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54ª Sessão Plenária Ordinária do CRT-SP, realizada no Parque Tecnológico São José dos Campos
No dia 26 de outubro de 2023, um dia após a realização do evento “Inovação e Valoração Profissional Técnica”, o Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP) reuniu-se para a 54ª Sessão Plenária Ordinária no Parque Tecnológico São José dos Campos (PqTec), conduzida pelo presidente, Gilberto Takao Sakamoto, que compôs e mesa de trabalho com o diretor administrativo, Welington Guilherme Rezende; o diretor financeiro, Pedro Carlos Valcante; o diretor de fiscalização e normas, Rubens dos Santos; e, virtualmente, o vice-presidente, José Avelino Rosa. Destaque, entre os presentes no auditório, para o suplente de conselheiro federal, Sérgio Pascoal Teixeira.
Nas considerações iniciais, o presidente destacou o evento do dia anterior, que reuniu dezenas de representantes de empresas da região; e agradeceu ao gestor e coordenador de infraestrutura do PqTec, Cláudio da Silva Correa, pelo pronto atendimento ao conselho e por ceder graciosamente o espaço para a realização da sessão plenária. Após a leitura “missão, visão e valores”, que norteia o planejamento estratégico do Sistema CFT/CRT até 2030, e a execução do Hino Nacional Brasileiro, foi aprovada a ata da 53ª Sessão Plenária Ordinária, realizada em 25 de setembro de 2023. Seguiram-se os comunicados da mesa trazidos pelo diretor administrativo e, na sequência, vários conselheiros fizeram uso da palavra: Adriano Simões de Oliveira, coordenador do Grupo de Trabalho de Eletrotécnica, destacou a reunião realizada com representantes da Centrão Postes Indústria e Comércio, empresa homologada pelas concessionárias de energia para fornecimento de postes de rede elétrica; Sidney de Souza Junior, coordenador da Comissão de Exercício Profissional, comentou sobre a análise de relatos de processos complexos analisados por conselheiros relatores e encaminhamento às devidas comissões – fiscalização e, posteriormente, ética, se for o caso –; Evanildo Cherobim Camaforte pontuou sobre eventos realizados na região de Bauru, com a presença de representantes do conselho; João Batista dos Reis, morador de São José dos Campos, compartilhou dados socioeconômicos do município e do PqTec; Isaque Natanael Silveira Perotti lembrou da live promovida pelo canal Fala Refrigerista, transmitida pelo YouTube, com a participação do diretor administrativo do CRT-SP e do diretor de fiscalização e normas do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT), Bernardino José Gomes; e Marco Aurélio da Costa elogiou a realização da plenária num “ambiente motivador e inovador”, e comunicou sobre sua visita a empresas e laboratórios do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), alocados no PqTec.
Em continuidade ao trabalho, os representantes regionais do CRT-SP – Técnico em Eletrotécnica, Carlos Tobias Lima Filho; Técnico em Mecatrônica e Eletrotécnica, Christian Almeida da Costa; e Técnico em Eletrotécnica e Edificações, Isac José de Faria – foram homenageados pelos serviços voluntários, por meio de TRT Solidário, realizados em São Sebastião, por ocasião do estado de calamidade pública decretado em decorrência das chuvas do mês de fevereiro. “Eu me sinto honrado em ver a força do nosso conselho”, disse Carlos Tobias Lima Filho, acrescentando que trabalhos dessa natureza precisam de continuidade.
Ordem do dia – Considerando a complexidade de dois itens da pauta – Programação Orçamentária do CRT-SP de 2024 e Planejamento Estratégico com os seus Desdobramentos Táticos na forma dos Planos de Ação do CRT-SP de 2024 –, que requerem mais tempo para discussão, bem como para atendimento dos prazos previstos na Resolução CFT nº 196/2022, eles foram retirados de pauta e serão deliberados em sessão plenária de caráter extraordinária, em 1º de novembro.
Em prosseguimento, os conselheiros aprovaram as contas referentes ao mês de agosto, seguindo a recomendação do parecer da Comissão de Tomada de Contas e Orçamento, e considerando que o conselheiro vistor, Marco Aurélio da Costa, não apresentou seu relato de vistas – ele desculpou-se perante o plenário e adiantou o voto pela abstenção. O contador, Odair Dutra, expôs o balancete detalhado do mês de setembro, com apresentação das receitas e despesas apuradas no período; e o coordenador da Comissão de Tomada de Contas de Orçamento, Isaque Natanael Silveira Perotti, procedeu à leitura do parecer fundamentado favorável à aprovação. Manifestaram-se os conselheiros Marco Aurélio da Costa e Rafael da Silva e, após muita discussão, as contas foram submetidas à votação e aprovadas pela maioria do plenário.
Assessor da presidência, Mesaque Araújo da Silva fez a apresentação do Relatório de Gestão Integrado do 3º Trimestre de 2023, elaborado com base no artigo 70 da Constituição federal, na Resolução CFT nº 196/2022 e em conformidade com as determinações do Tribunal de Contas da União (TCU). “Nossa equipe de fiscalização esteve em várias diligências de campo; em destaque, numa ação concentrada no Oeste Paulista, organizada pelo Escritório Regional de Bauru. Permitam-me reproduzir o depoimento do proprietário de uma das empresas fiscalizadas: ‘Diferente de abordagens que presenciei de outros conselhos de classe, a fiscalização do CRT-SP foi flexível e agradável, pois ao invés de recebermos um representante da instituição com o objetivo de encontrar falhas e punir a empresa, como normalmente se espera nessas situações, recebemos um fiscal educado, paciente, disposto a ouvir e entender nosso contexto, para depois nos direcionar e agregar soluções à nossa gestão’. É essa a mensagem que queremos transmitir. Não estamos aqui para punir, mas para orientar, agregar, conscientizar os técnicos e os responsáveis por empresas o quanto é importante para a sociedade contar com profissionais capacitados e habilitados para o exercício da profissão”, traz a mensagem do presidente, que abre o documento. Em votação, após a leitura do parecer afirmativo da Comissão de Tomada de Contas e Orçamento, o Relatório de Gestão Integrado do 3º Trimestre de 2023 foi aprovado.
No último item da pauta, antes dos assuntos de interesse geral, também foi aprovada a antecipação da data da 55ª Sessão Plenária Ordinária, de 27 para 23 de novembro de 2023, sob a justificativa da realização do 2º Fórum de Boas Práticas dos Conselhos de Fiscalização Profissional, no dia 24 do mesmo mês. Para finalizar as atividades, José Avelino Rosa, agradeceu às ligações e inúmeras mensagens de apoio nesse período de recuperação de um problema de saúde; embora presencialmente afastado até a recuperação total, ele continua a serviço do conselho, cumprindo suas responsabilidades como vice-presidente, de forma remota.
As fotos da 54ª Sessão Plenária Ordinária do CRT-SP estão disponíveis na galeria de imagens do www.crtsp.gov.br; ou, clicando aqui.
Texto: JD Morbidelli
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54ª Sessão Plenária Ordinária do CRT-SP, realizada no Parque Tecnológico São José dos Campos
No dia 26 de outubro de 2023, um dia após a realização do evento “Inovação e Valoração Profissional Técnica”, o Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP) reuniu-se para a 54ª Sessão Plenária Ordinária no Parque Tecnológico São José dos Campos (PqTec), conduzida pelo presidente, Gilberto Takao Sakamoto, que compôs e mesa de trabalho com o diretor administrativo, Welington Guilherme Rezende; o diretor financeiro, Pedro Carlos Valcante; o diretor de fiscalização e normas, Rubens dos Santos; e, virtualmente, o vice-presidente, José Avelino Rosa. Destaque, entre os presentes no auditório, para o suplente de conselheiro federal, Sérgio Pascoal Teixeira.
Nas considerações iniciais, o presidente destacou o evento do dia anterior, que reuniu dezenas de representantes de empresas da região; e agradeceu ao gestor e coordenador de infraestrutura do PqTec, Cláudio da Silva Correa, pelo pronto atendimento ao conselho e por ceder graciosamente o espaço para a realização da sessão plenária. Após a leitura “missão, visão e valores”, que norteia o planejamento estratégico do Sistema CFT/CRT até 2030, e a execução do Hino Nacional Brasileiro, foi aprovada a ata da 53ª Sessão Plenária Ordinária, realizada em 25 de setembro de 2023. Seguiram-se os comunicados da mesa trazidos pelo diretor administrativo e, na sequência, vários conselheiros fizeram uso da palavra: Adriano Simões de Oliveira, coordenador do Grupo de Trabalho de Eletrotécnica, destacou a reunião realizada com representantes da Centrão Postes Indústria e Comércio, empresa homologada pelas concessionárias de energia para fornecimento de postes de rede elétrica; Sidney de Souza Junior, coordenador da Comissão de Exercício Profissional, comentou sobre a análise de relatos de processos complexos analisados por conselheiros relatores e encaminhamento às devidas comissões – fiscalização e, posteriormente, ética, se for o caso –; Evanildo Cherobim Camaforte pontuou sobre eventos realizados na região de Bauru, com a presença de representantes do conselho; João Batista dos Reis, morador de São José dos Campos, compartilhou dados socioeconômicos do município e do PqTec; Isaque Natanael Silveira Perotti lembrou da live promovida pelo canal Fala Refrigerista, transmitida pelo YouTube, com a participação do diretor administrativo do CRT-SP e do diretor de fiscalização e normas do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT), Bernardino José Gomes; e Marco Aurélio da Costa elogiou a realização da plenária num “ambiente motivador e inovador”, e comunicou sobre sua visita a empresas e laboratórios do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), alocados no PqTec.
Em continuidade ao trabalho, os representantes regionais do CRT-SP – Técnico em Eletrotécnica, Carlos Tobias Lima Filho; Técnico em Mecatrônica e Eletrotécnica, Christian Almeida da Costa; e Técnico em Eletrotécnica e Edificações, Isac José de Faria – foram homenageados pelos serviços voluntários, por meio de TRT Solidário, realizados em São Sebastião, por ocasião do estado de calamidade pública decretado em decorrência das chuvas do mês de fevereiro. “Eu me sinto honrado em ver a força do nosso conselho”, disse Carlos Tobias Lima Filho, acrescentando que trabalhos dessa natureza precisam de continuidade.
Ordem do dia – Considerando a complexidade de dois itens da pauta – Programação Orçamentária do CRT-SP de 2024 e Planejamento Estratégico com os seus Desdobramentos Táticos na forma dos Planos de Ação do CRT-SP de 2024 –, que requerem mais tempo para discussão, bem como para atendimento dos prazos previstos na Resolução CFT nº 196/2022, eles foram retirados de pauta e serão deliberados em sessão plenária de caráter extraordinária, em 1º de novembro.
Em prosseguimento, os conselheiros aprovaram as contas referentes ao mês de agosto, seguindo a recomendação do parecer da Comissão de Tomada de Contas e Orçamento, e considerando que o conselheiro vistor, Marco Aurélio da Costa, não apresentou seu relato de vistas – ele desculpou-se perante o plenário e adiantou o voto pela abstenção. O contador, Odair Dutra, expôs o balancete detalhado do mês de setembro, com apresentação das receitas e despesas apuradas no período; e o coordenador da Comissão de Tomada de Contas de Orçamento, Isaque Natanael Silveira Perotti, procedeu à leitura do parecer fundamentado favorável à aprovação. Manifestaram-se os conselheiros Marco Aurélio da Costa e Rafael da Silva e, após muita discussão, as contas foram submetidas à votação e aprovadas pela maioria do plenário.
Assessor da presidência, Mesaque Araújo da Silva fez a apresentação do Relatório de Gestão Integrado do 3º Trimestre de 2023, elaborado com base no artigo 70 da Constituição federal, na Resolução CFT nº 196/2022 e em conformidade com as determinações do Tribunal de Contas da União (TCU). “Nossa equipe de fiscalização esteve em várias diligências de campo; em destaque, numa ação concentrada no Oeste Paulista, organizada pelo Escritório Regional de Bauru. Permitam-me reproduzir o depoimento do proprietário de uma das empresas fiscalizadas: ‘Diferente de abordagens que presenciei de outros conselhos de classe, a fiscalização do CRT-SP foi flexível e agradável, pois ao invés de recebermos um representante da instituição com o objetivo de encontrar falhas e punir a empresa, como normalmente se espera nessas situações, recebemos um fiscal educado, paciente, disposto a ouvir e entender nosso contexto, para depois nos direcionar e agregar soluções à nossa gestão’. É essa a mensagem que queremos transmitir. Não estamos aqui para punir, mas para orientar, agregar, conscientizar os técnicos e os responsáveis por empresas o quanto é importante para a sociedade contar com profissionais capacitados e habilitados para o exercício da profissão”, traz a mensagem do presidente, que abre o documento. Em votação, após a leitura do parecer afirmativo da Comissão de Tomada de Contas e Orçamento, o Relatório de Gestão Integrado do 3º Trimestre de 2023 foi aprovado.
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