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38ª Sessão Plenária Ordinária do CRT-SP, realizada de forma híbrida no Nikkey Palace Hotel em 20 de junho de 2022
Desde que o Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP) compôs seu primeiro plenário deliberativa no início de 2019, foram realizadas 37 Sessões Plenárias Ordinárias: primeiramente presenciais e, com a deflagração da pandemia de coronavírus (COVID-19), remotas e de forma híbrida. A 38ª Sessão Plenária Ordinária – última antes da posse dos novos conselheiros – aconteceu no Nikkey Palace Hotel em São Paulo em 20 de junho de 2022, com a presença do presidente Gilberto Takao Sakamoto na condução das atividades; da diretora administrativa Sandra Zamboli Fontana; do diretor financeiro Pedro Carlos Valcante; e do diretor de fiscalização e normas Rubens dos Santos. Vice-presidente, José Avelino Rosa participou virtualmente por ter testado positivo.
Após a verificação do quórum e execução do Hino Nacional Brasileiro, o plenário aprovou duas atas por unanimidade: a da 37ª Sessão Plenária Ordinária, realizada em 23 de maio; e a da 6ª Sessão Plenária Extraordinária, ocorrida em 02 de junho de 2022. Nos comunicados da mesa, entre correspondências recebidas e expedidas Sandra Zamboli Fontana reiterou sobre a participação do CRT-SP no 1º Congresso Brasileiro de Condomínios (COBRACON), que acontece nos dias 22 e 23 de junho no Centro de Convenções Frei Caneca em São Paulo. “É importante que vocês participem e divulguem, pois será apresentada a plataforma online Técnico que Faz, desenvolvida para conectar os técnicos com empresas e a sociedade em geral, gerando muitas oportunidades para os técnicos que prestam serviços em condomínios residenciais e comerciais”, expôs.
Seguiram-se os comunicados dos conselheiros com os coordenadores e coordenadores adjuntos tiveram explanando sobre as atividades desenvolvidas pelas comissões permanentes e grupos de trabalho constituídos no âmbito do CRT-SP para fins diversos: Monique Fernanda Xavier, coordenadora do GT de Valorização Profissional da Mulher; Cláudio Roberto Marques, coordenador da Comissão de Fiscalização; Leonardo Breviglieri, coordenador da Comissão do Exercício Profissional e do GT para Avaliação da Aquisição da Futura Sede do CRT-SP; José Antonio Campos, coordenador da Comissão de Educação e Atribuições Profissionais; Marco Aurélio da Costa, coordenador do GT de Inclusão do Técnico Industrial no Mercado de Trabalho; Claudemir Roque da Costa, coordenador adjunto da Comissão de Ética Profissional e coordenador do GP de Valorização Profissional e Conformidade à Adimplência; Daiana Romanini, coordenadora do GT para Análise das Modalidades Técnicas Industriais Avocadas por Outros Conselhos; e Paulo Eduardo Finhane Trigo, coordenador da Comissão de Tomada de Contas e Orçamento. Após a leitura de seus relatórios, foi apresentado um vídeo elaborado com a cooperação do setor de comunicação, com diversos exemplos de mulheres que atuam no setor técnico.
Destaque, ainda, nos comunicados dos conselheiros, para informações trazidas pelo conselheiro João Batista dos Reis, como a conclusão das obras do trecho de serra da Rodovia dos Tamoios, que liga o Vale do Paraíba ao Litoral Norte, que empregou um enorme contingente de profissionais técnicos; sobretudo, da área de agrimensura para os trabalhos topográficos. Ele também teceu agradecimentos à diretora administrativa Sandra Zamboli Fontana pelos trabalhos no conselho ao longo da gestão.
Ordem do dia – Após a pausa para o almoço, as atividades reiniciaram com a apresentação do contador Odair Dutra detalhando as contas relativas ao mês de maio de 2022, seguido da leitura do parecer fundamentado da Comissão de Tomada de Contas e Orçamento apresentado pelo coordenador adjunto Agostinho Ferreira Gomes. Em votação plenária, as contas do período foram aprovadas pelo plenário. “Estou atento em relação às contas e não tenho dúvidas de que os recursos advindos dos técnicos vêm sendo muito bem empregado por essa entidade, cuja gestão é irretocável”, opina o conselheiro Marco Aurélio da Costa.
Em outro item da pauta, foi apresentada a minuta de deliberação que prevê a alteração de valores para diárias, jetons e quilômetros rodados para deslocamento terrestre, amparado num estudo extensivo realizado pelo vice-presidente José Avelino Rosa, considerando aumento no preço dos combustíveis, despesas gerais com manutenção de veículo, bem como o índice de inflação apurado no período de 2019 a 2022. Com extensas considerações dos conselheiros Marco Aurélio da Costa e Rafael da Silva e explicações – com base legal – do advogado Nivaldo José Bosio, assessor da presidência, a minuta elaborada pela diretoria executiva foi aprovada sem alterações; no entanto, deverá ser constituída uma comissão especial para uma nova análise, com a participação dos conselheiros mencionados.
A sessão prosseguiu com a apreciação e votação de vários processos oriundos da Comissão do Exercício Profissional. E entre os assuntos de interesse geral, o conselheiro Carlos José Alves de Almeida agradeceu pelo período de aprendizado no conselho; mesma linha de Nilson José Alves e Marco Aurélio da Costa – ambos foram eleitos para a próxima gestão. Ao final do presidente Gilberto Takao Sakamoto também enalteceu o trabalho de todos em construir um conselho inovador em defesa da sociedade e focado na valorização da profissão. “Queremos que a sociedade reconheça o técnico por seu valor e pelo
quanto ele contribui para o desenvolvimento do país. Queremos tornar o técnico protagonista quando falamos em engenharia; para isso, temos que quebrar paradigmas e contamos com todos para fazer desse projeto uma realidade”, salienta para concluir com uma frase bastante altruísta: “Muitas vezes divergimos de opinião, mas nunca somos inimigos”.
As fotos da 38ª Sessão Plenária Ordinária do CRT-SP estão disponíveis na galeria de imagens do site www.crtsp.gov.br; ou, clicando aqui.
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38ª Sessão Plenária Ordinária do CRT-SP, realizada de forma híbrida no Nikkey Palace Hotel em 20 de junho de 2022
Desde que o Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP) compôs seu primeiro plenário deliberativa no início de 2019, foram realizadas 37 Sessões Plenárias Ordinárias: primeiramente presenciais e, com a deflagração da pandemia de coronavírus (COVID-19), remotas e de forma híbrida. A 38ª Sessão Plenária Ordinária – última antes da posse dos novos conselheiros – aconteceu no Nikkey Palace Hotel em São Paulo em 20 de junho de 2022, com a presença do presidente Gilberto Takao Sakamoto na condução das atividades; da diretora administrativa Sandra Zamboli Fontana; do diretor financeiro Pedro Carlos Valcante; e do diretor de fiscalização e normas Rubens dos Santos. Vice-presidente, José Avelino Rosa participou virtualmente por ter testado positivo.
Após a verificação do quórum e execução do Hino Nacional Brasileiro, o plenário aprovou duas atas por unanimidade: a da 37ª Sessão Plenária Ordinária, realizada em 23 de maio; e a da 6ª Sessão Plenária Extraordinária, ocorrida em 02 de junho de 2022. Nos comunicados da mesa, entre correspondências recebidas e expedidas Sandra Zamboli Fontana reiterou sobre a participação do CRT-SP no 1º Congresso Brasileiro de Condomínios (COBRACON), que acontece nos dias 22 e 23 de junho no Centro de Convenções Frei Caneca em São Paulo. “É importante que vocês participem e divulguem, pois será apresentada a plataforma online Técnico que Faz, desenvolvida para conectar os técnicos com empresas e a sociedade em geral, gerando muitas oportunidades para os técnicos que prestam serviços em condomínios residenciais e comerciais”, expôs.
Seguiram-se os comunicados dos conselheiros com os coordenadores e coordenadores adjuntos tiveram explanando sobre as atividades desenvolvidas pelas comissões permanentes e grupos de trabalho constituídos no âmbito do CRT-SP para fins diversos: Monique Fernanda Xavier, coordenadora do GT de Valorização Profissional da Mulher; Cláudio Roberto Marques, coordenador da Comissão de Fiscalização; Leonardo Breviglieri, coordenador da Comissão do Exercício Profissional e do GT para Avaliação da Aquisição da Futura Sede do CRT-SP; José Antonio Campos, coordenador da Comissão de Educação e Atribuições Profissionais; Marco Aurélio da Costa, coordenador do GT de Inclusão do Técnico Industrial no Mercado de Trabalho; Claudemir Roque da Costa, coordenador adjunto da Comissão de Ética Profissional e coordenador do GP de Valorização Profissional e Conformidade à Adimplência; Daiana Romanini, coordenadora do GT para Análise das Modalidades Técnicas Industriais Avocadas por Outros Conselhos; e Paulo Eduardo Finhane Trigo, coordenador da Comissão de Tomada de Contas e Orçamento. Após a leitura de seus relatórios, foi apresentado um vídeo elaborado com a cooperação do setor de comunicação, com diversos exemplos de mulheres que atuam no setor técnico.
Destaque, ainda, nos comunicados dos conselheiros, para informações trazidas pelo conselheiro João Batista dos Reis, como a conclusão das obras do trecho de serra da Rodovia dos Tamoios, que liga o Vale do Paraíba ao Litoral Norte, que empregou um enorme contingente de profissionais técnicos; sobretudo, da área de agrimensura para os trabalhos topográficos. Ele também teceu agradecimentos à diretora administrativa Sandra Zamboli Fontana pelos trabalhos no conselho ao longo da gestão.
Ordem do dia – Após a pausa para o almoço, as atividades reiniciaram com a apresentação do contador Odair Dutra detalhando as contas relativas ao mês de maio de 2022, seguido da leitura do parecer fundamentado da Comissão de Tomada de Contas e Orçamento apresentado pelo coordenador adjunto Agostinho Ferreira Gomes. Em votação plenária, as contas do período foram aprovadas pelo plenário. “Estou atento em relação às contas e não tenho dúvidas de que os recursos advindos dos técnicos vêm sendo muito bem empregado por essa entidade, cuja gestão é irretocável”, opina o conselheiro Marco Aurélio da Costa.
Em outro item da pauta, foi apresentada a minuta de deliberação que prevê a alteração de valores para diárias, jetons e quilômetros rodados para deslocamento terrestre, amparado num estudo extensivo realizado pelo vice-presidente José Avelino Rosa, considerando aumento no preço dos combustíveis, despesas gerais com manutenção de veículo, bem como o índice de inflação apurado no período de 2019 a 2022. Com extensas considerações dos conselheiros Marco Aurélio da Costa e Rafael da Silva e explicações – com base legal – do advogado Nivaldo José Bosio, assessor da presidência, a minuta elaborada pela diretoria executiva foi aprovada sem alterações; no entanto, deverá ser constituída uma comissão especial para uma nova análise, com a participação dos conselheiros mencionados.
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