Notícias

Fórum de Representantes no CRT-SP, realizado nos dias 31 de outubro e 1º de novembro de 2025
Quem são e qual é o papel dos representantes regionais? São profissionais técnicos registrados no Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP), nomeados pela diretoria executiva, incumbidos de representar a autarquia no município ou região para a qual foram designados, de maneira a divulgar e descentralizar as ações e aproximar cada vez mais os técnicos do conselho de classe. A função é honorífica, ou seja, exercida de forma voluntária, contribuindo assim com a missão precípua de fiscalização da profissão dos técnicos para a salvaguarda da sociedade.
Nos dias 31 de outubro e 1º de novembro de 2025, aconteceu, em São Paulo, o Fórum de Representantes do CRT-SP, com o objetivo de integrá-los e levar informações relevantes do conselho, sob vários aspectos – institucionais, administrativos, organizacionais, etc –, recapitulando também as principais conquistas para os técnicos e a sociedade.

Presidente, Gilberto Takao Sakamoto, na abertura do Fórum de Representantes do CRT-SP
Apesar do dia chuvoso na capital paulista, os representantes lotaram o auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-SP), parceiro do CRT-SP em várias ações de capacitação profissional. Com saudações iniciais, o presidente, Gilberto Takao Sakamoto, agradeceu a presença de todos no evento, oportunidade para falar um pouco do Sistema CFT/CRTs e também das principais realizações desde a eleição da primeira diretoria, em janeiro de 2019.
Entendendo os papéis – Técnico em Eletrotécnica, Narciso Donizete Fontana explanou sobre o “O Papel do Conselheiro Federal”, cuja atribuição principal é “atender, orientar e encaminhar as diversas demandas apresentadas pela diretoria, conselheiros, representantes, dos técnicos e da sociedade em geral”.
De acordo com o representante eleito pelo CRT-SP para o Plenário Deliberativo do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT), o conselheiro federal deve zelar por uma vida profissional, familiar e social baseada em princípios éticos e morais; respeitar e trabalhar em harmonia com as orientações da diretoria; e atender à sociedade, que lhe confiou tal representatividade.
Na mesma linha, só que em âmbito regional, Isaque Natanael Silveira Perotti e Isabel Cristina Ferreira Duo – ambos, Técnicos em Edificações – explicaram, respectivamente e resumidamente, “O Papel do Conselheiro Regional” e “O Trabalho das Comissões e Grupos de Trabalho”. “O conselheiro regional representa os técnicos no plenário do conselho, conforme atos normativos baixados pelo CFT e em atendimento à Lei nº 13.639/2018”, menciona o primeiro, finalizando sua fala com a leitura da “Missão, Visão e Valores”, estruturados para o Planejamento Estratégico Plurianual do Sistema CFT/CRTs, que não é para ser lembrado apenas no início das reuniões, mas vividos diariamente na prática.
Por sua vez, a conselheira ressaltou a importância das comissões permanentes e dos grupos de trabalho; destacou a participação do CRT-SP no Fórum Nacional de Valorização da Atuação de Profissionais com Identidade de Gênero Feminino – ela é suplente da Técnica em Alimentos, Sandra Zamboli Fontana –; e alertou para que todos tenham cuidado com certas condutas que podem se configurar como assédio e que devem ser combatidas em qualquer ambiente social.
Pela ordem: Narciso Donizete Fontana, Isaque Natanael Silveira Perotti e Isabel Cristina Ferreira Duo esclarecem: “O Papel do Conselheiro Federal”, “O Papel do Conselheiro Regional” e “O Trabalho das Comissões e Grupos de Trabalho”

Wilson Wanderlei Vieira, presidente do SINTEC-SP e da FENTEC, palestra sobre “O Papel do Movimento Sindical”
Movimento sindical – Comprovadamente, o movimento sindical dos técnicos foi fundamental para a sanção da Lei nº 13.639/2018, conquista que levou mais de quatro décadas para ser concretizada. Quem acompanhou de perto essa trajetória é o atual presidente do Sindicato dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (SINTEC-SP) e da Federação Nacional dos Técnicos Industriais (FENTEC), Wilson Wanderlei Vieira, principal precursor do movimento na década de 1970. Justamente, foi dele a incumbência de palestrar sobre “O Papel do Movimento Sindical”, rememorando histórias de lutas de quando os técnicos ainda pleiteavam representatividade digna no sistema a que estavam vinculados, muitas vezes sendo obrigados a recorrer a mandados de segurança, impetrados pelo sindicato, para exercerem a profissão. “Entre tantos momentos admiráveis que, como um quebra-cabeça, colaboraram, para construir o movimento dos técnicos, certamente a Lei nº 13.639/2018 representa uma das mais importantes conquistas; finalmente, os técnicos tinham o tão sonhado conselho próprio e estavam libertos daquele jugo que os aprisionaram por tão longo período”, traz o livro Jubileu de Ouro – Técnicos Industriais, publicado pela FENTEC em 2023.
CRT-SP, uma história em movimento – Eleito primeiro presidente do CRT-SP em janeiro de 2019 e reconduzido para o segundo mandato, em abril de 2022, Gilberto Takao Sakamoto faz sempre questão de frisar que tudo que conquistou profissionalmente veio de sua formação técnica – ele é Técnico em Eletrotécnica e trabalhou durante 40 anos na Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP), nas áreas de elétrica e instrumentação.
Durante o Fórum de Representantes do CRT-SP, no entanto, ele se limitou a falar das “Iniciativas de Valorização Profissional – Retrospectiva e Legado do CRT-SP”, que são inúmeras e tem impactado positivamente a vida de milhares de profissionais técnicos. Na explanação, rememora as dificuldades iniciais; a contratação dos primeiros funcionários; a colaboração do SINTEC-SP; a estruturação do atendimento, as parcerias estratégicas, que ampliaram e fortaleceram a imagem pública do conselho; a inauguração de escritórios regionais; a aproximação à comunidade técnica estudantil, por meio de palestras orientativas; a participação em eventos relacionados ao setor técnico; o fomento e incentivo ao ensino técnico; as ações de fiscalização, entre outras inúmeras atividades.
Os números também impressionam. Segundo levantamento da gerência de exercício profissional, são cerca de 153 mil técnicos e 7.525 empresas registradas, mais de 378 mil atendimentos personalizados, mais de 307 mil e-mails respondidos, aproximadamente 950 mil Termos de Responsabilidade Técnica (TRTs) emitidos – cada TRT equivale a um serviço realizado –, 704 escolas técnicas cadastradas, entre outros parâmetros.
Não à toa, o conselho já foi premiado diversas vezes com o Prêmio Melhores Práticas Aplicáveis aos Conselhos Profissionais; o mais recente reconhecimento aconteceu em outubro de 2025, por ocasião da 9ª Conferência Nacional dos Conselhos Profissionais, na categoria “Campanha Institucional com Foco no Cidadão-Usuário”, com o Divulga Técnico, programa multidisciplinar desenvolvido para fomentar o interesse e a inserção de alunos da rede pública fundamental de ensino em cursos de formação técnica.
Encerramento – Assessor da presidência, Ademir Alves do Amaral acumula vasta experiência em conselhos profissionais e, no CRT-SP, é um dos responsáveis pela organização de palestras institucionais orientativas nas escolas técnicas e para a integração de representantes regionais. Ao explanar sobre “O Papel do Representante do CRT-SP”, de forma bastante interativa com os participantes, ele teceu valiosas dicas sobre aprimoramento profissional, considerando que é de suma importância que os técnicos estejam atualizados e alinhados às normas e novas tecnologias empregadas no setor técnico. “Esse fórum é muito importante, pois mostra a importância dos representantes junto aos técnicos em suas regiões; não somente ministrado palestras, mas fazendo contatos com entidades públicas, autarquias, empresas, e apontando as necessidades dos profissionais para o nosso conselho”, explica Ademir Alves do Amaral.
Em suma, o que se espera do representante? Dinamismo e dedicação na atuação, fidelidade ao propósito de valorização profissional e defesa da sociedade, comprometimento com o desenvolvimento de ações eficientes de fiscalização, criação de relacionamentos regionais que gerem visibilidade ao conselho, e participação colaborativa em atividades do conselho em sua região.
Antes das considerações finais do diretor administrativo, Welington Guilherme Rezende; e palavras de agradecimentos do presidente, Gilberto Takao Sakamoto, a Técnica em Refrigeração e Climatização, Carmosinda Santos, fez uso de sua expertise no setor de HVAC-R, abreviação de heating (aquecimento), ventilation (ventilação), air conditioning (ar condicionado) and refrigeration (regrigeração) – cada elemento desempenha um papel crucial na criação de ambientes confortáveis e funcionais, tanto em residências quanto em indústrias – para orientar os representantes como a palestra institucional orientativa deve ser conduzida nas escolas técnicas.
“O curso técnico garante infinitas possibilidades de colocação profissional, e me preparou para que eu entrasse no mercado de trabalho e me tornasse consultora no segmento de refrigeração”, conta a “rainha da refrigeração”, como ela é conhecida, destacando também: o que é um conselho de classe; a importância da Carteira de Identidade Profissional, que identifica e delega ao técnico o status de profissional habilitado a serviço da sociedade; o que o CRT-SP tem realizado, de concreto, em prol da valorização dos técnicos; dicas importantes para quem está iniciando no mercado de trabalho; entre outras informações relevantes.
Ademir Alves do Amaral e Carmosinda Santos: a dinâmica das palestras institucionais orientativas nas escolas técnicas
Texto: Gerência de Comunicação e Transparência
Últimas notícias

Fórum de Representantes no CRT-SP, realizado nos dias 31 de outubro e 1º de novembro de 2025
Quem são e qual é o papel dos representantes regionais? São profissionais técnicos registrados no Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP), nomeados pela diretoria executiva, incumbidos de representar a autarquia no município ou região para a qual foram designados, de maneira a divulgar e descentralizar as ações e aproximar cada vez mais os técnicos do conselho de classe. A função é honorífica, ou seja, exercida de forma voluntária, contribuindo assim com a missão precípua de fiscalização da profissão dos técnicos para a salvaguarda da sociedade.
Nos dias 31 de outubro e 1º de novembro de 2025, aconteceu, em São Paulo, o Fórum de Representantes do CRT-SP, com o objetivo de integrá-los e levar informações relevantes do conselho, sob vários aspectos – institucionais, administrativos, organizacionais, etc –, recapitulando também as principais conquistas para os técnicos e a sociedade.

Presidente, Gilberto Takao Sakamoto, na abertura do Fórum de Representantes do CRT-SP
Apesar do dia chuvoso na capital paulista, os representantes lotaram o auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-SP), parceiro do CRT-SP em várias ações de capacitação profissional. Com saudações iniciais, o presidente, Gilberto Takao Sakamoto, agradeceu a presença de todos no evento, oportunidade para falar um pouco do Sistema CFT/CRTs e também das principais realizações desde a eleição da primeira diretoria, em janeiro de 2019.
Entendendo os papéis – Técnico em Eletrotécnica, Narciso Donizete Fontana explanou sobre o “O Papel do Conselheiro Federal”, cuja atribuição principal é “atender, orientar e encaminhar as diversas demandas apresentadas pela diretoria, conselheiros, representantes, dos técnicos e da sociedade em geral”.
De acordo com o representante eleito pelo CRT-SP para o Plenário Deliberativo do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT), o conselheiro federal deve zelar por uma vida profissional, familiar e social baseada em princípios éticos e morais; respeitar e trabalhar em harmonia com as orientações da diretoria; e atender à sociedade, que lhe confiou tal representatividade.
Na mesma linha, só que em âmbito regional, Isaque Natanael Silveira Perotti e Isabel Cristina Ferreira Duo – ambos, Técnicos em Edificações – explicaram, respectivamente e resumidamente, “O Papel do Conselheiro Regional” e “O Trabalho das Comissões e Grupos de Trabalho”. “O conselheiro regional representa os técnicos no plenário do conselho, conforme atos normativos baixados pelo CFT e em atendimento à Lei nº 13.639/2018”, menciona o primeiro, finalizando sua fala com a leitura da “Missão, Visão e Valores”, estruturados para o Planejamento Estratégico Plurianual do Sistema CFT/CRTs, que não é para ser lembrado apenas no início das reuniões, mas vividos diariamente na prática.
Por sua vez, a conselheira ressaltou a importância das comissões permanentes e dos grupos de trabalho; destacou a participação do CRT-SP no Fórum Nacional de Valorização da Atuação de Profissionais com Identidade de Gênero Feminino – ela é suplente da Técnica em Alimentos, Sandra Zamboli Fontana –; e alertou para que todos tenham cuidado com certas condutas que podem se configurar como assédio e que devem ser combatidas em qualquer ambiente social.
Pela ordem: Narciso Donizete Fontana, Isaque Natanael Silveira Perotti e Isabel Cristina Ferreira Duo esclarecem: “O Papel do Conselheiro Federal”, “O Papel do Conselheiro Regional” e “O Trabalho das Comissões e Grupos de Trabalho”

Wilson Wanderlei Vieira, presidente do SINTEC-SP e da FENTEC, palestra sobre “O Papel do Movimento Sindical”
Movimento sindical – Comprovadamente, o movimento sindical dos técnicos foi fundamental para a sanção da Lei nº 13.639/2018, conquista que levou mais de quatro décadas para ser concretizada. Quem acompanhou de perto essa trajetória é o atual presidente do Sindicato dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (SINTEC-SP) e da Federação Nacional dos Técnicos Industriais (FENTEC), Wilson Wanderlei Vieira, principal precursor do movimento na década de 1970. Justamente, foi dele a incumbência de palestrar sobre “O Papel do Movimento Sindical”, rememorando histórias de lutas de quando os técnicos ainda pleiteavam representatividade digna no sistema a que estavam vinculados, muitas vezes sendo obrigados a recorrer a mandados de segurança, impetrados pelo sindicato, para exercerem a profissão. “Entre tantos momentos admiráveis que, como um quebra-cabeça, colaboraram, para construir o movimento dos técnicos, certamente a Lei nº 13.639/2018 representa uma das mais importantes conquistas; finalmente, os técnicos tinham o tão sonhado conselho próprio e estavam libertos daquele jugo que os aprisionaram por tão longo período”, traz o livro Jubileu de Ouro – Técnicos Industriais, publicado pela FENTEC em 2023.
CRT-SP, uma história em movimento – Eleito primeiro presidente do CRT-SP em janeiro de 2019 e reconduzido para o segundo mandato, em abril de 2022, Gilberto Takao Sakamoto faz sempre questão de frisar que tudo que conquistou profissionalmente veio de sua formação técnica – ele é Técnico em Eletrotécnica e trabalhou durante 40 anos na Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP), nas áreas de elétrica e instrumentação.
Durante o Fórum de Representantes do CRT-SP, no entanto, ele se limitou a falar das “Iniciativas de Valorização Profissional – Retrospectiva e Legado do CRT-SP”, que são inúmeras e tem impactado positivamente a vida de milhares de profissionais técnicos. Na explanação, rememora as dificuldades iniciais; a contratação dos primeiros funcionários; a colaboração do SINTEC-SP; a estruturação do atendimento, as parcerias estratégicas, que ampliaram e fortaleceram a imagem pública do conselho; a inauguração de escritórios regionais; a aproximação à comunidade técnica estudantil, por meio de palestras orientativas; a participação em eventos relacionados ao setor técnico; o fomento e incentivo ao ensino técnico; as ações de fiscalização, entre outras inúmeras atividades.
Os números também impressionam. Segundo levantamento da gerência de exercício profissional, são cerca de 153 mil técnicos e 7.525 empresas registradas, mais de 378 mil atendimentos personalizados, mais de 307 mil e-mails respondidos, aproximadamente 950 mil Termos de Responsabilidade Técnica (TRTs) emitidos – cada TRT equivale a um serviço realizado –, 704 escolas técnicas cadastradas, entre outros parâmetros.
Não à toa, o conselho já foi premiado diversas vezes com o Prêmio Melhores Práticas Aplicáveis aos Conselhos Profissionais; o mais recente reconhecimento aconteceu em outubro de 2025, por ocasião da 9ª Conferência Nacional dos Conselhos Profissionais, na categoria “Campanha Institucional com Foco no Cidadão-Usuário”, com o Divulga Técnico, programa multidisciplinar desenvolvido para fomentar o interesse e a inserção de alunos da rede pública fundamental de ensino em cursos de formação técnica.
Encerramento – Assessor da presidência, Ademir Alves do Amaral acumula vasta experiência em conselhos profissionais e, no CRT-SP, é um dos responsáveis pela organização de palestras institucionais orientativas nas escolas técnicas e para a integração de representantes regionais. Ao explanar sobre “O Papel do Representante do CRT-SP”, de forma bastante interativa com os participantes, ele teceu valiosas dicas sobre aprimoramento profissional, considerando que é de suma importância que os técnicos estejam atualizados e alinhados às normas e novas tecnologias empregadas no setor técnico. “Esse fórum é muito importante, pois mostra a importância dos representantes junto aos técnicos em suas regiões; não somente ministrado palestras, mas fazendo contatos com entidades públicas, autarquias, empresas, e apontando as necessidades dos profissionais para o nosso conselho”, explica Ademir Alves do Amaral.
Em suma, o que se espera do representante? Dinamismo e dedicação na atuação, fidelidade ao propósito de valorização profissional e defesa da sociedade, comprometimento com o desenvolvimento de ações eficientes de fiscalização, criação de relacionamentos regionais que gerem visibilidade ao conselho, e participação colaborativa em atividades do conselho em sua região.
Antes das considerações finais do diretor administrativo, Welington Guilherme Rezende; e palavras de agradecimentos do presidente, Gilberto Takao Sakamoto, a Técnica em Refrigeração e Climatização, Carmosinda Santos, fez uso de sua expertise no setor de HVAC-R, abreviação de heating (aquecimento), ventilation (ventilação), air conditioning (ar condicionado) and refrigeration (regrigeração) – cada elemento desempenha um papel crucial na criação de ambientes confortáveis e funcionais, tanto em residências quanto em indústrias – para orientar os representantes como a palestra institucional orientativa deve ser conduzida nas escolas técnicas.
“O curso técnico garante infinitas possibilidades de colocação profissional, e me preparou para que eu entrasse no mercado de trabalho e me tornasse consultora no segmento de refrigeração”, conta a “rainha da refrigeração”, como ela é conhecida, destacando também: o que é um conselho de classe; a importância da Carteira de Identidade Profissional, que identifica e delega ao técnico o status de profissional habilitado a serviço da sociedade; o que o CRT-SP tem realizado, de concreto, em prol da valorização dos técnicos; dicas importantes para quem está iniciando no mercado de trabalho; entre outras informações relevantes.
Ademir Alves do Amaral e Carmosinda Santos: a dinâmica das palestras institucionais orientativas nas escolas técnicas
Texto: Gerência de Comunicação e Transparência
Últimas notícias
Central de Atendimento
(11) 3580-1000
Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 17h00
E-mails:
Orientações e dúvidas sobre senhas, atualizações cadastrais, registro de profissionais ou empresas, carteira profissional, anuidades (boletos), atribuições profissionais, prazos e esclarecimento de outras dúvidas
atendimento@crtsp.gov.br
Orientações e dúvidas sobre cadastro e registro de empresas
empresa@crtsp.gov.br  
Orientações e dúvidas sobre emissão de Termo de Responsabilidade Técnica (TRT)
trt@crtsp.gov.br
Exclusivo para agendamento de palestras orientativas nas instituições de ensino técnico 
palestrasescolas@crtsp.gov.br
Orientações e dúvidas sobre fiscalização (notificações e autos de infração)
fiscalizacao@crtsp.gov.br
Orientações e dúvidas sobre cadastro de instituições de ensino técnico
escola@crtsp.gov.br
Serviço de Atendimento ao Técnico
Solicitações não atendidas, casos de urgência, reclamações, sugestões e elogios
sat@crtsp.gov.br
Endereços:
Sede:
Edifício Liber 1000 Offices 
Avenida da Liberdade, 1000 – 16º andar – Liberdade 
CEP: 01502-001 – São Paulo SP
Escritório Regional de Campinas:
Storage Tower Centro Empresarial
Avenida Nossa Senhora de Fátima, 3.000 – 1º andar – Sala 4B – Vila Israel
CEP 13478-540 – Americana SP
Escritório Regional de Bauru:
Edifício Business Office 
Avenida Getúlio Vargas, 21-51 – 3º andar – Sala 33 – Jardim Europa 
CEP 17017-000 – Bauru SP
Escritório Regional Baixada Santista:
Edifício Helbor Offices
Avenida Benjamim Constant, 61 – 22º andar – Sala 2207 – Centro
CEP 11310-500 – São Vicente SP
Escritório Regional do Vale do Paraíba:
Edifício Osvaldo Cruz 
Avenida Marechal Floriano Peixoto, 347 – 9º andar – Sala 910 – Centro 
CEP 12210-030 – São José dos Campos SP
Centro de Inovação e Valoração Profissional Técnica (INOVATEC):
Centro Empresarial IV - Eugênio de Melo
Estr. Dr. Altino Bondesan, 500 - Sala 2202 
CEP 12247-016 - São José dos Campos SP
Horário de Atendimento Presencial
Sede
Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 17h00
Escritórios Regionais 
Segunda a sexta-feira, das 08h30 às 12h00; e das 13h30 às 16h00
© Copyright 2019 - 2025 | Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo