina no artigo 5º que a administração pública obedecerá às técnicas de linguagem simples na redação de textos dirigidos ao cidadão, tais como: redigir frases em ordem direta; usar frases curtas; desenvolver uma ideia por parágrafo; usar  palavras comuns, de fácil compreensão; usar sinônimos de termos técnicos e de jargões ou explicá-los no próprio texto; evitar palavras estrangeiras que não sejam de uso corrente; não usar termos pejorativos; redigir o nome completo antes das siglas; organizar o texto a fim de que as informações mais importantes estejam o início; não usar novas formas de flexão de gênero e de número das palavras da língua portuguesa; entre outros procedimentos.

Tema da palestra de Luiza Monteiro, no SENACOM: “Linguagem Simples nos Órgãos Públicos” 

Uma dica da palestrante sobretudo para os comunicadores e gestores do serviço público: “Transformar a linguagem é uma forma de inovação; e quanto mais as pessoas compreendem, mais elas participam e ficam engajadas”, ressalta, concluindo que não se trata somente de transformar a escrita, mas mudar a percepção mental.

Além do presidente Gilberto Takao Sakamoto, pelo CRT-SP participaram do SENACOM a gerente de departamento de gestão, Luciana Miranda; o gerente de comunicação e transparência, José Donizetti Morbidelli; e o técnico administrativo, Eric Alves dos Santos.

Humor com tom de seriedade e oficinas

Pela ordem: Julio Margarida, integrantes do GT de Comunicação Nacional do Sistema CFT/CRTs e Iury Taillan

O SENACOM também teve um momento de descontração com a apresentação do humorista e fundador do Grafite Teatro Empresarial, Julio Margarida, que de forma leve, despretensiosa e divertida, faz uso da comédia, de técnicas corporais e muita integração com o público, para tratar de um tema extremamente sério do cotidiano: o estresse. Com o tema “Apresentação dos Membros da Comunicação: Existe Equipe Ideal”, Pollyana Maria Cuel da Silva, Rosa Maria de Paiva Leal e Alessandro Santos Ribeiro, representando o GT de Comunicação Nacional do Sistema CFT/CRTs, compartilharam procedimentos e informações sobre o que se espera e o que necessita uma equipe de comunicação para apresentar resultados satisfatórios. Ainda houve tempo para uma espécie de oficina de media training que, de forma bem simplificada, é um tipo de treinamento para preparar uma pessoa a falar com a imprensa. Para finalizar o seminário, com a oficina “Video, Foto e Edição”, o produtor audiovisual Iury Taillan trouxe inúmeras técnicas para produção de fotos e vídeos, inclusive com demonstrações práticas sobre o uso de equipamentos e ferramentas apropriadas. “A gente discutiu formas de como criar um conteúdo profissional, que seja magnético e que gere identificação com o público”, resume. Num universo tecnológico em que os celulares desempenham múltiplas funções, eles se tornaram dispositivos essenciais e inseparáveis no dia a dia do trabalho, entregando resultados de qualidade se utilizados de maneira adequada.

Clique aqui para assistir ao vídeo do SENACOM.

Texto: Gerência de Comunicação e Transparência

 

 

 

 

 

Últimas notícias

Curso do INOVATEC capacita técnicos para prestarem serviços para órgãos públicos

O objetivo é incentivar o acesso do profissional técnico ao empreendedorismo focado na demanda dos órgãos governamentais (mais…)
Ler mais...

1º Encontro do Fórum Nacional de Valorização do Gênero Feminino

Representantes do CRT-SP marcam presença em fórum de amplitude nacional, realizado em Recife com o objetivo de promover o autocuidado e a visão empreendedora com…
Ler mais...

1º Seminário Nacional de Eletrotécnica e Eletromecânica

CRT-SP prestigia evento realizado no Rio de Janeiro, realizado com o propósito de inserir os técnicos como protagonistas na transição energética e no desenvolvimento nacional…
Ler mais...

Seminário Nacional de Comunicação

  • 24 de novembro de 2025

Palestras, oficinas e compartilhamento de experiências sobre a área de comunicação são destaques no SENACOM, realizado em Belo Horizonte

Comunicadores e gestores do Sistema CFT/CRTs em seminário de comunicação, na capital mineira

No período de 17 a 19 de novembro de 2025, o Grupo de Trabalho de Comunicação Nacional do Sistema CFT/CRTs realizou, em Belo Horizonte, o Seminário Nacional de Comunicação (SENACOM), evento marcado por uma série de atividades – palestras, oficinas e compartilhamento de experiências – envolvendo comunicadores do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) e dos 11 Conselhos Regionais dos Técnicos Industriais (CRTs); alguns acompanhados de seus respectivos presidentes e gestores. 

