Notícias
74ª Sessão Plenária Ordinária do CRT-SP realizada no Hotel Leques Brasil, em São Paulo
Realizada no dia 30 de junho de 2025 no Hotel Leques Brasil, na capital paulista, a 74ª Sessão Plenária Ordinária do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP) foi marcada pela eleição dos novos integrantes das comissões permanentes e pela criação, conforme prerrogativa da diretoria executiva, do Grupo de Trabalho Divulga CRT-SP nas Empresas que tem, entre seus objetivos, aumentar a prospecção do conselho no âmbito das empresas que prestam serviços na área técnica, para que estejam devidamente registradas e com responsáveis técnicos habilitados.
As atividades foram conduzidas pelo vice-presidente, José Avelino Rosa, acompanhado dos demais integrantes da diretoria executiva: o diretor administrativo, Welington Guilherme Rezende; o diretor financeiro, Pedro Carlos Valcante; e o diretor de fiscalização e normas, Rubens dos Santos. Em adição, compôs a mesa o representante de São Paulo no Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT), o Técnico em Eletrotécnica, Narciso Donizete Fontana.
O cerimonial ficou a cargo do gerente de exercício profissional, Roberto Munuera Reyes. Assim como ocorre em toda reunião ou ato oficial, os trabalhos iniciaram com a leitura da “missão, visão e valores”, estruturados para o planejamento estratégico plurianual do Sistema CFT/CRTs, seguido da confirmação nominal do quórum regimental e da execução do Hino Nacional Brasileiro.
Em suas considerações prévias, José Avelino Rosa deu as boas-vindas aos participantes e destacou a presença de três representantes regionais: Rival Coelho da Silva, Técnico em Mecânica, de Sertãozinho; Juarez Figueiredo Soares, Técnico em Agrimensura, de Praia Grande; e Waner Almeida Valente, Técnico em Agrimensura, de Peruíbe.
Rival Coelho da Silva, Juarez Figueiredo Soares e Waner Almeida Valente: representantes regionais do CRT-SP acompanhados por diretores e colaboradores
Após a aprovação da ata da 73ª Sessão Plenária Ordinária, datada de 26 de maio de 2025, Welington Guilherme Rezende apresentou as principais comunicações e ofícios recebidos e expedidos no período, com destaque para a leitura do cronograma dos próximos eventos a serem realizados ou com participação do CRT-SP.
Em nome das comissões permanentes e grupos de trabalho, fizeram uso da palavra respectivamente: Sidney de Souza Junior, coordenador da Comissão de Educação e Atribuições Profissionais; Flávio Aparecido Vinha, coordenador do Grupo de Trabalho de Resíduos Sólidos da Construção Civil; Nelson Henrique Silva Spressão, coordenador da Comissão de Tomada de Contas e Orçamento; Monique Fernanda Xavier, coordenadora adjunta da Comissão de Exercício Profissional; Adão Roberto Ricci, coordenador da Comissão de Fiscalização; Claudemir Roque da Costa, coordenador do Grupo de Trabalho Automotivo; e Leonardo Breviglieri, integrante da Comissão de Ética Profissional.
E nos comunicados dos conselheiros, manifestaram-se respectivamente: João Batista dos Reis, Danilo dos Santos Santana, Paulo Eduardo Finhane Trigo, Adevandro Benedito Olmeda, Carlos Alberto da Costa Souza, Rafael da Silva, Marco Aurélio da Costa, Nilson José Alves e, por fim, Narciso Donizete Fontana.
Ordem do dia – O contador Odair Dutra explanou sobre as finanças do conselho com a demonstração do balancete de maio de 2025 e citação, na sequência, do consolidado anual. Coordenador da Comissão de Tomada de Contas e Orçamento, Nelson Henrique Silva Spressão manifestou-se favoravelmente à aprovação das contas apresentadas, conforme relatado nos processos tratados pela pasta. No entanto, devido a pedidos de vista o item foi retirado de pauta e será votado regularmente na próxima sessão.
