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78ª Sessão Plenária Ordinária do CRT-SP realizada no Hotel Leques Brasil, em São Paulo
No dia 27 de outubro de 2025, o Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP) realizou a 78ª Sessão Plenária Ordinária no Hotel Leques Brasil, região central da capital paulista, com as atividades conduzidas pelo presidente, Gilberto Takao Sakamoto, acompanhado do vice-presidente, José Avelino Rosa; do diretor administrativo, Welington Guilherme Rezende; do diretor financeiro, Pedro Carlos Valcante; e do diretor de fiscalização e normas, Rubens dos Santos. Convidado para compor a mesa solene, o conselheiro federal, Narciso Donizete Fontana.
O auditor interno, Mesaque Araújo da Silva, exerceu o papel de mestre de cerimônia, iniciando com a leitura da “missão, visão e valores”, estruturados para o planejamento estratégico plurianual do Sistema CFT/CRTs, seguido da execução do Hino Nacional Brasileiro.
Antes da confirmação nominal do quórum regimental, o presidente saudou os representantes regionais presentes: Juraci Pereira de Souza, Técnico em Eletroeletrônica, de Adamantina; João Alfredo Gasparoto, e Antenor Vendramini Melegari, respectivamente Técnico em Eletroeletrônica e Técnico em Mecânica, ambos de Dracena.

Diretoria executiva recebe representantes regionais na 78ª Sessão Plenária Ordinária
Na sequência, compartilhou as recentes conquistas do conselho, destacando ao reconhecimento na 9ª Conferência Nacional dos Conselhos Profissionais, com o Prêmio Melhores Práticas Aplicáveis aos Conselhos Profissionais, na categoria “Campanha Institucional com Foco no Cidadão-Usuário”, com o programa Divulga Técnico. A solenidade aconteceu no início de outubro, em Brasília
Ademais, outro motivo para memorar se atém ao processo de recrutamento internacional realizado pela Québec Internacional (Agência de Desenvolvimento Econômico da Região do Québec), quando mais de 200 candidatos – incluindo, profissionais técnicos – compareceram à sede do CRT-SP para a prova seletiva.

Presidente do CRT-SP apresenta ao plenário as recentes conquistas do conselho
Após a aprovação da ata da 77ª Sessão Plenária Ordinária, datada de 29 de setembro de 2025, o diretor administrativo procedeu à leitura das principais comunicações e ofícios recebidos e expedidos, mencionando os diversos eventos que o CRT-SP participou, sobretudo no âmbito do ensino técnico, com destaque para a 16ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (FETEPS); a 15ª BRAGANTEC – Feira de Ciência e Tecnologia, do IFSP de Bragança Paulista; e a 16ª BENTOTEC – Feira de Ciências e Tecnologia, realizada pela ETEC Bento Quirino de Campinas.
Pelas comissões permanentes e grupos de trabalho, manifestaram-se os conselheiros: Isaque Natanael Silveira Perotti, coordenador da Comissão de Fiscalização; Cláudio Roberto Marques, coordenador da Comissão de Ética Profissional; Altamar Antunes Alves, coordenador adjunto da Comissão do Exercício Profissional; Flávio Aparecido Vinha, coordenador do Grupo de Trabalho de Resíduos Sólidos da Construção Civil; Nelson Henrique Silva Spressão, coordenador da Comissão de Tomada de Contas e Orçamento; e Isabel Cristina Ferreira Duo, coordenadora da Comissão de Educação e Atribuições Profissionais.
Nos comunicados dos conselheiros, fizeram uso da palavra: João Batista dos Reis, Rafael da Silva, Daiana Aparecida Romanini Zanon Terêncio, Adevandro Benedito Olmeda, Agostinho Ferreira Gomes, Adão Roberto Ricci – que relatou a entrega de ofício, em mãos, ao governador, Tarcísio de Freitas –, Moises Geraldo da Silva, Isabel Cristina Ferreira Duo e o conselheiro federal, Narciso Donizete Fontana.
Nos comunicados dos conselheiros, Adão Roberto Ricci relata a entrega de ofício ao governador, explanando sobre o impasse enfrentado pelos técnicos junto ao Corpo de Bombeiros
Ordem do dia – O contador Odair Dutra apresentou as finanças do conselho por meio da demonstração do balancete de setembro de 2025, detalhando as
receitas, execução orçamentária, demonstração contábil, conciliação bancária e, por fim, o consolidado anual. Seguiu-se com a leitura do parecer da Comissão de Tomada de Contas e Orçamento, com parecer favorável à aprovação; assim aconteceu, após atendimento ao pedido de vista do conselheiro, Rafael da Silva.

