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Estudantes chegam em grande número ao Centro de Convenções da SME de Campinas; divididos em grupos, eles acompanham três sessões de minipalestras do Divulga Técnico
Começou como protótipo, aplicado com sucesso no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) de Campos do Jordão, entre o fim de novembro e início de dezembro de 2023; meses depois, mais precisamente em abril de 2024, o experimento partiu para São José dos Campos, com visitas prévias de uma equipe multidisciplinar do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP) para explicar o objetivo do projeto e convidar os alunos e seus responsáveis legais para um evento presencial. Alguns alinhamentos necessários aqui e ali e, a partir de uma parceria bem-sucedida com a Secretaria Municipal de Educação (SME), no dia 12 de novembro de 2024, aconteceu a 3ª edição do Divulga Técnico em Campinas, com atividades dedicadas a inspirar cerca de 2 mil estudantes do ensino fundamental da rede pública a considerarem o ensino técnico – comprovadamente, a maneira mais fácil para a primeiro emprego – como parte essencial de suas trajetórias escolares.
Com três sessões de minipalestras, apoiadores de peso – instituições de ensino, empresas e entidades – uniram-se à iniciativa para engajar as centenas de estudantes que lotaram o Centro de Convenções da SME, compartilhando o palco para mostrar, na prática, como a formação técnica abre portas aos novos profissionais que anseiam pela primeira colocação no mercado de trabalho.
Os apoiadores também utilizaram um espaço no piso térreo para mesas expositoras, devidamente identificadas, interagindo e dialogando com os estudantes ao término de cada sessão, levando-lhes informações sobre os cursos oferecidos pelas instituições de ensino parceiras; os projetos técnicos idealizados pelos discentes, premiados em importante exposições; a atuação e a responsabilidade dos profissionais que ocupam cargos distintos nas empresas; e, ainda, sobre as oportunidades de construção de uma carreira internacional.
Participaram do evento as empresas: Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL Energia), Aeroportos Brasil Viracopos, Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (SANASA) e BOSCH Campinas. Por parte das escolas técnicas, estiveram presentes diretores, professores e alunos da ETEC Bento Quirino; do IFSP Campinas; do Colégio Técnico de Campinas (COTUCA); da Escola SENAI Roberto Mange, de Campinas; e da ETEC Polivalente de Americana. Importante ainda ressaltar a presença do Escritório do Québec em São Paulo, que mantém um acordo de cooperação com o CRT-SP que visa recrutar técnicos brasileiros para trabalharem no Canadá.
Abertura oficial – Professor e secretário municipal, José Tadeu Jorge enalteceu a realização do evento, acrescentando que o programa de incentivo ao ensino técnico desenvolvido pelo CRT-SP vai ao encontro das ações da pasta. “Não medimos esforços para que nossos alunos conheçam mais detalhes sobre o ensino técnico; portanto, prestem muita atenção em tudo que vocês irão ver e ouvir nesse evento”, conclama, passando a palavra ao presidente, Gilberto Takao Sakamoto, que primeiramente agradeceu aos apoiadores e antecipou que, ao finalizarem os cursos técnicos, os formandos têm uma profissão regulamentada. Ele cita seu próprio exemplo de 40 anos como Técnico em Eletrotécnica na Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP). “As portas do mundo se abrem para vocês, que também podem fazer projetos, com apoio de seus professores e coordenadores, para exposição em feiras de ciência e tecnologia”, emenda, citando que o CRT-SP viabilizou a ida de um grupo de alunos a Dallas, Estados Unidos, para exposição de um projeto premiado. “Vocês têm a oportunidade de trabalhar em países que precisam de profissionais técnicos, como no Canadá, Bélgica, Alemanha, entre outros”, avisa.
Por que iniciar sua vida profissional com curso técnico? Quem responde é a gerente de novos projetos e inovação do CRT-SP, Fabiana Herculano Moraes, explicando, de forma bem didática, que o curso técnico é uma formação prática que pode ser feita juntamente com o ensino médio e que prepara melhor o jovem para o mercado de trabalho. “Aproveitamos para esclarecer que é uma opção em qualquer fase da vida, incentivando-os a compartilhar as informações recebidas com seus pais e responsáveis, que também podem seguir esse caminho”, explica.
