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76ª Sessão Plenária Ordinária do CRT-SP realizada no Hotel Leques Brasil, em São Paulo
Realizada no dia 25 de agosto de 2025, no Hotel Leques Brasil, na capital paulista, a 76ª Sessão Plenária Ordinária do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP) foi marcada por apresentações importantes, debates agregadores e o lançamento do clube de vantagens Técnico Plus.
As atividades foram conduzidas pelo presidente, Gilberto Takao Sakamoto, acompanhado do vice-presidente, José Avelino Rosa, e dos demais integrantes da diretoria executiva: o diretor administrativo, Welington Guilherme Rezende; o diretor financeiro, Pedro Carlos Valcante; e o diretor de fiscalização e normas, Rubens dos Santos. Em adição, esteve presente também o conselheiro federal suplente, Sérgio Pasqual Teixeira, que forma par no Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) com o titular, Narciso Donizete Fontana.
O cerimonial ficou a cargo do auditor de gestão de riscos, Mesaque Araújo da Silva. Assim como ocorre em toda reunião ou ato oficial, os trabalhos iniciaram com a leitura da “missão, visão e valores”, estruturados para o planejamento estratégico plurianual do Sistema CFT/CRTs. Para além, foi destacada a presença de três representantes regionais: Fernando Henrique Corassa, Técnico em Edificações, de Tupã; Claudinor Reinaldo Pecorari e Luiz Carlos Padovani, ambos Técnicos em Eletrotécnica, da região de Monte Alto.

Fernando Henrique Corassa, Claudinor Reinaldo Pecorari e Luiz Carlos Padovani: representantes regionais do CRT-SP, acompanhados por diretores e colaboradores
Em suas considerações prévias, o presidente deu as boas-vindas aos participantes e submeteu a ata da 75ª Sessão Plenária Ordinária, datada de 28 de julho de 2025, à aprovação. Na sequência, o diretor administrativo apresentou as principais comunicações e ofícios recebidos e expedidos no período, com destaque para o ofício circular mencionando a aprovação, por unanimidade no colegiado do CFT, do Relatório de Prestação de Contas na Forma de Relatório de Gestão Integrado do CRT-SP – 1º Semestre de 2025.
Apresentações – Com o propósito de fazer um balanço dos principais avanços da plataforma Técnico que faz, o assessor da diretoria, Plínio Sergio Marcondes Cimino, contextualizou o cenário atual da ferramenta que conecta profissionais técnicos aos diversos tomadores de serviços, mencionando que já está implementado em oito conselhos regionais.

Responsável pela plataforma Técnico em Faz no CRT-SP expõe os avanços alcançados a partir da implementação do programa
Durante a apresentação, ressaltou que a plataforma manteve a sua essência formada por técnicos, empresas e pessoas físicas, sendo que essas categorias de usuários formam os pilares do programa. Adicionalmente, novos módulos foram desenvolvidos, a exemplo da divulgação de licitações e de vagas de estágio. Reforçando o intuito de empregabilidade da plataforma, estabeleceu-se que o profissional técnico que está inadimplente também poderá se cadastrar e, consequentemente, ter acesso às oportunidades de serviço.
Em termos de divulgação do Técnico que faz, várias são as maneiras de prospecção deste programa, com destaque para entrega de folders em feiras e eventos; Café com Síndico: “O Evento do Síndico Conectado”; palestras em escolas e atendimento ativo por meio de ligações realizadas pelo conselho às empresas cadastradas para estimular a criação de oportunidades profissionais.
Ao migrar de tema, o gerente de exercício profissional, Roberto Munuera Reyes, delineou as nuances dos meios de atendimento aos técnicos e aos cidadãos em geral, sempre seguindo as premissas de

Gerente do exercício profissional enfatiza as métricas elevadas de satisfação de atendimento do CRT-SP
qualidade, agilidade e eficiência. Segundo ele, com o objetivo de oferecer um canal direto e assertivo de comunicação, foi criado em meados de 2023, o Serviço de Atendimento ao Técnico (SAT).
Em termos de mensuração da qualidade de atendimento, a equipe responsável criou um painel de controle de acompanhamento de solicitações de atendimentos, que contempla todos os pedidos de assistência nos mais diversos canais, tais como o SAT; ligações telefônicas; Reclame Aqui; e avaliações no Google.
Neste contexto, cabe destacar que foram obtidos altos índices de satisfação dos usuários que demandaram atendimento, com destaque para a classificação de avaliação muito boa em diversos canais, a exemplo das avaliações Google; que somam uma nota média de 4,5 de 5,0, entre quase 500 avaliações públicas.
Comunicados dos conselheiros – Em nome das comissões permanentes e grupos de trabalho, fizeram uso da palavra, pela ordem: Isaque Natanael Silveira Perotti, coordenador da Comissão de Fiscalização; Cláudio Roberto Marques, coordenador da Comissão de Ética Profissional; Nelson Henrique Silva Spressão, coordenador da Comissão de Tomada de Contas e Orçamento; Isabel Cristina Ferreira Duo, coordenadora da Comissão de Educação e Atribuições Profissionais; e Moises Geraldo da Silva, coordenador do Grupo de Trabalho Divulga CRT nas Empresas. E nos comunicados dos demais conselheiros, manifestaram-se: João Batista dos Reis, Rafael da Silva, Carlos Roberto Alves, Adão Roberto Ricci, Agostinho Ferreira Gomes e Moises Geraldo da Silva.
Conselheiros fazem uso da palavra no tempo regimentar que lhes é concedido
Ordem do dia – O contador Odair Dutra explanou sobre as finanças do conselho por meio da demonstração do balancete de julho de 2025; receitas; execução orçamentária; demonstração contábeis; conciliação bancária e, por fim, o consolidado anual. Seguiu-se com a leitura do parecer da Comissão de Tomada de Contas e Orçamento, com parecer favorável à aprovação – seguida pelo plenário –, conforme relatado nos processos tratados pela pasta.
Também foram apreciados e deliberados quatro processos provenientes da Comissão de Fiscalização, devidamente analisados e relatados pelos conselheiros. E para finalizar as atividades, passaram aos assuntos de interesse geral.
As fotos da 76ª Sessão Plenária Ordinária permanecerão disponíveis temporariamente aqui.
Grande novidade para os técnicos: parte das suas compras de volta para o bolso
O CRT-SP tem uma novidade: a plataforma Técnico Plus, desenvolvida com o objetivo de proporcionar uma vantagem econômica aos profissionais técnicos regularmente inscritos no conselho. Ainda em fase de implementação, o projeto possibilitará que o Técnico Industrial acumule valores passíveis de devolução – clashback – conforme compras realizadas na plataforma especificamente desenvolvida para este fim. Além da possibilidade de reaver parte dos gatos, os beneficiários contarão com descontos exclusivos ofertados por diversos varejistas. Para fazer jus ao cashback e resgatá-lo, o técnico deve se cadastrar na plataforma; estar adimplente; realizar compras exclusivamente pelos links disponibilizados no ambiente interno logado e solicitar o resgate no período compreendido entre janeiro e março de cada ano. Para saber todos os detalhes desta promissora iniciativa, acesse aqui.
Texto: Gerência de Comunicação e Transparência
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76ª Sessão Plenária Ordinária do CRT-SP realizada no Hotel Leques Brasil, em São Paulo
Realizada no dia 25 de agosto de 2025, no Hotel Leques Brasil, na capital paulista, a 76ª Sessão Plenária Ordinária do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP) foi marcada por apresentações importantes, debates agregadores e o lançamento do clube de vantagens Técnico Plus.
As atividades foram conduzidas pelo presidente, Gilberto Takao Sakamoto, acompanhado do vice-presidente, José Avelino Rosa, e dos demais integrantes da diretoria executiva: o diretor administrativo, Welington Guilherme Rezende; o diretor financeiro, Pedro Carlos Valcante; e o diretor de fiscalização e normas, Rubens dos Santos. Em adição, esteve presente também o conselheiro federal suplente, Sérgio Pasqual Teixeira, que forma par no Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) com o titular, Narciso Donizete Fontana.
O cerimonial ficou a cargo do auditor de gestão de riscos, Mesaque Araújo da Silva. Assim como ocorre em toda reunião ou ato oficial, os trabalhos iniciaram com a leitura da “missão, visão e valores”, estruturados para o planejamento estratégico plurianual do Sistema CFT/CRTs. Para além, foi destacada a presença de três representantes regionais: Fernando Henrique Corassa, Técnico em Edificações, de Tupã; Claudinor Reinaldo Pecorari e Luiz Carlos Padovani, ambos Técnicos em Eletrotécnica, da região de Monte Alto.