Com a constituição da junta eleitoral, sob a presidência do auditor interno, Mesaque Araújo da Silva – também composta pela advogada, Eliete Sousa Santos; o supervisor de fiscalização, Matheus de Paiva Calado; e os conselheiros voluntários como fiscais, Rafael Macaroff Kaszas e Nilson José Alves – deu-se início ao processo da eleição dos integrantes das comissões permanentes após a consolidação das inscrições e apresentação da zerésima do sistema, que ficaram assim constituídas:
COMISSÃO DE EDUCAÇÃO E ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
Eleitos: José Barbosa, Isabel Cristina Ferreira Duo, Claudemir Roque da Costa, Agostinho Ferreira Gomes e José Antônio Campos
COMISSÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL
Eleitos: Adão Roberto Ricci, Altamar Antunes Alves, Domingos Nilo Ricardo Pagotti Jr., Monique Fernanda Xavier e Flávio Aparecido Vinha
COMISSÃO DE ÉTICA PROFISSIONAL
Eleitos: Anizio Aparecido Josepetti, Cláudio Roberto Marques, Edson Pavanello, Leonardo Breviglieri e Valter Casarri
COMISSÃO DE FISCALIZAÇÃO
Eleitos: Danilo dos Santos Santana, Orlando José dos Santos, Isaque Natanael Silveira Perotti, Pedro Paulo Reis e Sidney de Souza Junior
COMISSÃO DE TOMADA DE CONTAS E ORÇAMENTO
Eleitos: Evanildo Cherobim Camaforte, Felipe Leal de Oliveira, José Tadeu de Aguiar Pio, Nelson Henrique Silva Spressão e Paulo Eduardo Finhane Trigo
Composição da junta eleitoral, incumbida de organizar a eleição dos integrantes das comissões permanente
Conselheiros eleitos para compor as comissões permanentes até junho de 2026
Na esteira da eleição das comissões permanentes, deliberou-se quanto à prorrogação das atividades do Grupo de Trabalho para Adequação e Ampliação das Unidades do CRT-SP na Capital, bem como do Grupo de Trabalho de Resíduos Sólidos da Construção Civil. Também foi aprovada a constituição do Grupo de Trabalho Divulga CRT-SP nas Empresas, conforme notificado anteriormente, formado pelos conselheiros: Luis Eduardo Castro Quitério, Reinaldo Roque Nunes, Moises Geraldo da Silva, Cláudio Roberto Marques e Orlando José dos Santos.
Antes dos assuntos de interesse geral, foram apreciados e deliberados vários processos provenientes da Comissão de Fiscalização, devidamente analisados e relatados pelos conselheiros.
A 74ª Sessão Plenária Ordinária do CRT-SP foi marcada pelo dinamismo, democracia e participação dos seus integrantes que, mais uma vez, trabalharam em prol das carreiras técnicas. As fotos permanecerão disponíveis temporariamente aqui.
Plataforma Aprenda com quem Faz
O CRT-SP apresenta uma novidade: a plataforma Aprenda com quem Faz, desenvolvida com o objetivo de conectar técnicos registrados com dúvidas sobre a profissão ou em dificuldades de executar serviços, com profissionais de experiência comprovada dispostos a cooperar, para assim propiciar oportunidades de serviços em várias modalidades inseridas no Sistema CFT/CRTs: edificações e construção civil, eletrotécnica, mecânica, agrimensura, telecomunicações, refrigeração e climatização, sistemas de energia renovável, entre outras. O papel do CRT-SP é atuar como facilitador, intermediando a conexão entre o técnico registrado com os profissionais experientes e com sólidos conhecimentos da profissão.
Para saber todos os detalhes desta promissora iniciativa, acesse www.crtsp.gov.br/aprenda-com-quem-faz/
Texto: JD Morbidelli e Álvaro Kalkaslief
Últimas notícias
74ª Sessão Plenária Ordinária do CRT-SP realizada no Hotel Leques Brasil, em São Paulo
Realizada no dia 30 de junho de 2025 no Hotel Leques Brasil, na capital paulista, a 74ª Sessão Plenária Ordinária do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP) foi marcada pela eleição dos novos integrantes das comissões permanentes e pela criação, conforme prerrogativa da diretoria executiva, do Grupo de Trabalho Divulga CRT-SP nas Empresas que tem, entre seus objetivos, aumentar a prospecção do conselho no âmbito das empresas que prestam serviços na área técnica, para que estejam devidamente registradas e com responsáveis técnicos habilitados.
As atividades foram conduzidas pelo vice-presidente, José Avelino Rosa, acompanhado dos demais integrantes da diretoria executiva: o diretor administrativo, Welington Guilherme Rezende; o diretor financeiro, Pedro Carlos Valcante; e o diretor de fiscalização e normas, Rubens dos Santos. Em adição, compôs a mesa o representante de São Paulo no Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT), o Técnico em Eletrotécnica, Narciso Donizete Fontana.