Ela expõe a alta empregabilidade decorrente da formação técnica; a vantajosa remuneração salarial em início de profissão; as inúmeras modalidades técnicas abrangidas pelo Sistema CFT/CRTs, envolvendo praticamente todas as áreas do conhecimento; e a importância do registro para se tornar um profissional habilitado e apto para o exercício da profissão. “O Divulga Técnico é também uma iniciativa de fiscalização orientativa. Por isso, utilizamos uma linguagem acessível para esclarecer que, assim como a legislação brasileira proíbe dirigir sem habilitação, o profissional que concluiu o curso técnico não pode exercer a profissão sem registro no conselho”, compara.
Renomadas empresas e oportunidades internacionais – As empresas desempenham um papel fundamental no desenvolvimento do país ao propiciar oportunidades de trabalho e capacitação para os profissionais técnicos; e segundo o supervisor de obras de transmissão, Anderson Cardoso, essa também é uma preocupação da CPFL Energia. “Tive a oportunidade de palestrar para centenas de jovens que estão terminando o ensino fundamental nas escolas públicas de Campinas, e apresentei as oportunidades de trabalho na empresa para quem busca qualificação no ensino técnico”, postou numa rede social.
Técnico em Eletromecânica e atualmente gerente de manutenção da Aeroportos Brasil Viracopos, João Carlos Scharam ressalta o quão importante é a formação técnica, principalmente para quem está iniciando a trajetória profissional. “Formei-me há 30 anos e o curso técnico impulsionou minha carreira”, orgulha-se, elencando os setores no aeroporto que mais dependem de técnicos, como funcionários diretos ou terceirizados, para o devido funcionamento: manutenção de toda a infraestrutura, equipamentos mecânicos, parte elétrica, edificações, entre outros serviços.
A SANASA, sociedade de economia mista ligada ao governo municipal, esteve representada pelo gerente de controle de perdas, Ivan de Carlos, que explanou sobre suas responsabilidades e as da empresa para prover abastecimento de água e saneamento básico à população campineira, serviço público essencial cuja realização não seria possível sem a mão de obra técnica. A empresa também disponibilizou duas unidades móveis e monitores para receber os estudantes, propiciando-lhes um pouco da experiência prática e conscientizando-os quanto ao uso racional da água.
Novamente, a palestra do adido em promoção e prospecção do Escritório do Québec em São Paulo, Frederico Chagas, despertou bastante interesse dos participantes, tanto de alunos quanto de professores. Ele trouxe detalhes da missão de recrutamento de técnicos brasileiros com interesse em trabalhar na principal província francófona canadense – o Québec –, região de altíssima qualidade de vida, sem contar a experiência multicultural, valorização no mercado de trabalho global e remuneração salarial de primeiro mundo. “Precisamos muito dos brasileiros, justamente por causa da habilidade técnica, das escolas e da qualidade de ensino; e também em função do diferencial enquanto profissionais”, apregoa.
Representantes de renomadas empresas: Anderson Cardoso (Grupo CPFL); João Carlos Scharam (Aeroportos Brasil Viracopos); Ivan de Carlos (SANASA), com unidades móveis para ensinar a utilizar água racionalmente; e Frederico Chagas (Escritório do Québec em São Paulo)
O futuro começa nas escolas técnicas – Além da exposição no piso térreo, as instituições de ensino parceiras também contribuíram com o conteúdo do evento, inclusive com depoimentos de jovens técnicos da região e apresentação de projetos técnico-científicos. Sob a orientação do professor, Edson Anício Duarte, por exemplo, um dos projetos trazidos pelo IFSP Campinas é o “HigroEnergy”, desenvolvido por Giovana Rocha, Isabela Alves dos Santos e Vinicius Pavanello Secafim, que propõe uma solução sustentável, por meio do conceito de Internet das Coisas (IoT), para gerar energia em regiões remotas onde o acesso à eletricidade é limitado. “Conseguimos evoluir na nossa pesquisa, e apresentar o projeto em feiras nacionais e internacionais; tudo isso só foi possível graças ao ensino técnico”, contam.
Ex-diretora e atual chefe de departamento de um dos cursos técnicos do COTUCA, Vanessa Petrilli Bavaresco avalia o Divulga Técnico como um evento de extrema importância para a divulgação do que os técnicos, profissionais tão exigidos no mercado de trabalho, pode fazer em suas respectivas modalidades.
