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Em 12 de outubro, comemoramos o Dia das Crianças, mas bem que poderia ser também o Dia dos Futuros Técnicos Industriais. Pode parecer precoce pensar que as crianças de hoje serão os profissionais técnicos no futuro, mas podemos – e devemos – desenvolver estímulos para que elas criem afinidades com a profissão, seja pela convivência com os pais no núcleo familiar, nas atividades escolares ou até mesmo no playground com brinquedos lúdicos: outrora, escorregador, balança, gira-gira e ponte pênsil; na atualidade, aqueles que as estimulam, que despertam curiosidade e a imaginação.
Uma retroescavadeira, por exemplo, remete à construção, e quem trabalha, direta ou indiretamente, na área? O Técnico em Edificações, Técnico em Agrimensura e o Técnico em Mineração. Uma cápsula giratória remete, digamos, à nave espacial; ou seja, tem a ver com o Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Eletrônica, Técnico em Mecânica, entre outras modalidades. Não nos esqueçamos de brinquedos tradicionais como o famoso lego de peças de montagem aleatória, carrinhos de polícia, de medicina, de transportes logísticos. Enfim, as opções são amplas e a imaginação é infinita.
Ao analisarmos essa cultura sob uma ótica pedagógica educacional formal ou informal, particularmente penso que o Sistema CFT/CRT deva investir em ações programáticas voltadas ao ensino básico, passando pelo nível fundamental e médio, até que as crianças estejam inseridas no ensino técnico; sem forçar a barra, mas orientando-as desde cedo e apontado bons caminhos. E, sem dúvidas, a área técnica é uma excelente alternativa.
O Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP) tem impactado a comunidade estudantil por meio de palestras institucionais orientativas, ação que deve ser seguida por outros conselheiros regionais, de maneira a proporcionar visibilidade do nosso trabalho à sociedade e oportunidades de emprego aos futuros profissionais inseridos no setor técnico.
No mundo em que vivemos, falamos tanto de inteligência artificial, sustentabilidade, geneticista, cibersegurança como profissões do futuro. Mas como podemos inserir as crianças nesse universo, pensando também nas atividades do conselho ao longo dos anos? Se acreditarmos, investirmos e as incentivarmos no presente, certamente teremos muitos profissionais técnicos nas próximas décadas. A sociedade agradece!
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Em 12 de outubro, comemoramos o Dia das Crianças, mas bem que poderia ser também o Dia dos Futuros Técnicos Industriais. Pode parecer precoce pensar que as crianças de hoje serão os profissionais técnicos no futuro, mas podemos – e devemos – desenvolver estímulos para que elas criem afinidades com a profissão, seja pela convivência com os pais no núcleo familiar, nas atividades escolares ou até mesmo no playground com brinquedos lúdicos: outrora, escorregador, balança, gira-gira e ponte pênsil; na atualidade, aqueles que as estimulam, que despertam curiosidade e a imaginação.
Uma retroescavadeira, por exemplo, remete à construção, e quem trabalha, direta ou indiretamente, na área? O Técnico em Edificações, Técnico em Agrimensura e o Técnico em Mineração. Uma cápsula giratória remete, digamos, à nave espacial; ou seja, tem a ver com o Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Eletrônica, Técnico em Mecânica, entre outras modalidades. Não nos esqueçamos de brinquedos tradicionais como o famoso lego de peças de montagem aleatória, carrinhos de polícia, de medicina, de transportes logísticos. Enfim, as opções são amplas e a imaginação é infinita.
Ao analisarmos essa cultura sob uma ótica pedagógica educacional formal ou informal, particularmente penso que o Sistema CFT/CRT deva investir em ações programáticas voltadas ao ensino básico, passando pelo nível fundamental e médio, até que as crianças estejam inseridas no ensino técnico; sem forçar a barra, mas orientando-as desde cedo e apontado bons caminhos. E, sem dúvidas, a área técnica é uma excelente alternativa.
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