Gilberto Takao Sakamoto, presidente do CRT-SP, prestigiando o SENACOM

Na abertura oficial, o presidente do Conselho Regional dos Técnicos Industriais de Minas Gerais (CRT-MG), Nilson da Silva Rocha, deu as boas-vindas aos participantes e ressaltou a importância da comunicação, sem a qual o Sistema CFT/CRTs não teria visibilidade perante a sociedade. Também acompanharam os primeiros dias de evento o presidente do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Espírito Santo (CRT-ES), Valmir Xavier Martins; o presidente do Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 3ª Região (CRT-03), Luis Paulo de Sousa; e o diretor administrativo do Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 2ª Região (CRT-02), Cleiton Oliveira Santos, representando o presidente João Batista Souza. Devido a outros compromissos, o presidente do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP), Gilberto Takao Sakamoto, chegou à capital mineira no decorrer do seminário.

 

Palestras – Jornalista e educadora em comunicação midiática, Renata Passos abriu o ciclo de palestras abordando o tema “Oratória e Comunicação Persuasiva”, com relevantes indagações e dicas para se comunicar melhor e de maneira mais assertiva. Segundo a palestrante, saber se comunicar não é um dom natural, mas uma habilidade adquirida. “A finalidade da comunicação é a conexão; e há três passos a serem seguidos para se conectar: conhecer, confiar e se relacionar”, explica. Em sua dinâmica, ela também aplicou alguns exercícios práticos, com os participantes divididos em duplas: um no papel de locutor e o outro como receptor. “Olhar é acolher e encarar é intimidar”, orienta, acrescentando que voz e dicção estão intimamente relacionadas, sendo que a voz produz o som e a dicção se aprimora com exercícios focados na articulação e na coordenação muscular.

Tema da palestra de Renata Passos, no SENACOM: “Oratória e Comunicação Persuasiva”

Jornalista, empresária e escritora, Flávia Presoti teve como tema o “Gerenciamento de Crise”, iniciando com uma reflexão sobre a paz e afirmando que a crise se inicia justamente quando se perde a paz.

“A comunicação deve ser integrada e trabalhada com transparência e com construção coletiva do conteúdo”, destaca. Desde que foi criado o GT de Comunicação Nacional do Sistema CFT/CRTs tem seguido à risca essa premissa, administrando bem eventuais crises internas e trabalhando de maneira bastante integrada, tanto que durante a 6ª Semana Nacional dos Técnicos Industriais, em Brasília, lançou seu mais importante trabalho conjunto: a Revista do Sistema CFT/CRTs [Edição 01 – Setembro/2025].

Entre os pontos de vulnerabilidade, Flávia Presoti destaca: falta de alinhamento e posicionamento entre presidentes, diretores, conselheiros e o setor de comunicação; falta de transparência no que precisa ser comunicado; falta de estratégias bem definidas; ato de agir por conta própria; disseminação e ampliação de informações não estratégicas nas

redes sociais e em grupos de WhatsApp; e uso de frases indevidas e expressões de cunho agressivo. “Toda empresa ou organização deve ter um comitê de gestão de crise estruturado, pois assim evita ruídos, fortalece a identidade institucional e preserva a imagem dos líderes e liderados”, acrescenta.

Tema da palestra de Flávia Presoti, no SENACOM: “Gerenciamento de Crise”

Umas das principais empresas do país, especializada na operacionalização e disparo de conteúdos para jornalistas e meios de comunicação dos mais diversos segmentos, também trouxe informações importantes ao SENACOM: trata-se da plataforma I´Max, representada pela CEO Fernanda Lara, que dissertou justamente sobre o tema “Mailing de Imprensa”, que nos dias atuais é considerado ferramenta fundamental para o estabelecimento de contatos com profissionais da imprensa, por meio de sugestão de pautas para angariar visibilidade na sociedade para empresas e órgãos públicos.

Tema da palestra de Fernanda Lara, no SENACOM: “Mailing de Imprensa”

Durante sua ministração, ela também trouxe um modelo de sucesso da I´Max, lançado em novembro de 2024: o programa Mais pelo Jornalismo, projeto inovador de financiamento para fortalecer o jornalismo local, independente e setorizado. “É nossa forma de combater os desertos de notícias, além de outras ameaças à imprensa, e garantir que o jornalismo frutifique para que nossos clientes tenham ainda mais espaços para seus clientes”, esclarece. 