Mesaque Araújo da Silva: apresentação do Relatório de Gestão Integrado do 3º Trimestre de 2025 e outros itens da pauta
Na apresentação do Relatório de Gestão Integrado do 3º Trimestre de 2025, Mesaque Araújo da Silva, com observância ao artigo 70 da Constituição Federal e à Resolução CFT nº 196/2022, trouxe a mensagem do presidente na abertura do relatório.
Também expôs algumas medidas estratégicas realizadas no período; com especial destaque para as ações de fiscalização orientativa em várias regiões do estado; a participação do CRT-SP no 2º Seminário de Fiscalização, promovido pelo Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Rio de Janeiro (CRT-RJ); a participação no evento “Alta Gestão e Planejamento Estratégico – Diretrizes 2026”, realizado em Ipatinga-MG; bem como a participação nas principais feiras e eventos relacionados, direta ou indiretamente, ao setor técnico; a parceria entre o CRT-SP e a Québec Internacional (Agência de Desenvolvimento Econômico da Região do Québec), que viabiliza oportunidades internacionais de trabalho no Canadá; entre outras iniciativas e resultados consistentes.
O relatório aponta ainda processos administrativos, como os de contratações por meio de licitações públicas; o resultado de atividades e operações financeiras, demonstrando que as contas estão de acordo com as diretrizes estabelecidas pelos órgãos consultores e fiscalizatórios; e os números do exercício profissional, com aumento considerável na quantidade de profissionais e empresas registradas, e em situação adimplente perante o conselho.
O parecer da Comissão de Tomada de Contas e Orçamento, apresentado pelo conselheiro Nelson Henrique Silva Spressão, recomenda aos demais conselheiros a aprovação das contas do trimestre em apreço; e, seguindo a recomendação, o relatório foi aprovado em plenário.

Nelson Henrique Silva Spressão, coordenador da Comissão de Tomada de Contas e Orçamento
Planejamento Estratégico de 2026 – Na sequência à apresentação do Relatório de Gestão Integrado, a equipe responsável delineou os rumos institucionais que o conselho seguirá no próximo exercício, com a apresentação do Planejamento Estratégico de 2026, construído com a participação de todas as áreas de conselho e, pela primeira vez, mediante uma pesquisa realizada com os profissionais técnicos, que opinaram – por meio de um formulário disponibilizado online – sobre as principais áreas que merecem aplicação prioritária de recursos materiais e humanos.
Explanou-se, então, sobre as projeções orçamentárias, sobretudo de receitas e despesas; alocação de recursos por área do conselho; investimentos; riscos; medidas de contingência e a perspectiva de crescimento da entidade.
Diante de todo conteúdo apresentado, a Comissão de Tomada de Contas e Orçamento também emanou parecer favorável à Programação Orçamentária de 2026, tendo a recomendação seguida pela maioria dos conselheiros.

Equipe responsável pelo Planejamento Estratégico do CRT-SP, construído com a participação de todas as áreas de conselho
As fotos da 78ª Sessão Plenária Ordinária do CRT-SP permanecerão disponíveis temporariamente. Para ter acesso, clique aqui.
Texto: Gerência de Comunicação e Transparência
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78ª Sessão Plenária Ordinária do CRT-SP realizada no Hotel Leques Brasil, em São Paulo
No dia 27 de outubro de 2025, o Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP) realizou a 78ª Sessão Plenária Ordinária no Hotel Leques Brasil, região central da capital paulista, com as atividades conduzidas pelo presidente, Gilberto Takao Sakamoto, acompanhado do vice-presidente, José Avelino Rosa; do diretor administrativo, Welington Guilherme Rezende; do diretor financeiro, Pedro Carlos Valcante; e do diretor de fiscalização e normas, Rubens dos Santos. Convidado para compor a mesa solene, o conselheiro federal, Narciso Donizete Fontana.
O auditor interno, Mesaque Araújo da Silva, exerceu o papel de mestre de cerimônia, iniciando com a leitura da “missão, visão e valores”, estruturados para o planejamento estratégico plurianual do Sistema CFT/CRTs, seguido da execução do Hino Nacional Brasileiro.
Antes da confirmação nominal do quórum regimental, o presidente saudou os representantes regionais presentes: Juraci Pereira de Souza, Técnico em Eletroeletrônica, de Adamantina; João Alfredo Gasparoto, e Antenor Vendramini Melegari, respectivamente Técnico em Eletroeletrônica e Técnico em Mecânica, ambos de Dracena.

Diretoria executiva recebe representantes regionais na 78ª Sessão Plenária Ordinária
Na sequência, compartilhou as recentes conquistas do conselho, destacando ao reconhecimento na 9ª Conferência Nacional dos Conselhos Profissionais, com o Prêmio Melhores Práticas Aplicáveis aos Conselhos Profissionais, na categoria “Campanha Institucional com Foco no Cidadão-Usuário”, com o programa Divulga Técnico. A solenidade aconteceu no início de outubro, em Brasília
Ademais, outro motivo para memorar se atém ao processo de recrutamento internacional realizado pela Québec Internacional (Agência de Desenvolvimento Econômico da Região do Québec), quando mais de 200 candidatos – incluindo, profissionais técnicos – compareceram à sede do CRT-SP para a prova seletiva.

Presidente do CRT-SP apresenta ao plenário as recentes conquistas do conselho
Após a aprovação da ata da 77ª Sessão Plenária Ordinária, datada de 29 de setembro de 2025, o diretor administrativo procedeu à leitura das principais comunicações e ofícios recebidos e expedidos, mencionando os diversos eventos que o CRT-SP participou, sobretudo no âmbito do ensino técnico, com destaque para a 16ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (FETEPS); a 15ª BRAGANTEC – Feira de Ciência e Tecnologia, do IFSP de Bragança Paulista; e a 16ª BENTOTEC – Feira de Ciências e Tecnologia, realizada pela ETEC Bento Quirino de Campinas.
Pelas comissões permanentes e grupos de trabalho, manifestaram-se os conselheiros: Isaque Natanael Silveira Perotti, coordenador da Comissão de Fiscalização; Cláudio Roberto Marques, coordenador da Comissão de Ética Profissional; Altamar Antunes Alves, coordenador adjunto da Comissão do Exercício Profissional; Flávio Aparecido Vinha, coordenador do Grupo de Trabalho de Resíduos Sólidos da Construção Civil; Nelson Henrique Silva Spressão, coordenador da Comissão de Tomada de Contas e Orçamento; e Isabel Cristina Ferreira Duo, coordenadora da Comissão de Educação e Atribuições Profissionais.
Nos comunicados dos conselheiros, fizeram uso da palavra: João Batista dos Reis, Rafael da Silva, Daiana Aparecida Romanini Zanon Terêncio, Adevandro Benedito Olmeda, Agostinho Ferreira Gomes, Adão Roberto Ricci – que relatou a entrega de ofício, em mãos, ao governador, Tarcísio de Freitas –, Moises Geraldo da Silva, Isabel Cristina Ferreira Duo e o conselheiro federal, Narciso Donizete Fontana.
Nos comunicados dos conselheiros, Adão Roberto Ricci relata a entrega de ofício ao governador, explanando sobre o impasse enfrentado pelos técnicos junto ao Corpo de Bombeiros
Ordem do dia – O contador Odair Dutra apresentou as finanças do conselho por meio da demonstração do balancete de setembro de 2025, detalhando as
receitas, execução orçamentária, demonstração contábil, conciliação bancária e, por fim, o consolidado anual. Seguiu-se com a leitura do parecer da Comissão de Tomada de Contas e Orçamento, com parecer favorável à aprovação; assim aconteceu, após atendimento ao pedido de vista do conselheiro, Rafael da Silva.

Mesaque Araújo da Silva: apresentação do Relatório de Gestão Integrado do 3º Trimestre de 2025 e outros itens da pauta
Na apresentação do Relatório de Gestão Integrado do 3º Trimestre de 2025, Mesaque Araújo da Silva, com observância ao artigo 70 da Constituição Federal e à Resolução CFT nº 196/2022, trouxe a mensagem do presidente na abertura do relatório.
Também expôs algumas medidas estratégicas realizadas no período; com especial destaque para as ações de fiscalização orientativa em várias regiões do estado; a participação do CRT-SP no 2º Seminário de Fiscalização, promovido pelo Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Rio de Janeiro (CRT-RJ); a participação no evento “Alta Gestão e Planejamento Estratégico – Diretrizes 2026”, realizado em Ipatinga-MG; bem como a participação nas principais feiras e eventos relacionados, direta ou indiretamente, ao setor técnico; a parceria entre o CRT-SP e a Québec Internacional (Agência de Desenvolvimento Econômico da Região do Québec), que viabiliza oportunidades internacionais de trabalho no Canadá; entre outras iniciativas e resultados consistentes.
O relatório aponta ainda processos administrativos, como os de contratações por meio de licitações públicas; o resultado de atividades e operações financeiras, demonstrando que as contas estão de acordo com as diretrizes estabelecidas pelos órgãos consultores e fiscalizatórios; e os números do exercício profissional, com aumento considerável na quantidade de profissionais e empresas registradas, e em situação adimplente perante o conselho.
O parecer da Comissão de Tomada de Contas e Orçamento, apresentado pelo conselheiro Nelson Henrique Silva Spressão, recomenda aos demais conselheiros a aprovação das contas do trimestre em apreço; e, seguindo a recomendação, o relatório foi aprovado em plenário.

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