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5ª Sessão Plenária Ordinária do CRT-SP; fotos disponíveis no site www.crtsp.gov.br
Foi realizada no dia 16 de setembro de 2019 a 5ª Sessão Plenária Ordinária do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP), com comparecimento de 26 conselheiros titulares e um suplente, atendendo ao quórum regimental. Por problemas de saúde o presidente Gilberto Takao Sakamoto não pôde participar; assim, a plenária foi conduzida pelo vice-presidente José Avelino Rosa, que compôs a mesa ao lado da diretora administrativa Sandra Zamboli Fontana; do diretor financeiro Pedro Carlos Valcante; do diretor de fiscalização e normas Rubens dos Santos; e do procurador jurídico Ricardo Campos. No decorrer das atividades o presidente do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT), Wilson Wanderlei Vieira, foi convidado para fazer parte da mesa. “Nosso trabalho vem crescendo, e nós estamos cumprindo tudo que prometemos”, disse, solicitando aos conselheiros que defendam o conselho, sobretudo diante de comentários não construtivos postados nas redes sociais. “Nós precisamos de um contraponto para melhorar cada vez mais, e queremos que vocês participem efetivamente dos conselhos com críticas construtivas”, argumenta.
Com algumas observações os conselheiros aprovaram a ata da 4ª Sessão Plenária Ordinária, realizada em 5 de agosto de 2019; e o balancete financeiro referente ao mês de julho, apresentado pelo contador Odair Dutra, também foi aprovado sem muitas contestações. Foram ainda esclarecidos alguns pontos sobre a participação dos conselheiros integrantes da Comissão de Tomada de Contas e Orçamento, bem como de alguns funcionários da área administrativa e financeira, na 3ª Conferência Nacional dos Conselhos Profissionais, realizada no mês de agosto em Brasília pelo Tribunal de Contas da União (TCU). “A conferência trouxe informações muito importantes para os conselhos profissionais, incluindo o novo relatório de gestão na forma de relato integrado para que cada pessoa, mesmo que não participe efetivamente da administração pública, compreenda o que os conselhos desenvolvem”, explica Odair Dutra. Sobre a discussão em torno da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 108/2019, apresentada pelo governo federal e que dispõe sobre a natureza jurídica dos conselhos profissionais, o procurador jurídico Ricardo Campos salientou que o assunto, além de abordado na conferência, foi tema de uma reunião com as procuradorias dos conselhos regionais. “Também, por conta dessa reunião que a diretoria executiva do CRT-SP mudou a data dessa sessão plenária que, de acordo com o calendário, estava prevista para o início de setembro”, justifica o advogado.
Outro item pautado, discutido e aprovado, foi o plano de ação 2019 do CRT-SP. Em sua explanação, o assessor de planejamento estratégico Mesaque Araújo da Silva apresentou os relatórios desenvolvidos pelas gerências, assessorias, diretoria executiva e a própria presidência. “Claro que esses modelos serão modificados ao longo do processo, mas nós temos que usar uma base para coletar informações e organizá-las”, esclarece, acrescentando que os relatórios de gestão para o TCU partem dos planos de ação.
Também foram aprovadas duas deliberações: a primeira por ad referendum, alterando a data da 5ª Sessão Plenária Ordinária, passando do dia 2 para o dia 16 de setembro; e a segunda, alterando a data da 6ª Sessão Plenária Ordinária, anteriormente agendada no dia 7 e que se realizará em 21 de outubro.
As fotos da 5ª Sessão Plenária Ordinária do CRT-SP estarão disponíveis temporariamente na galeria de imagens do site www.crtsp.gov.br.
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Foi realizada no dia 16 de setembro de 2019 a 5ª Sessão Plenária Ordinária do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP), com comparecimento de 26 conselheiros titulares e um suplente, atendendo ao quórum regimental. Por problemas de saúde o presidente Gilberto Takao Sakamoto não pôde participar; assim, a plenária foi conduzida pelo vice-presidente José Avelino Rosa, que compôs a mesa ao lado da diretora administrativa Sandra Zamboli Fontana; do diretor financeiro Pedro Carlos Valcante; do diretor de fiscalização e normas Rubens dos Santos; e do procurador jurídico Ricardo Campos. No decorrer das atividades o presidente do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT), Wilson Wanderlei Vieira, foi convidado para fazer parte da mesa. “Nosso trabalho vem crescendo, e nós estamos cumprindo tudo que prometemos”, disse, solicitando aos conselheiros que defendam o conselho, sobretudo diante de comentários não construtivos postados nas redes sociais. “Nós precisamos de um contraponto para melhorar cada vez mais, e queremos que vocês participem efetivamente dos conselhos com críticas construtivas”, argumenta.
Com algumas observações os conselheiros aprovaram a ata da 4ª Sessão Plenária Ordinária, realizada em 5 de agosto de 2019; e o balancete financeiro referente ao mês de julho, apresentado pelo contador Odair Dutra, também foi aprovado sem muitas contestações. Foram ainda esclarecidos alguns pontos sobre a participação dos conselheiros integrantes da Comissão de Tomada de Contas e Orçamento, bem como de alguns funcionários da área administrativa e financeira, na 3ª Conferência Nacional dos Conselhos Profissionais, realizada no mês de agosto em Brasília pelo Tribunal de Contas da União (TCU). “A conferência trouxe informações muito importantes para os conselhos profissionais, incluindo o novo relatório de gestão na forma de relato integrado para que cada pessoa, mesmo que não participe efetivamente da administração pública, compreenda o que os conselhos desenvolvem”, explica Odair Dutra. Sobre a discussão em torno da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 108/2019, apresentada pelo governo federal e que dispõe sobre a natureza jurídica dos conselhos profissionais, o procurador jurídico Ricardo Campos salientou que o assunto, além de abordado na conferência, foi tema de uma reunião com as procuradorias dos conselhos regionais. “Também, por conta dessa reunião que a diretoria executiva do CRT-SP mudou a data dessa sessão plenária que, de acordo com o calendário, estava prevista para o início de setembro”, justifica o advogado.
Outro item pautado, discutido e aprovado, foi o plano de ação 2019 do CRT-SP. Em sua explanação, o assessor de planejamento estratégico Mesaque Araújo da Silva apresentou os relatórios desenvolvidos pelas gerências, assessorias, diretoria executiva e a própria presidência. “Claro que esses modelos serão modificados ao longo do processo, mas nós temos que usar uma base para coletar informações e organizá-las”, esclarece, acrescentando que os relatórios de gestão para o TCU partem dos planos de ação.
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