O cerimonial ficou a cargo do gerente de exercício profissional, Roberto Munuera Reyes. Assim como ocorre em toda reunião ou ato oficial, os trabalhos iniciaram com a leitura da “missão, visão e valores”, estruturados para o planejamento estratégico plurianual do Sistema CFT/CRTs, seguido da confirmação nominal do quórum regimental e da execução do Hino Nacional Brasileiro.
Em suas considerações prévias, José Avelino Rosa deu as boas-vindas aos participantes e destacou a presença de três representantes regionais: Rival Coelho da Silva, Técnico em Mecânica, de Sertãozinho; Juarez Figueiredo Soares, Técnico em Agrimensura, de Praia Grande; e Waner Almeida Valente, Técnico em Agrimensura, de Peruíbe.
Rival Coelho da Silva, Juarez Figueiredo Soares e Waner Almeida Valente: representantes regionais do CRT-SP acompanhados por diretores e colaboradores
Após a aprovação da ata da 73ª Sessão Plenária Ordinária, datada de 26 de maio de 2025, Welington Guilherme Rezende apresentou as principais comunicações e ofícios recebidos e expedidos no período, com destaque para a leitura do cronograma dos próximos eventos a serem realizados ou com participação do CRT-SP.
Em nome das comissões permanentes e grupos de trabalho, fizeram uso da palavra respectivamente: Sidney de Souza Junior, coordenador da Comissão de Educação e Atribuições Profissionais; Flávio Aparecido Vinha, coordenador do Grupo de Trabalho de Resíduos Sólidos da Construção Civil; Nelson Henrique Silva Spressão, coordenador da Comissão de Tomada de Contas e Orçamento; Monique Fernanda Xavier, coordenadora adjunta da Comissão de Exercício Profissional; Adão Roberto Ricci, coordenador da Comissão de Fiscalização; Claudemir Roque da Costa, coordenador do Grupo de Trabalho Automotivo; e Leonardo Breviglieri, integrante da Comissão de Ética Profissional.
E nos comunicados dos conselheiros, manifestaram-se respectivamente: João Batista dos Reis, Danilo dos Santos Santana, Paulo Eduardo Finhane Trigo, Adevandro Benedito Olmeda, Carlos Alberto da Costa Souza, Rafael da Silva, Marco Aurélio da Costa, Nilson José Alves e, por fim, Narciso Donizete Fontana.
Ordem do dia – O contador Odair Dutra explanou sobre as finanças do conselho com a demonstração do balancete de maio de 2025 e citação, na sequência, do consolidado anual. Coordenador da Comissão de Tomada de Contas e Orçamento, Nelson Henrique Silva Spressão manifestou-se favoravelmente à aprovação das contas apresentadas, conforme relatado nos processos tratados pela pasta. No entanto, devido a pedidos de vista o item foi retirado de pauta e será votado regularmente na próxima sessão.
Com a constituição da junta eleitoral, sob a presidência do auditor interno, Mesaque Araújo da Silva – também composta pela advogada, Eliete Sousa Santos; o supervisor de fiscalização, Matheus de Paiva Calado; e os conselheiros voluntários como fiscais, Rafael Macaroff Kaszas e Nilson José Alves – deu-se início ao processo da eleição dos integrantes das comissões permanentes após a consolidação das inscrições e apresentação da zerésima do sistema, que ficaram assim constituídas:
COMISSÃO DE EDUCAÇÃO E ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
Eleitos: José Barbosa, Isabel Cristina Ferreira Duo, Claudemir Roque da Costa, Agostinho Ferreira Gomes e José Antônio Campos
COMISSÃO DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL
Eleitos: Adão Roberto Ricci, Altamar Antunes Alves, Domingos Nilo Ricardo Pagotti Jr., Monique Fernanda Xavier e Flávio Aparecido Vinha
COMISSÃO DE ÉTICA PROFISSIONAL
Eleitos: Anizio Aparecido Josepetti, Cláudio Roberto Marques, Edson Pavanello, Leonardo Breviglieri e Valter Casarri
COMISSÃO DE FISCALIZAÇÃO
Eleitos: Danilo dos Santos Santana, Orlando José dos Santos, Isaque Natanael Silveira Perotti, Pedro Paulo Reis e Sidney de Souza Junior
COMISSÃO DE TOMADA DE CONTAS E ORÇAMENTO
Eleitos: Evanildo Cherobim Camaforte, Felipe Leal de Oliveira, José Tadeu de Aguiar Pio, Nelson Henrique Silva Spressão e Paulo Eduardo Finhane Trigo
Composição da junta eleitoral, incumbida de organizar a eleição dos integrantes das comissões permanente
Conselheiros eleitos para compor as comissões permanentes até junho de 2026
Na esteira da eleição das comissões permanentes, deliberou-se quanto à prorrogação das atividades do Grupo de Trabalho para Adequação e Ampliação das Unidades do CRT-SP na Capital, bem como do Grupo de Trabalho de Resíduos Sólidos da Construção Civil. Também foi aprovada a constituição do Grupo de Trabalho Divulga CRT-SP nas Empresas, conforme notificado anteriormente, formado pelos conselheiros: Luis Eduardo Castro Quitério, Reinaldo Roque Nunes, Moises Geraldo da Silva, Cláudio Roberto Marques e Orlando José dos Santos.
