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Notícias

CRT-SP: 33ª Sessão Plenária Ordinária

  • 18 de janeiro de 2022

CRT-SP realiza a 33ª Sessão Plenária Ordinária, primeira do ano; em pauta, a eleição para a composição das Comissões Permanentes de 2022

33ª Sessão Plenária Ordinária do CRT-SP, realizada de forma mista no Nikkey Palace Hotel em 17 de janeiro de 2022

No dia 17 de janeiro o Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP) realizou a 33ª Sessão Plenária Ordinária – primeira de 2022 – novamente de forma mista, com um grupo de participantes presencialmente no Nikkey Palace Hotel em São Paulo e parte em ambiente remoto. Exceção ao vice-presidente José Avelino Rosa, ausente por representar o conselho no Fórum de Presidentes do Sistema CFT/CRT em Brasília, os demais integrantes da diretoria executiva compuseram a mesa de trabalho: Gilberto Takao Sakamoto, presidente; Sandra Zamboli Fontana, diretora administrativa; Pedro Carlos Valcante, diretor financeiro; e Rubens dos Santos, diretor de fiscalização e normas.

Com a verificação do quórum regimental e a execução do Hino Nacional Brasileiro, o presidente Gilberto Takao Sakamoto deu início às atividades relatando a inauguração do primeiro escritório regional do CRT-SP na região de Campinas, mais precisamente em Americana, com o objetivo de descentralizar e dinamizar o atendimento aos técnicos e à sociedade; acrescentou que várias autoridades da região prestigiaram o evento – entre eles, o prefeito local Francisco Antonio Sardelli. Pelo Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT), compareceram o presidente Wilson Wanderlei Vieira, o vice-presidente José Carlos Coutinho, e o diretor de fiscalização e normas Bernardino José Gomes. Na sequência, passou a palavra ao conselheiro federal Valdivino Alves de Carvalho que, remotamente, teceu elogios à equipe do CRT-SP pelo brilhante trabalho que está sendo realizado.

Dispensada a leitura por ter sido encaminhada previamente aos conselheiros, a ata da 32ª Sessão Plenária Ordinária, realizada em 20 de dezembro de 2021, foi colocada em votação e aprovada pela maioria dos conselheiros presentes. Nos comunicados da mesa, Sandra Zamboli Fontana expôs os principais ofícios e comunicações recebidas e expedidas; entre os quais, a solicitação, por parte do CFT, do arquivo editável do livro “Legislação Técnica – Guia de Consulta e Orientação para os Técnicos Industriais (2ª Edição/2021)”, recentemente lançado e tido como exemplo por outros conselhos para a divulgação das atribuições profissionais dos técnicos.

Nos comunicados dos conselheiros, manifestaram-se pela ordem, Wilson Wanderlei Vieira Junior e Marco Aurélio da Costa, que elogiou a conquista do CRT-SP para os Técnicos em Mecânica junto ao Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (DETRAN-SP); em tempo, no dia 13 de dezembro de 2021 o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) baixou a Resolução CONTRAN nº 881/2021 alterando a Resolução CONTRAN nº 611/2016, de maneira a garantir que os profissionais em questão emitam o Termo de Responsabilidade Técnica (TRT) como responsáveis técnicos em empresas de desmanche de veículos automotores.

Ordem do dia – Com a leitura do relato de vistas por parte do conselheiro Wilson Wanderlei Vieira Junior e posteriores esclarecimentos do gerente geral e de planejamento estratégico Mesaque Araújo da Silva, o plenário aprovou as contas do mês de novembro de 2021. As atividades prosseguiram com os relatos de vistas apresentados respectivamente pelos conselheiros Rafael da Silva e Wilson Wanderlei Vieira Junior, referentes a um processo, previamente analisado pela Comissão do Exercício Profissional envolvendo um Técnico em Eletroeletrônica e Eletrônica, que solicita reconhecimento pleno de suas atribuições na área de eletrotécnica sob a alegação de, no antigo conselho que abarcava os técnicos, já exercer atividades dessa natureza. Em votação, o plenário deliberou por garantir-lhe atribuições plenas concernentes à eletrotécnica.

Em seguida, os coordenadores de cada Grupo de Trabalho e da Comissão Especial de Inadimplência apresentaram um breve relatório dos trabalhos realizados ao longo de 2021: José Antonio Campos, pela Comissão Especial de Inadimplência; Monique Fernanda Xavier, pelo GT de Valorização Profissional da Mulher; Cláudio Roberto Marques, pelo GT para Revisão do Regimento Interno; Paulo Eduardo Finhane Trigo, pelo GT de Associações; Leonardo Breviglieri, pelo GT para Avaliação da Aquisição da Futura Sede do CRT-SP; e Daiana Aparecida Romanini Zanon Terêncio, pelo GT para Análise das Modalidades Técnicas Industriais Avocadas por Outros Conselhos. Quanto ao GT de Inclusão do Técnico Industrial no Mercado de Trabalho, o conselheiro Marco Aurélio da Costa já havia apresentando seu relatório na sessão anterior. Foi deliberado, por votação unânime, que três grupos continuarão as atividades por mais seis meses: GT de Valorização Profissional da Mulher, GT para Análise das Modalidades Técnicas Industriais Avocadas por Outros Conselhos e GT de Inclusão do Técnico Industrial no Mercado de Trabalho. Por sua vez, a constituição da Comissão Especial de Inadimplência será reanalisada; e no que concerne ao GT para Revisão do Regimento Interno, as atividades devem prosseguir no segundo semestre após as eleições do Sistema CFT/CRT.

Comissão Eleitoral dá início ao processo eleitoral para a composição das Comissões Permanentes de 2022

Constituição das Comissões Permanentes – A diretora administrativa Sandra Zamboli Fontana procedeu à leitura da minuta da deliberação que dispõe sobre o regulamento da eleição dos membros das Comissões Permanentes no âmbito do CRT-SP que, submetida à votação, também foi aprovada.

O processo eleitoral teve início com a instituição da Comissão Eleitoral, coordenada pelo gerente geral e de planejamento estratégico Mesaque Araújo da Silva, acompanhado do assessor de projetos especiais Adalto Pinto e pelo procurador jurídico Mateus Rabelo, uma vez que ao menos um integrante deve ser da área jurídica. Assim, democraticamente por sistema eletrônico, foram eleitos e empossados os conselheiros integrantes das Comissões Permanentes de 2022, ficando assim constituídas:

COMISSÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL
Eleitos: Mateus Amauri Alves dos Santos, Evanildo Cherobim Camaforte, João de Souza Pinto, José Tadeu de Aguiar Pio e Leonardo Breviglieri

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO E ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
Eleitos: Carlos Roberto Alves, José Antonio Campos, Adevandro Benedito Olmeda, Daiana Aparecida Romanini Zanon Terêncio e Reinaldo Roque Nunes

COMISSÃO DE ÉTICA PROFISSIONAL
Eleitos: Adão Roberto Ricci, João Batista dos Reis, Rafael da Silva, Claudemir Roque da Costa e Valter Casarri

COMISSÃO DE TOMADA DE CONTAS E ORÇAMENTO
Eleitos: Nilson José Alves, Agostinho Ferreira Gomes, Altamar Antunes Alves, Paulo Eduardo Finhane Trigo e Valter Casarri

COMISSÃO DE FISCALIZAÇÃO
Eleitos: Cláudio Roberto Marques, Helio Shogo Tanaka, Marco Aurélio da Costa, Adevandro Benedito Olmeda e Monique Fernanda Xavier

Com inversão de pauta, também foram analisados alguns processos éticos – sob sigilo, em conformidade com o Regimento Interno. E, após manifestações finais dos conselheiros, o presidente Gilberto Takao Sakamoto declarou encerrada a 33ª Sessão Plenária Ordinária. As fotos estão disponíveis na galeria de imagens no site www.crtsp.gov.br; ou, clicando aqui.

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No dia 17 de janeiro o Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP) realizou a 33ª Sessão Plenária Ordinária – primeira de 2022 – novamente de forma mista, com um grupo de participantes presencialmente no Nikkey Palace Hotel em São Paulo e parte em ambiente remoto. Exceção ao vice-presidente José Avelino Rosa, ausente por representar o conselho no Fórum de Presidentes do Sistema CFT/CRT em Brasília, os demais integrantes da diretoria executiva compuseram a mesa de trabalho: Gilberto Takao Sakamoto, presidente; Sandra Zamboli Fontana, diretora administrativa; Pedro Carlos Valcante, diretor financeiro; e Rubens dos Santos, diretor de fiscalização e normas.

Com a verificação do quórum regimental e a execução do Hino Nacional Brasileiro, o presidente Gilberto Takao Sakamoto deu início às atividades relatando a inauguração do primeiro escritório regional do CRT-SP na região de Campinas, mais precisamente em Americana, com o objetivo de descentralizar e dinamizar o atendimento aos técnicos e à sociedade; acrescentou que várias autoridades da região prestigiaram o evento – entre eles, o prefeito local Francisco Antonio Sardelli. Pelo Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT), compareceram o presidente Wilson Wanderlei Vieira, o vice-presidente José Carlos Coutinho, e o diretor de fiscalização e normas Bernardino José Gomes. Na sequência, passou a palavra ao conselheiro federal Valdivino Alves de Carvalho que, remotamente, teceu elogios à equipe do CRT-SP pelo brilhante trabalho que está sendo realizado.

Dispensada a leitura por ter sido encaminhada previamente aos conselheiros, a ata da 32ª Sessão Plenária Ordinária, realizada em 20 de dezembro de 2021, foi colocada em votação e aprovada pela maioria dos conselheiros presentes. Nos comunicados da mesa, Sandra Zamboli Fontana expôs os principais ofícios e comunicações recebidas e expedidas; entre os quais, a solicitação, por parte do CFT, do arquivo editável do livro “Legislação Técnica – Guia de Consulta e Orientação para os Técnicos Industriais (2ª Edição/2021)”, recentemente lançado e tido como exemplo por outros conselhos para a divulgação das atribuições profissionais dos técnicos.

Nos comunicados dos conselheiros, manifestaram-se pela ordem, Wilson Wanderlei Vieira Junior e Marco Aurélio da Costa, que elogiou a conquista do CRT-SP para os Técnicos em Mecânica junto ao Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (DETRAN-SP); em tempo, no dia 13 de dezembro de 2021 o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) baixou a Resolução CONTRAN nº 881/2021 alterando a Resolução CONTRAN nº 611/2016, de maneira a garantir que os profissionais em questão emitam o Termo de Responsabilidade Técnica (TRT) como responsáveis técnicos em empresas de desmanche de veículos automotores.

Ordem do dia – Com a leitura do relato de vistas por parte do conselheiro Wilson Wanderlei Vieira Junior e posteriores esclarecimentos do gerente geral e de planejamento estratégico Mesaque Araújo da Silva, o plenário aprovou as contas do mês de novembro de 2021. As atividades prosseguiram com os relatos de vistas apresentados respectivamente pelos conselheiros Rafael da Silva e Wilson Wanderlei Vieira Junior, referentes a um processo, previamente analisado pela Comissão do Exercício Profissional envolvendo um Técnico em Eletroeletrônica e Eletrônica, que solicita reconhecimento pleno de suas atribuições na área de eletrotécnica sob a alegação de, no antigo conselho que abarcava os técnicos, já exercer atividades dessa natureza. Em votação, o plenário deliberou por garantir-lhe atribuições plenas concernentes à eletrotécnica.

Em seguida, os coordenadores de cada Grupo de Trabalho e da Comissão Especial de Inadimplência apresentaram um breve relatório dos trabalhos realizados ao longo de 2021: José Antonio Campos, pela Comissão Especial de Inadimplência; Monique Fernanda Xavier, pelo GT de Valorização Profissional da Mulher; Cláudio Roberto Marques, pelo GT para Revisão do Regimento Interno; Paulo Eduardo Finhane Trigo, pelo GT de Associações; Leonardo Breviglieri, pelo GT para Avaliação da Aquisição da Futura Sede do CRT-SP; e Daiana Aparecida Romanini Zanon Terêncio, pelo GT para Análise das Modalidades Técnicas Industriais Avocadas por Outros Conselhos. Quanto ao GT de Inclusão do Técnico Industrial no Mercado de Trabalho, o conselheiro Marco Aurélio da Costa já havia apresentando seu relatório na sessão anterior. Foi deliberado, por votação unânime, que três grupos continuarão as atividades por mais seis meses: GT de Valorização Profissional da Mulher, GT para Análise das Modalidades Técnicas Industriais Avocadas por Outros Conselhos e GT de Inclusão do Técnico Industrial no Mercado de Trabalho. Por sua vez, a constituição da Comissão Especial de Inadimplência será reanalisada; e no que concerne ao GT para Revisão do Regimento Interno, as atividades devem prosseguir no segundo semestre após as eleições do Sistema CFT/CRT.

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COMISSÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL
Eleitos: Mateus Amauri Alves dos Santos, Evanildo Cherobim Camaforte, João de Souza Pinto, José Tadeu de Aguiar Pio e Leonardo Breviglieri

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO E ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
Eleitos: Carlos Roberto Alves, José Antonio Campos, Adevandro Benedito Olmeda, Daiana Aparecida Romanini Zanon Terêncio e Reinaldo Roque Nunes

COMISSÃO DE ÉTICA PROFISSIONAL
Eleitos: Adão Roberto Ricci, João Batista dos Reis, Rafael da Silva, Claudemir Roque da Costa e Valter Casarri

COMISSÃO DE TOMADA DE CONTAS E ORÇAMENTO
Eleitos: Nilson José Alves, Agostinho Ferreira Gomes, Altamar Antunes Alves, Paulo Eduardo Finhane Trigo e Valter Casarri

COMISSÃO DE FISCALIZAÇÃO
Eleitos: Cláudio Roberto Marques, Helio Shogo Tanaka, Marco Aurélio da Costa, Adevandro Benedito Olmeda e Monique Fernanda Xavier

Com inversão de pauta, também foram analisados alguns processos éticos – sob sigilo, em conformidade com o Regimento Interno. E, após manifestações finais dos conselheiros, o presidente Gilberto Takao Sakamoto declarou encerrada a 33ª Sessão Plenária Ordinária. As fotos estão disponíveis na galeria de imagens no site www.crtsp.gov.br; ou, clicando aqui.

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