Fernando Henrique Corassa, Claudinor Reinaldo Pecorari e Luiz Carlos Padovani: representantes regionais do CRT-SP, acompanhados por diretores e colaboradores
Em suas considerações prévias, o presidente deu as boas-vindas aos participantes e submeteu a ata da 75ª Sessão Plenária Ordinária, datada de 28 de julho de 2025, à aprovação. Na sequência, o diretor administrativo apresentou as principais comunicações e ofícios recebidos e expedidos no período, com destaque para o ofício circular mencionando a aprovação, por unanimidade no colegiado do CFT, do Relatório de Prestação de Contas na Forma de Relatório de Gestão Integrado do CRT-SP – 1º Semestre de 2025.
Apresentações – Com o propósito de fazer um balanço dos principais avanços da plataforma Técnico que faz, o assessor da diretoria, Plínio Sergio Marcondes Cimino, contextualizou o cenário atual da ferramenta que conecta profissionais técnicos aos diversos tomadores de serviços, mencionando que já está implementado em oito conselhos regionais.

Responsável pela plataforma Técnico em Faz no CRT-SP expõe os avanços alcançados a partir da implementação do programa
Durante a apresentação, ressaltou que a plataforma manteve a sua essência formada por técnicos, empresas e pessoas físicas, sendo que essas categorias de usuários formam os pilares do programa. Adicionalmente, novos módulos foram desenvolvidos, a exemplo da divulgação de licitações e de vagas de estágio. Reforçando o intuito de empregabilidade da plataforma, estabeleceu-se que o profissional técnico que está inadimplente também poderá se cadastrar e, consequentemente, ter acesso às oportunidades de serviço.
Em termos de divulgação do Técnico que faz, várias são as maneiras de prospecção deste programa, com destaque para entrega de folders em feiras e eventos; Café com Síndico: “O Evento do Síndico Conectado”; palestras em escolas e atendimento ativo por meio de ligações realizadas pelo conselho às empresas cadastradas para estimular a criação de oportunidades profissionais.
Ao migrar de tema, o gerente de exercício profissional, Roberto Munuera Reyes, delineou as nuances dos meios de atendimento aos técnicos e aos cidadãos em geral, sempre seguindo as premissas de

Gerente do exercício profissional enfatiza as métricas elevadas de satisfação de atendimento do CRT-SP
qualidade, agilidade e eficiência. Segundo ele, com o objetivo de oferecer um canal direto e assertivo de comunicação, foi criado em meados de 2023, o Serviço de Atendimento ao Técnico (SAT).
Em termos de mensuração da qualidade de atendimento, a equipe responsável criou um painel de controle de acompanhamento de solicitações de atendimentos, que contempla todos os pedidos de assistência nos mais diversos canais, tais como o SAT; ligações telefônicas; Reclame Aqui; e avaliações no Google.
Neste contexto, cabe destacar que foram obtidos altos índices de satisfação dos usuários que demandaram atendimento, com destaque para a classificação de avaliação muito boa em diversos canais, a exemplo das avaliações Google; que somam uma nota média de 4,5 de 5,0, entre quase 500 avaliações públicas.
Comunicados dos conselheiros – Em nome das comissões permanentes e grupos de trabalho, fizeram uso da palavra, pela ordem: Isaque Natanael Silveira Perotti, coordenador da Comissão de Fiscalização; Cláudio Roberto Marques, coordenador da Comissão de Ética Profissional; Nelson Henrique Silva Spressão, coordenador da Comissão de Tomada de Contas e Orçamento; Isabel Cristina Ferreira Duo, coordenadora da Comissão de Educação e Atribuições Profissionais; e Moises Geraldo da Silva, coordenador do Grupo de Trabalho Divulga CRT nas Empresas. E nos comunicados dos demais conselheiros, manifestaram-se: João Batista dos Reis, Rafael da Silva, Carlos Roberto Alves, Adão Roberto Ricci, Agostinho Ferreira Gomes e Moises Geraldo da Silva.
Conselheiros fazem uso da palavra no tempo regimentar que lhes é concedido
Ordem do dia – O contador Odair Dutra explanou sobre as finanças do conselho por meio da demonstração do balancete de julho de 2025; receitas; execução orçamentária; demonstração contábeis; conciliação bancária e, por fim, o consolidado anual. Seguiu-se com a leitura do parecer da Comissão de Tomada de Contas e Orçamento, com parecer favorável à aprovação – seguida pelo plenário –, conforme relatado nos processos tratados pela pasta.
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