Professora na ETEC Polivalente de Americana, Silmara Azevedo representou a diretora, Mary Damiani; e pela ETEC Bento Quirino, quem concedeu entrevista à equipe de comunicação do CRT-SP foi o professor e coordenador, Tiago Souza. “Participar desse evento é muito importante para mostrar à garotada o que o ensino técnico pode fazer na vida das pessoas”, diz. Ele também cita algumas ações realizadas com o apoio do conselho, principalmente o Projeto Robótica Paula Souza – sob sua coordenação –, que visa debater tecnologias para desenvolvimento de sistemas, perfis de profissionais, projetos de robótica e outras tecnologias de informação.
Para o diretor da Escola SENAI Roberto Mange, Everson Capobianco, as indústrias estão cada vez mais inovadoras e tecnológicas e não tem como contratar funcionários sem especificações que se adequem às necessidades dos empregadores. “No SENAI, trabalhamos para aumentar a competitividade na indústria e precisamos de mão de obra qualificada e de pessoas dispostas a se desenvolverem tecnicamente”, expõe.
Representantes de instituições de ensino: Edson Anício Duarte (IFSP Campinas), Vanessa Petrilli Bavaresco (COTUCA), Silmara Azevedo (ETEC Polivalente de Americana), Tiago Souza (ETEC Bento Quirino) e Everson Capobianco (SENAI Roberto Mange)
Agradecimentos – Foi uma união de esforços: ofícios e contatos prévios com a SME de Campinas, feitos pelo assessor de relações institucionais, Edson Rabello; seguido de uma série de reuniões online de alinhamento, a cargo da gerente de novos projetos e inovação, Fabiana Herculano Moraes. Na retaguarda, um grupo de funcionários setoriais, como comunicação, atendimento e fiscalização. O presidente, Gilberto Takao Sakamoto, e os demais membros da diretoria executiva – José Avelino Rosa, vice-presidente; Welington Guilherme Rezende, diretor administrativo; Pedro Carlos Valcante, diretor financeiro; e Rubens dos Santos, diretor de fiscalização e normas – não mediram esforços para que tudo transcorresse de maneira positiva; e a Comissão de Educação e Atribuições Profissionais – Sidney de Souza Junior, coordenador; Claudemir Roque da Costa, coordenador adjunto; Agostinho Ferreira Gomes, Isabel Cristina Ferreira Duó e José Barbosa – cumpriu seu papel regimental de “zelar pelo aperfeiçoamento da formação do Técnico Industrial e promover a articulação entre o CRT-SP e o sistema de ensino técnico”.
Para ter acesso às fotos do evento, clique aqui. As imagens ficarão disponíveis temporariamente para download.
Pela ordem: José Tadeu Jorge, Luiz Roberto Marighetti, Luciano Reis e Mariana Martins Volpato
Anunciado secretário municipal de educação, em 2020, pelo prefeito, Dário Saadi, cargo que ocupa pela segunda vez, José Tadeu Jorge é professor universitário; foi diretor da Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI); pró-reitor e reitor da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Ele acompanhou o evento de manhã, enquanto seu secretário adjunto, Luiz Roberto Marighetti, compareceu no período da tarde, acompanhado do diretor de departamento pedagógico, Luciano Reis. Destaque ainda para a presença, em tempo integral, da professora, diretora educacional e responsável pela organização do planejamento estratégico, Mariana Martins Volpato. “Nós nos preocupamos com a perspectiva dos alunos do fundamental; e, por conta desse trabalho, realizamos várias ações e atividades que os ajudam a entender que eles têm um futuro pela frente, por meio do estudo, dos cursos técnicos e a partir da construção de uma escola mais plural”, finaliza.
No decorrer do evento, o CRT-SP gravou um episódio do podcast Olhar Técnico, tendo com convidado o secretário municipal, José Tadeu Jorge, que conversou com o presidente, Gilberto Takao Sakamoto, sobre assuntos diretamente relacionados às oportunidades geradas pela formação técnica. Com apresentação da gerente de novos projetos e inovação, Fabiana Herculano Moraes, em breve o conteúdo estará disponível nas redes sociais do conselho e nas principais plataformas de áudio.
Texto: JD Morbidelli
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Começou como protótipo, aplicado com sucesso no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) de Campos do Jordão, entre o fim de novembro e início de dezembro de 2023; meses depois, mais precisamente em abril de 2024, o experimento partiu para São José dos Campos, com visitas prévias de uma equipe multidisciplinar do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP) para explicar o objetivo do projeto e convidar os alunos e seus responsáveis legais para um evento presencial. Alguns alinhamentos necessários aqui e ali e, a partir de uma parceria bem-sucedida com a Secretaria Municipal de Educação (SME), no dia 12 de novembro de 2024, aconteceu a 3ª edição do Divulga Técnico em Campinas, com atividades dedicadas a inspirar cerca de 2 mil estudantes do ensino fundamental da rede pública a considerarem o ensino técnico – comprovadamente, a maneira mais fácil para a primeiro emprego – como parte essencial de suas trajetórias escolares.
Com três sessões de minipalestras, apoiadores de peso – instituições de ensino, empresas e entidades – uniram-se à iniciativa para engajar as centenas de estudantes que lotaram o Centro de Convenções da SME, compartilhando o palco para mostrar, na prática, como a formação técnica abre portas aos novos profissionais que anseiam pela primeira colocação no mercado de trabalho.
Os apoiadores também utilizaram um espaço no piso térreo para mesas expositoras, devidamente identificadas, interagindo e dialogando com os estudantes ao término de cada sessão, levando-lhes informações sobre os cursos oferecidos pelas instituições de ensino parceiras; os projetos técnicos idealizados pelos discentes, premiados em importante exposições; a atuação e a responsabilidade dos profissionais que ocupam cargos distintos nas empresas; e, ainda, sobre as oportunidades de construção de uma carreira internacional.
Participaram do evento as empresas: Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL Energia), Aeroportos Brasil Viracopos, Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (SANASA) e BOSCH Campinas. Por parte das escolas técnicas, estiveram presentes diretores, professores e alunos da ETEC Bento Quirino; do IFSP Campinas; do Colégio Técnico de Campinas (COTUCA); da Escola SENAI Roberto Mange, de Campinas; e da ETEC Polivalente de Americana. Importante ainda ressaltar a presença do Escritório do Québec em São Paulo, que mantém um acordo de cooperação com o CRT-SP que visa recrutar técnicos brasileiros para trabalharem no Canadá.
Abertura oficial – Professor e secretário municipal, José Tadeu Jorge enalteceu a realização do evento, acrescentando que o programa de incentivo ao ensino técnico desenvolvido pelo CRT-SP vai ao encontro das ações da pasta. “Não medimos esforços para que nossos alunos conheçam mais detalhes sobre o ensino técnico; portanto, prestem muita atenção em tudo que vocês irão ver e ouvir nesse evento”, conclama, passando a palavra ao presidente, Gilberto Takao Sakamoto, que primeiramente agradeceu aos apoiadores e antecipou que, ao finalizarem os cursos técnicos, os formandos têm uma profissão regulamentada. Ele cita seu próprio exemplo de 40 anos como Técnico em Eletrotécnica na Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP). “As portas do mundo se abrem para vocês, que também podem fazer projetos, com apoio de seus professores e coordenadores, para exposição em feiras de ciência e tecnologia”, emenda, citando que o CRT-SP viabilizou a ida de um grupo de alunos a Dallas, Estados Unidos, para exposição de um projeto premiado. “Vocês têm a oportunidade de trabalhar em países que precisam de profissionais técnicos, como no Canadá, Bélgica, Alemanha, entre outros”, avisa.
Por que iniciar sua vida profissional com curso técnico? Quem responde é a gerente de novos projetos e inovação do CRT-SP, Fabiana Herculano Moraes, explicando, de forma bem didática, que o curso técnico é uma formação prática que pode ser feita juntamente com o ensino médio e que prepara melhor o jovem para o mercado de trabalho. “Aproveitamos para esclarecer que é uma opção em qualquer fase da vida, incentivando-os a compartilhar as informações recebidas com seus pais e responsáveis, que também podem seguir esse caminho”, explica.
Ela expõe a alta empregabilidade decorrente da formação técnica; a vantajosa remuneração salarial em início de profissão; as inúmeras modalidades técnicas abrangidas pelo Sistema CFT/CRTs, envolvendo praticamente todas as áreas do conhecimento; e a importância do registro para se tornar um profissional habilitado e apto para o exercício da profissão. “O Divulga Técnico é também uma iniciativa de fiscalização orientativa. Por isso, utilizamos uma linguagem acessível para esclarecer que, assim como a legislação brasileira proíbe dirigir sem habilitação, o profissional que concluiu o curso técnico não pode exercer a profissão sem registro no conselho”, compara.
Renomadas empresas e oportunidades internacionais – As empresas desempenham um papel fundamental no desenvolvimento do país ao propiciar oportunidades de trabalho e capacitação para os profissionais técnicos; e segundo o supervisor de obras de transmissão, Anderson Cardoso, essa também é uma preocupação da CPFL Energia. “Tive a oportunidade de palestrar para centenas de jovens que estão terminando o ensino fundamental nas escolas públicas de Campinas, e apresentei as oportunidades de trabalho na empresa para quem busca qualificação no ensino técnico”, postou numa rede social.
Técnico em Eletromecânica e atualmente gerente de manutenção da Aeroportos Brasil Viracopos, João Carlos Scharam ressalta o quão importante é a formação técnica, principalmente para quem está iniciando a trajetória profissional. “Formei-me há 30 anos e o curso técnico impulsionou minha carreira”, orgulha-se, elencando os setores no aeroporto que mais dependem de técnicos, como funcionários diretos ou terceirizados, para o devido funcionamento: manutenção de toda a infraestrutura, equipamentos mecânicos, parte elétrica, edificações, entre outros serviços.
A SANASA, sociedade de economia mista ligada ao governo municipal, esteve representada pelo gerente de controle de perdas, Ivan de Carlos, que explanou sobre suas responsabilidades e as da empresa para prover abastecimento de água e saneamento básico à população campineira, serviço público essencial cuja realização não seria possível sem a mão de obra técnica. A empresa também disponibilizou duas unidades móveis e monitores para receber os estudantes, propiciando-lhes um pouco da experiência prática e conscientizando-os quanto ao uso racional da água.
Novamente, a palestra do adido em promoção e prospecção do Escritório do Québec em São Paulo, Frederico Chagas, despertou bastante interesse dos participantes, tanto de alunos quanto de professores. Ele trouxe detalhes da missão de recrutamento de técnicos brasileiros com interesse em trabalhar na principal província francófona canadense – o Québec –, região de altíssima qualidade de vida, sem contar a experiência multicultural, valorização no mercado de trabalho global e remuneração salarial de primeiro mundo. “Precisamos muito dos brasileiros, justamente por causa da habilidade técnica, das escolas e da qualidade de ensino; e também em função do diferencial enquanto profissionais”, apregoa.
Representantes de renomadas empresas: Anderson Cardoso (Grupo CPFL); João Carlos Scharam (Aeroportos Brasil Viracopos); Ivan de Carlos (SANASA), com unidades móveis para ensinar a utilizar água racionalmente; e Frederico Chagas (Escritório do Québec em São Paulo)
O futuro começa nas escolas técnicas – Além da exposição no piso térreo, as instituições de ensino parceiras também contribuíram com o conteúdo do evento, inclusive com depoimentos de jovens técnicos da região e apresentação de projetos técnico-científicos. Sob a orientação do professor, Edson Anício Duarte, por exemplo, um dos projetos trazidos pelo IFSP Campinas é o “HigroEnergy”, desenvolvido por Giovana Rocha, Isabela Alves dos Santos e Vinicius Pavanello Secafim, que propõe uma solução sustentável, por meio do conceito de Internet das Coisas (IoT), para gerar energia em regiões remotas onde o acesso à eletricidade é limitado. “Conseguimos evoluir na nossa pesquisa, e apresentar o projeto em feiras nacionais e internacionais; tudo isso só foi possível graças ao ensino técnico”, contam.
Ex-diretora e atual chefe de departamento de um dos cursos técnicos do COTUCA, Vanessa Petrilli Bavaresco avalia o Divulga Técnico como um evento de extrema importância para a divulgação do que os técnicos, profissionais tão exigidos no mercado de trabalho, pode fazer em suas respectivas modalidades.
Professora na ETEC Polivalente de Americana, Silmara Azevedo representou a diretora, Mary Damiani; e pela ETEC Bento Quirino, quem concedeu entrevista à equipe de comunicação do CRT-SP foi o professor e coordenador, Tiago Souza. “Participar desse evento é muito importante para mostrar à garotada o que o ensino técnico pode fazer na vida das pessoas”, diz. Ele também cita algumas ações realizadas com o apoio do conselho, principalmente o Projeto Robótica Paula Souza – sob sua coordenação –, que visa debater tecnologias para desenvolvimento de sistemas, perfis de profissionais, projetos de robótica e outras tecnologias de informação.
Para o diretor da Escola SENAI Roberto Mange, Everson Capobianco, as indústrias estão cada vez mais inovadoras e tecnológicas e não tem como contratar funcionários sem especificações que se adequem às necessidades dos empregadores. “No SENAI, trabalhamos para aumentar a competitividade na indústria e precisamos de mão de obra qualificada e de pessoas dispostas a se desenvolverem tecnicamente”, expõe.
Representantes de instituições de ensino: Edson Anício Duarte (IFSP Campinas), Vanessa Petrilli Bavaresco (COTUCA), Silmara Azevedo (ETEC Polivalente de Americana), Tiago Souza (ETEC Bento Quirino) e Everson Capobianco (SENAI Roberto Mange)
Agradecimentos – Foi uma união de esforços: ofícios e contatos prévios com a SME de Campinas, feitos pelo assessor de relações institucionais, Edson Rabello; seguido de uma série de reuniões online de alinhamento, a cargo da gerente de novos projetos e inovação, Fabiana Herculano Moraes. Na retaguarda, um grupo de funcionários setoriais, como comunicação, atendimento e fiscalização. O presidente, Gilberto Takao Sakamoto, e os demais membros da diretoria executiva – José Avelino Rosa, vice-presidente; Welington Guilherme Rezende, diretor administrativo; Pedro Carlos Valcante, diretor financeiro; e Rubens dos Santos, diretor de fiscalização e normas – não mediram esforços para que tudo transcorresse de maneira positiva; e a Comissão de Educação e Atribuições Profissionais – Sidney de Souza Junior, coordenador; Claudemir Roque da Costa, coordenador adjunto; Agostinho Ferreira Gomes, Isabel Cristina Ferreira Duó e José Barbosa – cumpriu seu papel regimental de “zelar pelo aperfeiçoamento da formação do Técnico Industrial e promover a articulação entre o CRT-SP e o sistema de ensino técnico”.
Para ter acesso às fotos do evento, clique aqui. As imagens ficarão disponíveis temporariamente para download.
Pela ordem: José Tadeu Jorge, Luiz Roberto Marighetti, Luciano Reis e Mariana Martins Volpato
Anunciado secretário municipal de educação, em 2020, pelo prefeito, Dário Saadi, cargo que ocupa pela segunda vez, José Tadeu Jorge é professor universitário; foi diretor da Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI); pró-reitor e reitor da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Ele acompanhou o evento de manhã, enquanto seu secretário adjunto, Luiz Roberto Marighetti, compareceu no período da tarde, acompanhado do diretor de departamento pedagógico, Luciano Reis. Destaque ainda para a presença, em tempo integral, da professora, diretora educacional e responsável pela organização do planejamento estratégico, Mariana Martins Volpato. “Nós nos preocupamos com a perspectiva dos alunos do fundamental; e, por conta desse trabalho, realizamos várias ações e atividades que os ajudam a entender que eles têm um futuro pela frente, por meio do estudo, dos cursos técnicos e a partir da construção de uma escola mais plural”, finaliza.
No decorrer do evento, o CRT-SP gravou um episódio do podcast Olhar Técnico, tendo com convidado o secretário municipal, José Tadeu Jorge, que conversou com o presidente, Gilberto Takao Sakamoto, sobre assuntos diretamente relacionados às oportunidades geradas pela formação técnica. Com apresentação da gerente de novos projetos e inovação, Fabiana Herculano Moraes, em breve o conteúdo estará disponível nas redes sociais do conselho e nas principais plataformas de áudio.
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