Notícias
4ª edição do Divulga Técnico, realizada no PIT SJC conjuntamente com o Tech Valley Summit 2025
Após três exitosas edições – em Campos do Jordão como projeto experimental, em São José dos Campos e em Campinas – o evento Divulga Técnico teve sua 4ª edição realizada entre os dias 23 e 25 de julho de 2025 no berço paulista de tecnologia, o Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos (PIT SJC). O encontro é voltado aos alunos da rede pública fundamental de ensino e ambiciona demonstrar que o ensino técnico é uma maneira rápida e eficaz de ingresso no mercado de trabalho. Especificamente, a 4ª edição do Divulga Técnico esteve atrelada ao Tech Valley Summit 2025, organizado pela Associação das Empresas do Vale do Paraíba (ASSECRE), com o propósito de se tornar o maior encontro de inovação, tecnologia e educação do Vale do Paraíba. Para tanto, as palestras, negociações e rodadas de debates foram divididos em quatro trilhas: investimentos, tecnologia, sustentabilidade e educação.
Diante da relevância dos eventos para o mundo educacional e dos negócios, diversas autoridades estiveram presentes para prestigiar e contribuir com ideias. A abertura oficial do Tech Valley Summit contou com o vice-governador do estado de São Paulo, Felício Ramuth; o prefeito local, Anderson Farias; a secretária de Educação e Cidadania de São José dos Campos, Ruth Zorneta; o presidente do PIT SJC, Jeferson Cheriegate; e os dirigentes da ASSECRE, Wagner Siqueira, Eduardo Piloto e Gabriel Araújo. Já, o CRT-SP esteve representado pelo presidente, Gilberto Takao Sakamoto, na solenidade de abertura; e pelos diretores Welington Guilherme Rezende (administrativo) durante todo o evento; e Pedro Carlos Valcante (financeiro), no segundo dia.
Destaque ainda para os conselheiros José Antonio Campos; João Batista dos Reis; Sonia Maria de Melo; a conselheira suplente, Sandra Zamboli Fontana, além de alguns representantes regionais. Conselheiro federal por São Paulo no Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT), Narciso Donizete Fontana também prestigiou o evento, de livre e espontânea vontade.
Autoridades na solenidade de abertura do Tech Valley Summit, e também no estande do CRT-SP
Em pleno período de férias escolares – A Secretaria de Educação e Cidadania de São José dos Campos não mediu esforços para organizar e viabilizar a ida dos estudantes até o Divulga Técnico. Divididos em duas turmas, aproximadamente 500 jovens estudantes receberam valiosas orientações sobre as possibilidades geradas pelo ensino técnico. Professores, recrutadores e Técnicos Industriais bem-sucedidos demonstraram didaticamente as grandes vantagens de se optar pelas carreiras técnicas, com destaque para a alta e rápida empregabilidade, remunerações acima da média dos profissionais e a possibilidade de estudar conteúdos alinhados à área de afinidade do aluno.
Com minipalestras nichadas e indagações atraentes, como “por que iniciar sua vida profissional com curso técnico?”, “palavra de quem contrata” e “entrada no mercado de trabalho facilitada pela formação técnica”, na condição de porta-vozes de grandes instituições de ensino e de conglomerados empresariais, representantes da Petróleo Brasileiro S.A (PETROBRAS); da Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A (EMBRAER), do IFSP de Campos do Jordão, do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), do Colégio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza (CEPHAS), entre outras instituições parceiras, abriram o horizonte dos estudantes do ensino básico.
Palestrantes abrindo o horizonte dos jovens alunos aspirantes ao ensino técnico

Welington Guilherme Rezende: “O curso técnico (…) possibilitou garantir o sustento de minha família”
Como exemplo pessoal, o diretor administrativo do CRT-SP – que também desempenhou a função de animador do Divulga Técnico – relatou brevemente sua trajetória profissional de sucesso, que se iniciou com a formação técnica na área de edificações. “O curso técnico propiciou mais do que uma profissão, uma carreira bem-sucedida que possibilitou garantir o sustento de minha família”, orgulha-se.
Ainda no âmbito das oportunidades profissionais e de exemplo vívidos, o representante da EMBRAER, Tony Jefferson do Nascimento, atribui aos cursos técnicos seu ingresso em grandes indústrias da aviação. Da mesma empresa, a recrutadora, Julia Laisa Mendes Silva, que atua na equipe de Talent Acquisition da companhia, asseverou que a taxa de conversão de jovens aprendizes em vagas efetivas é de 85%.Por sua vez, o CIEE – na condição de intermediador – anunciou a implementação de um grande projeto de bolsas de estágio pelo Governo do Estado de São Paulo para alunos do ensino médio técnico da rede pública estadual. Segundo a representante, Marcela Leme do Prado, o programa Bolsa Estágio do Ensino Médio (BEEM) tem como objetivo central criar cerca de 30 mil vagas de estágio remunerado na área técnica. Além de propiciar o ingresso facilitado em grandes empresas, a proposta mira a redução da evasão escolar. Detalhes do programa podem ser consultados no site https://lp-beem.ciee.org.br/estudante/lancamento
Oportunidades que vão além das salas de aula: CIEE anuncia um grande programa de estágio profissional para os alunos de cursos técnicos da rede pública estadual

Projeto “EcoInspira”: sucesso de público e agraciado com menção honrosa do CRT-SP
Avaliação de projetos técnicos – Os estudantes também viveram a experiência de conhecer na prática projetos de alunos de cursos técnicos da região do Vale do Paraíba. Deste modo, foi possível demonstrar de forma interativa e cativante as potencialidades exploradas e desenvolvidas durante a formação técnica – as quais cominam em ideias inovadoras e soluções revolucionárias. Depois de conhecer os projetos e seus idealizadores, os jovens alunos do ensino fundamental votaram e elegeram o projeto que mais chamou atenção: “EcoInspira”, desenvolvido pelas alunas Ana Carolina de Paula Machado e Ana Luz Magalhães Orosco, sob orientação da professora Elisiane Alves de Oliveira Kabayama, da ETEC Cônego José Bento, de Jacareí. O projeto resume-se a uma sacola biodegradável de papel feita de folhas caídas das árvores que, ao se adicionar pó de osso, cria-se um adubo natural com potencial de gerar adubação ao longo do processo de decomposição do material, em torno de 60 dias.
Como forma simbólica, as alunas foram agraciadas com menção honrosa atribuída pelo CRT-SP, em reconhecimento ao empenho aplicado à consecução do projeto.
Mulheres técnicas na indústria – Um dos painéis mais aguardados do Tech Valley Summit destaca o legado de lutas, conquistas e superações das mulheres no âmbito industrial. Compondo a trilha de sustentabilidade, a roda de debates – mediada pela gerente de novos projetos e inovação, Fabiana Herculano Moraes – foi formada pela conselheira, Sonia Maria de Melo; Julia Laisa Mendes Silva, da EMBRAER; Cristiane Grigoletto Cunha, da PETROBRÁS; e Alexandra Gioso, do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).
A partir da vivência e dos grandes desafios enfrentados e superados durante anos de carreira técnica no mundo corporativo, as palestrantes compartilharam histórias impactantes num ambiente ainda majoritariamente masculino. A título de exemplo, no passado não havia banheiro exclusivo para mulheres nas plantas industriais e os cargos de supervisão e direção eram praticamente inalcançáveis pelas profissionais.
Pelos debates, tornaram-se claros os progressos alcançados, como a instituição de comitês de diversidade e equidade; o nivelamento salarial; instituição de programas de ingresso profissional voltados exclusivamente às mulheres; e possibilidade real e crescente de ascensão aos cargos estratégicos. O painel foi acompanhado atentamente pela suplente de conselheira e representante do CRT-SP no Fórum Nacional de Valorização da Atuação de Profissionais com Identidade de Gênero Feminino, Sandra Zamboli Fontana.
Apesar das conquistas, é consenso entre as debatedoras que ainda há muitos desafios a serem enfrentados pelas mulheres técnicas na indústria. Por essas e outras razões que eventos com essa temática são tão contemporâneos e importantes.
Mulheres técnicas na indústria: um legado de lutas, conquistas e superações
As fotos da 4ª edição do Divulga Técnico e da participação do CRT-SP no Tech Valley Summit estão disponíveis, temporariamente, clicando aqui.
Texto: Gerência de Comunicação e Transparência
Últimas notícias
4ª edição do Divulga Técnico, realizada no PIT SJC conjuntamente com o Tech Valley Summit 2025
Após três exitosas edições – em Campos do Jordão como projeto experimental, em São José dos Campos e em Campinas – o evento Divulga Técnico teve sua 4ª edição realizada entre os dias 23 e 25 de julho de 2025 no berço paulista de tecnologia, o Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos (PIT SJC). O encontro é voltado aos alunos da rede pública fundamental de ensino e ambiciona demonstrar que o ensino técnico é uma maneira rápida e eficaz de ingresso no mercado de trabalho. Especificamente, a 4ª edição do Divulga Técnico esteve atrelada ao Tech Valley Summit 2025, organizado pela Associação das Empresas do Vale do Paraíba (ASSECRE), com o propósito de se tornar o maior encontro de inovação, tecnologia e educação do Vale do Paraíba. Para tanto, as palestras, negociações e rodadas de debates foram divididos em quatro trilhas: investimentos, tecnologia, sustentabilidade e educação.
Diante da relevância dos eventos para o mundo educacional e dos negócios, diversas autoridades estiveram presentes para prestigiar e contribuir com ideias. A abertura oficial do Tech Valley Summit contou com o vice-governador do estado de São Paulo, Felício Ramuth; o prefeito local, Anderson Farias; a secretária de Educação e Cidadania de São José dos Campos, Ruth Zorneta; o presidente do PIT SJC, Jeferson Cheriegate; e os dirigentes da ASSECRE, Wagner Siqueira, Eduardo Piloto e Gabriel Araújo. Já, o CRT-SP esteve representado pelo presidente, Gilberto Takao Sakamoto, na solenidade de abertura; e pelos diretores Welington Guilherme Rezende (administrativo) durante todo o evento; e Pedro Carlos Valcante (financeiro), no segundo dia.
Destaque ainda para os conselheiros José Antonio Campos; João Batista dos Reis; Sonia Maria de Melo; a conselheira suplente, Sandra Zamboli Fontana, além de alguns representantes regionais. Conselheiro federal por São Paulo no Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT), Narciso Donizete Fontana também prestigiou o evento, de livre e espontânea vontade.
Autoridades na solenidade de abertura do Tech Valley Summit, e também no estande do CRT-SP
Em pleno período de férias escolares – A Secretaria de Educação e Cidadania de São José dos Campos não mediu esforços para organizar e viabilizar a ida dos estudantes até o Divulga Técnico. Divididos em duas turmas, aproximadamente 500 jovens estudantes receberam valiosas orientações sobre as possibilidades geradas pelo ensino técnico. Professores, recrutadores e Técnicos Industriais bem-sucedidos demonstraram didaticamente as grandes vantagens de se optar pelas carreiras técnicas, com destaque para a alta e rápida empregabilidade, remunerações acima da média dos profissionais e a possibilidade de estudar conteúdos alinhados à área de afinidade do aluno.
Com minipalestras nichadas e indagações atraentes, como “por que iniciar sua vida profissional com curso técnico?”, “palavra de quem contrata” e “entrada no mercado de trabalho facilitada pela formação técnica”, na condição de porta-vozes de grandes instituições de ensino e de conglomerados empresariais, representantes da Petróleo Brasileiro S.A (PETROBRAS); da Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A (EMBRAER), do IFSP de Campos do Jordão, do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), do Colégio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza (CEPHAS), entre outras instituições parceiras, abriram o horizonte dos estudantes do ensino básico.
Palestrantes abrindo o horizonte dos jovens alunos aspirantes ao ensino técnico

Welington Guilherme Rezende: “O curso técnico (…) possibilitou garantir o sustento de minha família”
Como exemplo pessoal, o diretor administrativo do CRT-SP – que também desempenhou a função de animador do Divulga Técnico – relatou brevemente sua trajetória profissional de sucesso, que se iniciou com a formação técnica na área de edificações. “O curso técnico propiciou mais do que uma profissão, uma carreira bem-sucedida que possibilitou garantir o sustento de minha família”, orgulha-se.
Ainda no âmbito das oportunidades profissionais e de exemplo vívidos, o representante da EMBRAER, Tony Jefferson do Nascimento, atribui aos cursos técnicos seu ingresso em grandes indústrias da aviação. Da mesma empresa, a recrutadora, Julia Laisa Mendes Silva, que atua na equipe de Talent Acquisition da companhia, asseverou que a taxa de conversão de jovens aprendizes em vagas efetivas é de 85%.Por sua vez, o CIEE – na condição de intermediador – anunciou a implementação de um grande projeto de bolsas de estágio pelo Governo do Estado de São Paulo para alunos do ensino médio técnico da rede pública estadual. Segundo a representante, Marcela Leme do Prado, o programa Bolsa Estágio do Ensino Médio (BEEM) tem como objetivo central criar cerca de 30 mil vagas de estágio remunerado na área técnica. Além de propiciar o ingresso facilitado em grandes empresas, a proposta mira a redução da evasão escolar. Detalhes do programa podem ser consultados no site https://lp-beem.ciee.org.br/estudante/lancamento
Oportunidades que vão além das salas de aula: CIEE anuncia um grande programa de estágio profissional para os alunos de cursos técnicos da rede pública estadual

Projeto “EcoInspira”: sucesso de público e agraciado com menção honrosa do CRT-SP
Avaliação de projetos técnicos – Os estudantes também viveram a experiência de conhecer na prática projetos de alunos de cursos técnicos da região do Vale do Paraíba. Deste modo, foi possível demonstrar de forma interativa e cativante as potencialidades exploradas e desenvolvidas durante a formação técnica – as quais cominam em ideias inovadoras e soluções revolucionárias. Depois de conhecer os projetos e seus idealizadores, os jovens alunos do ensino fundamental votaram e elegeram o projeto que mais chamou atenção: “EcoInspira”, desenvolvido pelas alunas Ana Carolina de Paula Machado e Ana Luz Magalhães Orosco, sob orientação da professora Elisiane Alves de Oliveira Kabayama, da ETEC Cônego José Bento, de Jacareí. O projeto resume-se a uma sacola biodegradável de papel feita de folhas caídas das árvores que, ao se adicionar pó de osso, cria-se um adubo natural com potencial de gerar adubação ao longo do processo de decomposição do material, em torno de 60 dias.
Como forma simbólica, as alunas foram agraciadas com menção honrosa atribuída pelo CRT-SP, em reconhecimento ao empenho aplicado à consecução do projeto.
Mulheres técnicas na indústria – Um dos painéis mais aguardados do Tech Valley Summit destaca o legado de lutas, conquistas e superações das mulheres no âmbito industrial. Compondo a trilha de sustentabilidade, a roda de debates – mediada pela gerente de novos projetos e inovação, Fabiana Herculano Moraes – foi formada pela conselheira, Sonia Maria de Melo; Julia Laisa Mendes Silva, da EMBRAER; Cristiane Grigoletto Cunha, da PETROBRÁS; e Alexandra Gioso, do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).
A partir da vivência e dos grandes desafios enfrentados e superados durante anos de carreira técnica no mundo corporativo, as palestrantes compartilharam histórias impactantes num ambiente ainda majoritariamente masculino. A título de exemplo, no passado não havia banheiro exclusivo para mulheres nas plantas industriais e os cargos de supervisão e direção eram praticamente inalcançáveis pelas profissionais.
Pelos debates, tornaram-se claros os progressos alcançados, como a instituição de comitês de diversidade e equidade; o nivelamento salarial; instituição de programas de ingresso profissional voltados exclusivamente às mulheres; e possibilidade real e crescente de ascensão aos cargos estratégicos. O painel foi acompanhado atentamente pela suplente de conselheira e representante do CRT-SP no Fórum Nacional de Valorização da Atuação de Profissionais com Identidade de Gênero Feminino, Sandra Zamboli Fontana.
Apesar das conquistas, é consenso entre as debatedoras que ainda há muitos desafios a serem enfrentados pelas mulheres técnicas na indústria. Por essas e outras razões que eventos com essa temática são tão contemporâneos e importantes.
Mulheres técnicas na indústria: um legado de lutas, conquistas e superações
As fotos da 4ª edição do Divulga Técnico e da participação do CRT-SP no Tech Valley Summit estão disponíveis, temporariamente, clicando aqui.
Texto: Gerência de Comunicação e Transparência
Últimas notícias
Central de Atendimento
(11) 3580-1000
Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 17h00
E-mails:
Orientações e dúvidas sobre senhas, atualizações cadastrais, registro de profissionais ou empresas, carteira profissional, anuidades (boletos), atribuições profissionais, prazos e esclarecimento de outras dúvidas
atendimento@crtsp.gov.br
Orientações e dúvidas sobre cadastro e registro de empresas
empresa@crtsp.gov.br
Orientações e dúvidas sobre emissão de Termo de Responsabilidade Técnica (TRT)
trt@crtsp.gov.br
Exclusivo para agendamento de palestras orientativas nas instituições de ensino técnico
palestrasescolas@crtsp.gov.br
Orientações e dúvidas sobre fiscalização (notificações e autos de infração)
fiscalizacao@crtsp.gov.br
Orientações e dúvidas sobre cadastro de instituições de ensino técnico
escola@crtsp.gov.br
Serviço de Atendimento ao Técnico
Solicitações não atendidas, casos de urgência, reclamações, sugestões e elogios
sat@crtsp.gov.br
Endereços:
Sede:
Edifício Liber 1000 Offices
Avenida da Liberdade, 1000 – 16º andar – Liberdade
CEP: 01502-001 – São Paulo SP
Escritório Regional de Campinas:
Storage Tower Centro Empresarial
Avenida Nossa Senhora de Fátima, 3.000 – 1º andar – Sala 4B – Vila Israel
CEP 13478-540 – Americana SP
Escritório Regional de Bauru:
Edifício Business Office
Avenida Getúlio Vargas, 21-51 – 3º andar – Sala 33 – Jardim Europa
CEP 17017-000 – Bauru SP
Escritório Regional Baixada Santista:
Edifício Helbor Offices
Avenida Benjamim Constant, 61 – 22º andar – Sala 2207 – Centro
CEP 11310-500 – São Vicente SP
Escritório Regional do Vale do Paraíba:
Edifício Osvaldo Cruz
Avenida Marechal Floriano Peixoto, 347 – 9º andar – Sala 910 – Centro
CEP 12210-030 – São José dos Campos SP
Centro de Inovação e Valoração Profissional Técnica (INOVATEC):
Centro Empresarial IV - Eugênio de Melo
Estr. Dr. Altino Bondesan, 500 - Sala 2202
CEP 12247-016 - São José dos Campos SP
Horário de Atendimento Presencial
Sede
Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 17h00
Escritórios Regionais
Segunda a sexta-feira, das 08h30 às 12h00; e das 13h30 às 16h00
© Copyright 2019 - 2025 | Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo