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47ª Sessão Plenária Ordinária do CRT-SP, realizada no Nikkey Palace Hotel em São Paulo
No dia 27 de março de 2023, o plenário do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP) reuniu-se no Nikkey Palace Hotel, em regime híbrido – presencial e remoto –, para a 47ª Sessão Plenária Ordinária, com a participação de todos os membros da diretoria executiva: o presidente Gilberto Takao Sakamoto, o vice-presidente José Avelino Rosa, o diretor administrativo Welington Guilherme Rezende, o diretor financeiro Pedro Carlos Valcante, e o diretor de fiscalização e normas Rubens dos Santos. O Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) esteve representado pelo Solomar Pereira Rockembach, o diretor financeiro José Carlos Coutinho, o diretor de fiscalização e normas Bernardino José Gomes, e o diretor administrativo Valdivino Alves de Carvalho. Da parte do Conselho Regional dos Técnicos Industriais de Minas Gerais (CRT-MG), compareceram o presidente Nilson da Silva Rocha e a conselheira federal Deise Lopes de Carvalho; do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Rio de Janeiro (CRT-RJ), estavam o vice-presidente Olindino Cerqueira de Sousa, e o diretor administrativo Luiz Sérgio Nóbrega de Oliveira; e o Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 1ª Região (CRT-01) esteve representado pela suplente de conselheira Roseli Brito Sobrinho Rebouças. Destaque também para o conselheiro federal Narciso Donizete Fontana, representante do CRT-SP no plenário federal; e, posteriormente, o cerimonial registrou a presença do presidente do Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 3ª Região (CRT-03), Jessé Barbosa Lira; do presidente da Federação Nacional dos Técnicos Industriais (FENTEC), Wilson Wanderlei Vieira; e do vice-presidente do Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 2ª Região (CRT-02), José Alfran de Lima.
Com a confirmação do quórum regimental e a execução do Hino Nacional Brasileiro, o presidente Gilberto Takao Sakamoto agradeceu aos participantes pela presença e comunicou, de antemão, que o CRT-SP tem como meta ministrar palestras orientativas em mil escolas técnicas no estado até o final do ano, impactando aproximadamente 20 mil alunos. “Também estamos trabalhando junto ao Corpo de Bombeiros para a disponibilização de um curso de especialização para os técnicos habilitados em projetos de segurança para combate a incêndio; e com Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA), voltado ao setor de climatização e refrigeração”, acrescenta.
Convidado para compor a mesa solene, Solomar Pereira Rockembach destacou que o Sistema CFT/CRT já emitiu mais de 4 milhões de Termos de Responsabilidade Técnica (TRTs), sinal de que “os técnicos estão exercendo na plenitude o que lhes é de direito” – são suas palavras. “Temos o compromisso de valorizar nossos profissionais e vocês, de São Paulo, contribuem muito nessa caminhada; quiçá, um dia seremos o maior conselho do país”, ressalta.
Submetida à votação, a ata da 46ª Sessão Plenária Ordinária, realizada em 27 de fevereiro de 2023, foi aprovada por unanimidade. Na sequência, foram apresentadas as principais correspondências recebidas e expedidas pelo diretor administrativo; e nos comunicados dos conselheiros, manifestaram-se pela ordem: João Batista dos Reis, Evanildo Cherobim Camaforte, Adevandro Benedito Olmeda, Danilo dos Santos Santana, Moises Geraldo da Silva e Reinaldo Roque Nunes, com elogios à atual gestão e solicitações que tendem a beneficiar os técnicos em suas demandas profissionais. Técnico em Eletrotécnica, Moises Geraldo da Silva propôs, por exemplo, a análise para disponibilização de cursos de especialização técnica em Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA); em manutenção de elevadores, escadas rolantes e plataformas; e em projetos de padrão de entrada de energia. “São ações fundamentais para, primeiramente, garantir a segurança das pessoas e das estruturas em casos de tempestades elétricas; garantir a segurança dos usuários e o bom funcionamento desses equipamentos; e na capacitação de profissionais na elaboração de projetos elétricos para a entrada de energia nas edificações, seguindo as normas técnicas e regulamentações em vigor”, explica o conselheiro, convicto de que esses cursos contribuirão significativamente na prevenção de acidentes e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Coordenadores de comissões permanentes e grupos de trabalho também tiveram espaço para um breve relato das atividades de cada pasta: Leonardo Breviglieri, pela Comissão de Fiscalização; João Batista dos Reis, pela Comissão de Educação e Atribuições Profissionais; Paulo Eduardo Finhane Trigo, pela Comissão de Ética Profissional; Altamar Antunes Alves, pela Comissão de Tomada de Contas e Orçamento; Cláudio Roberto Marques, pelo Grupo de Trabalho para Continuidade da Revisão do Regimento Interno do CRT-SP; e Adriano Simões de Oliveira, pelo Grupo de Trabalho de Eletrotécnica.
Antes da pausa para almoço, o gerente de departamento técnico Rubens de Campos – acompanhado dos supervisores de fiscalização Shiro Kitagawa Filho e Tiago Nascimento Sartori Sales –, apresentou resumidamente a dinâmica do setor de fiscalização, destacando a infraestrutura, preparação e execução das diligências, programação e os resultados alcançados. Por sua vez, o gerente de departamento de gestão Mesaque Araújo da Silva explanou sobre as orientações do Tribunal de Contas da União (TCU) no que tangem ao
Acórdão nº 395/2023, da Fiscalização de Orientação Centralizada (FOC), espécie de grupo que tem por missão “aprimorar a administração pública em benefício da sociedade por meio do controle externo”.
Ordem do dia – No primeiro item da ordem do dia, o conselheiro Altamar Antunes Alves apresentou relato acerca de um processo analisado pela Comissão de Educação e Atribuições Profissionais, referente ao requerimento, por parte de um profissional, para execução de atividades de eletrotécnica com base no artigo 9º da Resolução CFT nº 121/2020, que define as atribuições dos Técnicos em Eletromecânica, considerando os direitos individuais adquiridos anteriores à sua publicação. Submetida à deliberação plenária, a maioria dos conselheiros votou pelo arquivamento do processo.
Apresentadas pelo contador Odair Dutra, as contas referentes ao mês de fevereiro de 2023 foram aprovadas conforme leitura do parecer fundamentado pelo conselheiro Altamar Antunes Alves, coordenador da Comissão de Tomada de Contas e Orçamento.
Foi também constituído e aprovado o Grupo de Trabalho para Avaliação da Aquisição de Imóvel para o CRT-SP, formado pelos conselheiros: João Batista dos Reis, Leonardo Breviglieri, Nilson José Alves, Paulo Eduardo Finhane Trigo e Valter Casarri. Entre os justificativa que dão embasamento para a compra de mais um imóvel, estão a necessidade de estruturar cada vez mais o conselho para seu devido funcionamento, o aumento do número de funcionários, e para prover melhores condições de trabalho, com mais espaço e distanciamento social.
Nas considerações finais, o presidente Gilberto Takao Sakamoto convidou a todos para participarem do evento “Mulheres Técnicas Empreendedoras”, que acontece na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-SP), no dia 27 de março de 2023 a partir das 9 horas.
As fotos da 47ª Sessão Plenária Ordinária estão disponíveis na galeria de imagens do site www.crtsp.gov.br; ou, clicando aqui.
Texto: JD Morbidelli
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47ª Sessão Plenária Ordinária do CRT-SP, realizada no Nikkey Palace Hotel em São Paulo
No dia 27 de março de 2023, o plenário do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP) reuniu-se no Nikkey Palace Hotel, em regime híbrido – presencial e remoto –, para a 47ª Sessão Plenária Ordinária, com a participação de todos os membros da diretoria executiva: o presidente Gilberto Takao Sakamoto, o vice-presidente José Avelino Rosa, o diretor administrativo Welington Guilherme Rezende, o diretor financeiro Pedro Carlos Valcante, e o diretor de fiscalização e normas Rubens dos Santos. O Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) esteve representado pelo Solomar Pereira Rockembach, o diretor financeiro José Carlos Coutinho, o diretor de fiscalização e normas Bernardino José Gomes, e o diretor administrativo Valdivino Alves de Carvalho. Da parte do Conselho Regional dos Técnicos Industriais de Minas Gerais (CRT-MG), compareceram o presidente Nilson da Silva Rocha e a conselheira federal Deise Lopes de Carvalho; do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Rio de Janeiro (CRT-RJ), estavam o vice-presidente Olindino Cerqueira de Sousa, e o diretor administrativo Luiz Sérgio Nóbrega de Oliveira; e o Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 1ª Região (CRT-01) esteve representado pela suplente de conselheira Roseli Brito Sobrinho Rebouças. Destaque também para o conselheiro federal Narciso Donizete Fontana, representante do CRT-SP no plenário federal; e, posteriormente, o cerimonial registrou a presença do presidente do Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 3ª Região (CRT-03), Jessé Barbosa Lira; do presidente da Federação Nacional dos Técnicos Industriais (FENTEC), Wilson Wanderlei Vieira; e do vice-presidente do Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 2ª Região (CRT-02), José Alfran de Lima.
Com a confirmação do quórum regimental e a execução do Hino Nacional Brasileiro, o presidente Gilberto Takao Sakamoto agradeceu aos participantes pela presença e comunicou, de antemão, que o CRT-SP tem como meta ministrar palestras orientativas em mil escolas técnicas no estado até o final do ano, impactando aproximadamente 20 mil alunos. “Também estamos trabalhando junto ao Corpo de Bombeiros para a disponibilização de um curso de especialização para os técnicos habilitados em projetos de segurança para combate a incêndio; e com Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA), voltado ao setor de climatização e refrigeração”, acrescenta.
Convidado para compor a mesa solene, Solomar Pereira Rockembach destacou que o Sistema CFT/CRT já emitiu mais de 4 milhões de Termos de Responsabilidade Técnica (TRTs), sinal de que “os técnicos estão exercendo na plenitude o que lhes é de direito” – são suas palavras. “Temos o compromisso de valorizar nossos profissionais e vocês, de São Paulo, contribuem muito nessa caminhada; quiçá, um dia seremos o maior conselho do país”, ressalta.
Submetida à votação, a ata da 46ª Sessão Plenária Ordinária, realizada em 27 de fevereiro de 2023, foi aprovada por unanimidade. Na sequência, foram apresentadas as principais correspondências recebidas e expedidas pelo diretor administrativo; e nos comunicados dos conselheiros, manifestaram-se pela ordem: João Batista dos Reis, Evanildo Cherobim Camaforte, Adevandro Benedito Olmeda, Danilo dos Santos Santana, Moises Geraldo da Silva e Reinaldo Roque Nunes, com elogios à atual gestão e solicitações que tendem a beneficiar os técnicos em suas demandas profissionais. Técnico em Eletrotécnica, Moises Geraldo da Silva propôs, por exemplo, a análise para disponibilização de cursos de especialização técnica em Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA); em manutenção de elevadores, escadas rolantes e plataformas; e em projetos de padrão de entrada de energia. “São ações fundamentais para, primeiramente, garantir a segurança das pessoas e das estruturas em casos de tempestades elétricas; garantir a segurança dos usuários e o bom funcionamento desses equipamentos; e na capacitação de profissionais na elaboração de projetos elétricos para a entrada de energia nas edificações, seguindo as normas técnicas e regulamentações em vigor”, explica o conselheiro, convicto de que esses cursos contribuirão significativamente na prevenção de acidentes e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Coordenadores de comissões permanentes e grupos de trabalho também tiveram espaço para um breve relato das atividades de cada pasta: Leonardo Breviglieri, pela Comissão de Fiscalização; João Batista dos Reis, pela Comissão de Educação e Atribuições Profissionais; Paulo Eduardo Finhane Trigo, pela Comissão de Ética Profissional; Altamar Antunes Alves, pela Comissão de Tomada de Contas e Orçamento; Cláudio Roberto Marques, pelo Grupo de Trabalho para Continuidade da Revisão do Regimento Interno do CRT-SP; e Adriano Simões de Oliveira, pelo Grupo de Trabalho de Eletrotécnica.
Antes da pausa para almoço, o gerente de departamento técnico Rubens de Campos – acompanhado dos supervisores de fiscalização Shiro Kitagawa Filho e Tiago Nascimento Sartori Sales –, apresentou resumidamente a dinâmica do setor de fiscalização, destacando a infraestrutura, preparação e execução das diligências, programação e os resultados alcançados. Por sua vez, o gerente de departamento de gestão Mesaque Araújo da Silva explanou sobre as orientações do Tribunal de Contas da União (TCU) no que tangem ao
Acórdão nº 395/2023, da Fiscalização de Orientação Centralizada (FOC), espécie de grupo que tem por missão “aprimorar a administração pública em benefício da sociedade por meio do controle externo”.
Ordem do dia – No primeiro item da ordem do dia, o conselheiro Altamar Antunes Alves apresentou relato acerca de um processo analisado pela Comissão de Educação e Atribuições Profissionais, referente ao requerimento, por parte de um profissional, para execução de atividades de eletrotécnica com base no artigo 9º da Resolução CFT nº 121/2020, que define as atribuições dos Técnicos em Eletromecânica, considerando os direitos individuais adquiridos anteriores à sua publicação. Submetida à deliberação plenária, a maioria dos conselheiros votou pelo arquivamento do processo.
Apresentadas pelo contador Odair Dutra, as contas referentes ao mês de fevereiro de 2023 foram aprovadas conforme leitura do parecer fundamentado pelo conselheiro Altamar Antunes Alves, coordenador da Comissão de Tomada de Contas e Orçamento.
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