Uma das palestras que mais chamou a atenção, sobretudo dos gestores, foi “Linguagem Simples nos Órgãos Públicos”, ministrado por Luiza Monteiro, fonoaudiológica especialista em oratória e mentora em comunicação profissional. “A clareza é necessária para que a mensagem deixe de ser privilégio de alguns, e passe a ser direito acessível a todos”, inicia, definindo a linguagem simples como um conjunto de técnicas de redação na produção de textos claros, para que o público-alvo consiga encontrar, entender e usar as informações de que precisa, sem ter que ler o texto várias vezes ou pedir ajuda a um especialista.

A Lei nº 15.263/2025, que “institui a política nacional de linguagem simples nos órgãos e entidades da administração pública direta e indireta de todos os poderes da união, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios”, determina no artigo 5º que a administração pública obedecerá às técnicas de linguagem simples na redação de textos dirigidos ao cidadão, tais como: redigir frases em ordem direta; usar frases curtas; desenvolver uma ideia por parágrafo; usar  palavras comuns, de fácil compreensão; usar sinônimos de termos técnicos e de jargões ou explicá-los no próprio texto; evitar palavras estrangeiras que não sejam de uso corrente; não usar termos pejorativos; redigir o nome completo antes das siglas; organizar o texto a fim de que as informações mais importantes estejam o início; não usar novas formas de flexão de gênero e de número das palavras da língua portuguesa; entre outros procedimentos.

Tema da palestra de Luiza Monteiro, no SENACOM: “Linguagem Simples nos Órgãos Públicos” 

Uma dica da palestrante sobretudo para os comunicadores e gestores do serviço público: “Transformar a linguagem é uma forma de inovação; e quanto mais as pessoas compreendem, mais elas participam e ficam engajadas”, ressalta, concluindo que não se trata somente de transformar a escrita, mas mudar a percepção mental.

Além do presidente Gilberto Takao Sakamoto, pelo CRT-SP participaram do SENACOM a gerente de departamento de gestão, Luciana Miranda; o gerente de comunicação e transparência, José Donizetti Morbidelli; e o técnico administrativo, Eric Alves dos Santos.

Humor com tom de seriedade e oficinas

Pela ordem: Julio Margarida, integrantes do GT de Comunicação Nacional do Sistema CFT/CRTs e Iury Taillan

O SENACOM também teve um momento de descontração com a apresentação do humorista e fundador do Grafite Teatro Empresarial, Julio Margarida, que de forma leve, despretensiosa e divertida, faz uso da comédia, de técnicas corporais e muita integração com o público, para tratar de um tema extremamente sério do cotidiano: o estresse. Com o tema “Apresentação dos Membros da Comunicação: Existe Equipe Ideal”, Pollyana Maria Cuel da Silva, Rosa Maria de Paiva Leal e Alessandro Santos Ribeiro, representando o GT de Comunicação Nacional do Sistema CFT/CRTs, compartilharam procedimentos e informações sobre o que se espera e o que necessita uma equipe de comunicação para apresentar resultados satisfatórios. Ainda houve tempo para uma espécie de oficina de media training que, de forma bem simplificada, é um tipo de treinamento para preparar uma pessoa a falar com a imprensa. Para finalizar o seminário, com a oficina “Video, Foto e Edição”, o produtor audiovisual Iury Taillan trouxe inúmeras técnicas para produção de fotos e vídeos, inclusive com demonstrações práticas sobre o uso de equipamentos e ferramentas apropriadas. “A gente discutiu formas de como criar um conteúdo profissional, que seja magnético e que gere identificação com o público”, resume. Num universo tecnológico em que os celulares desempenham múltiplas funções, eles se tornaram dispositivos essenciais e inseparáveis no dia a dia do trabalho, entregando resultados de qualidade se utilizados de maneira adequada.

Clique aqui para assistir ao vídeo do SENACOM.

Texto: Gerência de Comunicação e Transparência

 

 

 

 

 

Últimas notícias

Curso do INOVATEC capacita técnicos para prestarem serviços para órgãos públicos

O objetivo é incentivar o acesso do profissional técnico ao empreendedorismo focado na demanda dos órgãos governamentais (mais…)
Ler mais...

1º Encontro do Fórum Nacional de Valorização do Gênero Feminino

Representantes do CRT-SP marcam presença em fórum de amplitude nacional, realizado em Recife com o objetivo de promover o autocuidado e a visão empreendedora com…
Ler mais...

1º Seminário Nacional de Eletrotécnica e Eletromecânica

CRT-SP prestigia evento realizado no Rio de Janeiro, realizado com o propósito de inserir os técnicos como protagonistas na transição energética e no desenvolvimento nacional…
Ler mais...