Antes dos assuntos de interesse geral, foram apreciados e deliberados vários processos provenientes da Comissão de Fiscalização, devidamente analisados e relatados pelos conselheiros.
A 74ª Sessão Plenária Ordinária do CRT-SP foi marcada pelo dinamismo, democracia e participação dos seus integrantes que, mais uma vez, trabalharam em prol das carreiras técnicas. As fotos permanecerão disponíveis temporariamente aqui.
Plataforma Aprenda com quem Faz
O CRT-SP apresenta uma novidade: a plataforma Aprenda com quem Faz, desenvolvida com o objetivo de conectar técnicos registrados com dúvidas sobre a profissão ou em dificuldades de executar serviços, com profissionais de experiência comprovada dispostos a cooperar, para assim propiciar oportunidades de serviços em várias modalidades inseridas no Sistema CFT/CRTs: edificações e construção civil, eletrotécnica, mecânica, agrimensura, telecomunicações, refrigeração e climatização, sistemas de energia renovável, entre outras. O papel do CRT-SP é atuar como facilitador, intermediando a conexão entre o técnico registrado com os profissionais experientes e com sólidos conhecimentos da profissão.
Para saber todos os detalhes desta promissora iniciativa, acesse www.crtsp.gov.br/aprenda-com-quem-faz/
Texto: JD Morbidelli e Álvaro Kalkaslief
Últimas notícias
Central de Atendimento
(11) 3580-1000
Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 17h00
E-mails:
Orientações e dúvidas sobre senhas, atualizações cadastrais, registro de profissionais ou empresas, carteira profissional, anuidades (boletos), atribuições profissionais, prazos e esclarecimento de outras dúvidas
atendimento@crtsp.gov.br
Orientações e dúvidas sobre cadastro e registro de empresas
empresa@crtsp.gov.br
Orientações e dúvidas sobre emissão de Termo de Responsabilidade Técnica (TRT)
trt@crtsp.gov.br
Exclusivo para agendamento de palestras orientativas nas instituições de ensino técnico
palestrasescolas@crtsp.gov.br
Orientações e dúvidas sobre fiscalização (notificações e autos de infração)
fiscalizacao@crtsp.gov.br
Orientações e dúvidas sobre cadastro de instituições de ensino técnico
escola@crtsp.gov.br
Serviço de Atendimento ao Técnico
Solicitações não atendidas, casos de urgência, reclamações, sugestões e elogios
sat@crtsp.gov.br
Endereços:
Sede:
Edifício Liber 1000 Offices
Avenida da Liberdade, 1000 – 16º andar – Liberdade
CEP: 01502-001 – São Paulo SP
Escritório Regional de Campinas:
Storage Tower Centro Empresarial
Avenida Nossa Senhora de Fátima, 3.000 – 1º andar – Sala 4B – Vila Israel
CEP 13478-540 – Americana SP
Escritório Regional de Bauru:
Edifício Business Office
Avenida Getúlio Vargas, 21-51 – 3º andar – Sala 33 – Jardim Europa
CEP 17017-000 – Bauru SP
Escritório Regional Baixada Santista:
Edifício Helbor Offices
Avenida Benjamim Constant, 61 – 22º andar – Sala 2207 – Centro
CEP 11310-500 – São Vicente SP
Escritório Regional do Vale do Paraíba:
Edifício Osvaldo Cruz
Avenida Marechal Floriano Peixoto, 347 – 9º andar – Sala 910 – Centro
CEP 12210-030 – São José dos Campos SP
Centro de Inovação e Valoração Profissional Técnica (INOVATEC):
Centro Empresarial IV - Eugênio de Melo
Estr. Dr. Altino Bondesan, 500 - Sala 2202
CEP 12247-016 - São José dos Campos SP
Horário de Atendimento Presencial
Sede
Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 17h00
Escritórios Regionais
Segunda a sexta-feira, das 08h30 às 12h00; e das 13h30 às 16h00
© Copyright 2019 - 2025 | Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo