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Draft survey: herança de Arquimedes aplicada na vida moderna

  • 15 de julho de 2020

Baseado nos princípios matemáticos de Arquimedes, arqueação de embarcações possibilita novas oportunidades de trabalho para técnicos de todas as modalidades

Draft survey: técnicos podem elaborar laudos de arqueação de granéis sólidos e líquidos

Uma das teorias ou princípios de Arquimedes diz que “todo corpo mergulhado num fluido em repouso sofre uma força vertical para cima, cuja intensidade é igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo”. O matemático e físico grego viveu de 287 a 212 a.C., mas seus conceitos permanecem vivos e aplicados na vida moderna, como na arqueação de embarcações – ou draft survey –, processo que determina o volume interno suportado por um navio, barco ou plataforma flutuante; ou seja, uma operação relativamente simples utilizada para calcular o peso da carga no embarque ou desembarque.

Em sua competência legal de normatizar as atribuições dos técnicos, em 26 de outubro de 2019 o Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) baixou a Resolução CFT nº 081/2019, disciplinando os profissionais habilitados para a elaboração de laudos técnicos de arqueação de granéis sólidos e líquidos. Essa medida possibilita novas oportunidades de trabalho, considerando que os técnicos de todas as modalidades, desde que devidamente registrados no Sistema CFT/CRT, estão habilitados para emitir laudos técnicos, garantindo a precisão na quantificação das cargas transportadas e diminuindo os prejuízos na movimentação das embarcações.

O processo draft survey é reconhecido internacionalmente pela International Maritime Organization (IMO); e no Brasil, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Enfim, nenhum técnico precisa “brincar” de Arquimedes, mas pode encontrar uma boa alternativa a partir de seu legado, e também graças ao trabalho do Sistema CFT/CRT que, sob a égide da lei, normatiza as atribuições profissionais e colabora com o desenvolvimento do país.

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O processo draft survey é reconhecido internacionalmente pela International Maritime Organization (IMO); e no Brasil, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

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