Central de Atendimento (11) 3580-1000

Notícias

Inaugurado o escritório do CRT-SP na Baixada Santista

  • 28 de julho de 2023

Num trabalho constante de descentralização e aproximação dos técnicos do estado, CRT-SP inaugura mais um escritório regional; dessa vez, em São Vicente, para atendimento presencial aos profissionais da Baixada Santista e Vale do Ribeira

Inauguração do escritório com descerramento da placa inaugural, com o diretor do SENAI Santos e Cubatão convidado para o ato simbólico

No dia 26 de julho de 2023, o Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP) deu mais um passo importante na descentralização das atividades e aproximação dos profissionais técnicos do estado, com a inauguração do escritório regional na Baixada Santista, mais precisamente em São Vicente. Para o descerramento da placa inaugural, o presidente Gilberto Takao Sakamoto convidou o diretor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Daniel Divino Rodrigues da Silva, das unidades de Santos e Cubatão; antes, porém, ele agradeceu a todos pela presença e fez uma explanação, em linhas gerais, da criação do conselho, como autarquia pública federal criada pela Lei nº 13.639/2018, e seu papel social de orientar e fiscalizar a profissão de maneira a prover mais segurança e proteção à sociedade. “Os Técnicos Industriais são profissionais liberais com profissão regulamentada, habilitados para o desempenho de suas atribuições, como empregados do setor público e privado, profissionais autônomos ou prestadores de serviços”, explica, ressaltando que a sociedade ainda não tem discernimento de tudo que o técnico pode fazer dentro de suas prerrogativas legais. “Esse escritório na Baixada Santista proverá apoio aos técnicos e à sociedade da região”, sintetiza, convidando a todos para conhecer o local e colaborar com propostas. O presidente também citou algumas ações desenvolvidas e em andamento pelo CRT-SP, que visam estabelecer conexões com o profissional; por exemplo, a articulação para contar com um espaço no Parque Tecnológico São José dos Campos, objetivando oportunizar treinamento prático para técnicos e alunos de instituições de ensino, por meio de parcerias com empresas que já manifestaram interesse na iniciativa.

Acompanhado de Fabrício Fonseca e Adriano Miranda, respectivamente coordenadores técnicos do SENAI Santos e SENAI Cubatão, Daniel Divino Rodrigues da Silva define a formação técnica como uma espécie de “passaporte” para o mercado de trabalho e essencial para o desenvolvimento da economia do país. “Podem contar que o SENAI é parceiro do CRT-SP e estamos juntos para fortalecer as atribuições e prover conhecimento aos nossos jovens que, com o ensino técnico, têm amplas possibilidades de atuar em grandes organizações ou como profissionais autônomos”, propaga o diretor.

Adriano Bassanello: “É um grande avanço para os técnicos da região, que necessitam de atendimento presencial”

Destaque, entre os presentes, para mais dois representantes de instituições de ensino: Pedro de Oliveira Barros, da ETEC Escolástica Rosa, de Santos; e Adriano Bassanello, coordenador da Escola e Faculdade FORTEC, que conta com cinco unidades educacionais em São Vicente, Praia Grande e Cubatão, e várias modalidades de cursos técnicos. “É um grande avanço para os técnicos da região, considerando especialmente que eles não precisarão se deslocar muito para resolver suas demandas mais urentes, que necessitam de atendimento presencial”, frisa.

 

Empresas e representantes de autoridades políticas – Gerente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) de Santos, Valdir Pereira Ramos Filho traçou elogios aos organizadores e à iniciativa do CRT-SP de se fazer presente na região. “Com ações positivas para formação técnica, orientação e fiscalização, acredito que o conselho colaborará muito com a promoção do desenvolvimento sustentável da Baixada Santista, considerando questões econômicas, técnicas, sociais e ambientais”, destaca, orgulhando-se por ter iniciado sua trajetória profissional no curso técnico em meio ambiente antes de se aprofundar em gestão ambiental.

Ele foi apresentado pelo conselheiro Rafael da Silva, assim como o diretor da PGV Mineração, Paulo Guerra Vieira, que acrescenta a relevância de elucidar e informar tudo que os técnicos podem desenvolver para conquistar espaço no mercado de trabalho, pois é assim que as pessoas se sentem mais seguras em relação aos serviços realizados. “Tenho certeza de que essa nova unidade do CRT SP será muito importante para os técnicos da Baixada Santista e Vale do Ribeira, mas acima de tudo para a proteção e defesa da sociedade”, reforça Rafael da Silva.

Como vereador de Juquiá e representante do deputado estadual André do Prado, Matheus Amaral fez questão de transmitir palavras do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) de parabenização à diretoria do CRT-SP pelo trabalho e colocando-se à disposição em cooperar sempre que necessário. Cumpre destacar ainda a presença de Jefferson de Souza e Wanessa Almeida Valente de Matos, representantes do prefeito de São Vicente – ele é chefe de gabinete, e ela é secretária de licenciamento –; de Flávio Santana, assessor do deputado federal Paulo Alexandre Barbosa; do ex-vereador Perivaldo do Gás, atual assessor do deputado estadual Caio França, que já teve a oportunidade de visitar a sede do conselho em São Paulo. Também enviaram representantes a deputada estadual Solange Freitas – Natália Gomes –; o vereador Jailton Jatobá e o deputado estadual Paulo Corrêa Junior, ambos assessorados pela equipe de Luiza Costa Russo.

Alguns momentos da inauguração do escritório regional do CRT-SP na Baixada Santista

 

Presença de conselheiro federal  e presidente do CRT-BA – “É um momento de extrema importância para o CRT-SP e, principalmente, aos profissionais técnicos da Baixada Santista, que terão suas demandas atendidas de forma mais ágil e segura”, pontua o conselheiro federal Narciso Donizete Fontana, representante do CRT-SP no plenário deliberativo do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT), que aproveitou para falar das resoluções que esclarecem as atribuições dos técnicos; e da alegria dos formandos em cursos técnicos, uma vez que ele próprio testemunhou essa experiência ao acompanhar a aula inaugural promovida pela Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (FIEC) aos novos egressos. Quem também prestigiou a inauguração foi o Conselho Regional dos Técnicos Industriais da Bahia (CRT-BA). “Espero que esse escritório do CRT-SP seja um ponto de referência para os técnicos da região”, sentencia o presidente Sandro Augusto Vieira da Silva.

Narciso Donizete Fontana e Sandro Augusto Vieira da Silva, pelo CFT e CRT-BA

Acompanharam o presidente Gilberto Takao Sakamoto os demais integrantes da diretoria executiva: vice-presidente, José Avelino Rosa; diretor administrativo, Welington Guilherme Rezende; diretor de fiscalização e normas, Rubens dos Santos; e diretor financeiro, Pedro Carlos Valcante, que destacou o quanto é difícil reunir tantas autoridades num evento inaugural.

O CRT-SP agradece a todos – conselheiros, representantes regionais e funcionários – pela cooperação, prestígio e apoio; e faz uma menção especial às autoridades abaixo relacionadas ou seus representantes:

Adriano Bassanello (Coordenador técnico da Escola e Faculdade FORTEC)

Adriano Miranda (Coordenador técnico do SENAI Cubatão)

Daniel Divino Rodrigues da Silva (Diretor do SENAI Santos e SENAI Cubatão)

Fabricio Fonseca (Coordenador técnico do SENAI Santos)

Flávio Santana (Assessor do deputado federal Paulo Alexandre Barbosa)

Jefferson de Souza (Chefe de gabinete do prefeito de São Vicente)

Luiza Costa Russo (Assessora do vereador Jailton Jatobá e do deputado estadual Paulo Corrêa Junior)

Narciso Donizete Fontana (Conselheiro federal)

Matheus Amaral (Vereador em Juquiá, e representante do presidente da ALESP)

Natalia Gomes (Representante da deputada estadual Solange Freitas)

Paulo Guerra Vieira (Diretor da empresa PGV Mineração)

Pedro de Oliveira Barros (ETEC Dona Escolástica Rosa, de Santos)

Perivaldo do Gás (Assessor do deputado estadual Caio França)

Sandro Augusto Vieira da Silva (Presidente do CRT-BA)

Valdir Pereira Ramos Filho (Gerente da CETESB de Santos)

Wanessa Almeida Valente de Matos (Secretária de licenciamento da Prefeitura de São Vicente, e representante do prefeito de São Vicente)

O escritório regional do CRT-SP na Baixada Santista ficará sob a responsabilidade do Técnico em Edificações José Maurício de Melo Junior, com suporte do gerente de escritórios descentralizados, Ademir Alves do Amaral. A localização é de fácil acesso (Avenida Benjamim Constant, 61 – Edifício Helbor Offices – Sala 2207 – São Vicente), e a vista do 22º andar de “tirar o fôlego”. O horário de atendimento presencial é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 14h00. “Essa ação do CRT-SP traz uma mudança e representa um marco importante, porque exime muitas dúvidas ao trazer o profissional para perto do conselho, que ao se formar ainda não consegue identificar quais são suas atribuições”, explica José Maurício de Melo Junior, reiterando o convite do presidente para que os técnicos conheçam sua “nova” casa no litoral paulista.

Mais fotos disponíveis na galeria de imagens no site www.crtsp.gov.br; ou, clicando aqui.

Texto: JD Morbidelli

Últimas notícias

Técnicos em Instrumentação: atribuições esclarecidas pela Resolução CFT nº 260/2024

Profissionais responsáveis por implantar, configurar e manter sistemas de instrumentação e controle de processos industriais atuam em indústrias como automobilística, petroquímica e energia (mais…)
Ler mais...

Projeto Divulga Técnico: “As Oportunidades do Ensino Técnico”

Com o sucesso do projeto-piloto realizado em Campos do Jordão, Projeto Divulga Técnico chega a São José dos Campos para incentivar o ingresso de estudantes…
Ler mais...

Sessão solene no Pará em celebração aos seis anos do Sistema CFT/CRTs

A convite do CRT-02, presidente do CRT-SP participa da sessão solene e reforça a importância da valorização da profissão perante a sociedade (mais…)
Ler mais...

Inaugurado o escritório do CRT-SP na Baixada Santista

  • 28 de julho de 2023

Num trabalho constante de descentralização e aproximação dos técnicos do estado, CRT-SP inaugura mais um escritório regional; dessa vez, em São Vicente, para atendimento presencial aos profissionais da Baixada Santista e Vale do Ribeira

Inauguração do escritório com descerramento da placa inaugural, com o diretor do SENAI Santos e Cubatão convidado para o ato simbólico

No dia 26 de julho de 2023, o Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP) deu mais um passo importante na descentralização das atividades e aproximação dos profissionais técnicos do estado, com a inauguração do escritório regional na Baixada Santista, mais precisamente em São Vicente. Para o descerramento da placa inaugural, o presidente Gilberto Takao Sakamoto convidou o diretor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Daniel Divino Rodrigues da Silva, das unidades de Santos e Cubatão; antes, porém, ele agradeceu a todos pela presença e fez uma explanação, em linhas gerais, da criação do conselho, como autarquia pública federal criada pela Lei nº 13.639/2018, e seu papel social de orientar e fiscalizar a profissão de maneira a prover mais segurança e proteção à sociedade. “Os Técnicos Industriais são profissionais liberais com profissão regulamentada, habilitados para o desempenho de suas atribuições, como empregados do setor público e privado, profissionais autônomos ou prestadores de serviços”, explica, ressaltando que a sociedade ainda não tem discernimento de tudo que o técnico pode fazer dentro de suas prerrogativas legais. “Esse escritório na Baixada Santista proverá apoio aos técnicos e à sociedade da região”, sintetiza, convidando a todos para conhecer o local e colaborar com propostas. O presidente também citou algumas ações desenvolvidas e em andamento pelo CRT-SP, que visam estabelecer conexões com o profissional; por exemplo, a articulação para contar com um espaço no Parque Tecnológico São José dos Campos, objetivando oportunizar treinamento prático para técnicos e alunos de instituições de ensino, por meio de parcerias com empresas que já manifestaram interesse na iniciativa.

Acompanhado de Fabrício Fonseca e Adriano Miranda, respectivamente coordenadores técnicos do SENAI Santos e SENAI Cubatão, Daniel Divino Rodrigues da Silva define a formação técnica como uma espécie de “passaporte” para o mercado de trabalho e essencial para o desenvolvimento da economia do país. “Podem contar que o SENAI é parceiro do CRT-SP e estamos juntos para fortalecer as atribuições e prover conhecimento aos nossos jovens que, com o ensino técnico, têm amplas possibilidades de atuar em grandes organizações ou como profissionais autônomos”, propaga o diretor.

Adriano Bassanello: “É um grande avanço para os técnicos da região, que necessitam de atendimento presencial”

Destaque, entre os presentes, para mais dois representantes de instituições de ensino: Pedro de Oliveira Barros, da ETEC Escolástica Rosa, de Santos; e Adriano Bassanello, coordenador da Escola e Faculdade FORTEC, que conta com cinco unidades educacionais em São Vicente, Praia Grande e Cubatão, e várias modalidades de cursos técnicos. “É um grande avanço para os técnicos da região, considerando especialmente que eles não precisarão se deslocar muito para resolver suas demandas mais urentes, que necessitam de atendimento presencial”, frisa.

 

Empresas e representantes de autoridades políticas – Gerente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) de Santos, Valdir Pereira Ramos Filho traçou elogios aos organizadores e à iniciativa do CRT-SP de se fazer presente na região. “Com ações positivas para formação técnica, orientação e fiscalização, acredito que o conselho colaborará muito com a promoção do desenvolvimento sustentável da Baixada Santista, considerando questões econômicas, técnicas, sociais e ambientais”, destaca, orgulhando-se por ter iniciado sua trajetória profissional no curso técnico em meio ambiente antes de se aprofundar em gestão ambiental.

Ele foi apresentado pelo conselheiro Rafael da Silva, assim como o diretor da PGV Mineração, Paulo Guerra Vieira, que acrescenta a relevância de elucidar e informar tudo que os técnicos podem desenvolver para conquistar espaço no mercado de trabalho, pois é assim que as pessoas se sentem mais seguras em relação aos serviços realizados. “Tenho certeza de que essa nova unidade do CRT SP será muito importante para os técnicos da Baixada Santista e Vale do Ribeira, mas acima de tudo para a proteção e defesa da sociedade”, reforça Rafael da Silva.

Como vereador de Juquiá e representante do deputado estadual André do Prado, Matheus Amaral fez questão de transmitir palavras do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) de parabenização à diretoria do CRT-SP pelo trabalho e colocando-se à disposição em cooperar sempre que necessário. Cumpre destacar ainda a presença de Jefferson de Souza e Wanessa Almeida Valente de Matos, representantes do prefeito de São Vicente – ele é chefe de gabinete, e ela é secretária de licenciamento –; de Flávio Santana, assessor do deputado federal Paulo Alexandre Barbosa; do ex-vereador Perivaldo do Gás, atual assessor do deputado estadual Caio França, que já teve a oportunidade de visitar a sede do conselho em São Paulo. Também enviaram representantes a deputada estadual Solange Freitas – Natália Gomes –; o vereador Jailton Jatobá e o deputado estadual Paulo Corrêa Junior, ambos assessorados pela equipe de Luiza Costa Russo.

Alguns momentos da inauguração do escritório regional do CRT-SP na Baixada Santista

 

Presença de conselheiro federal  e presidente do CRT-BA – “É um momento de extrema importância para o CRT-SP e, principalmente, aos profissionais técnicos da Baixada Santista, que terão suas demandas atendidas de forma mais ágil e segura”, pontua o conselheiro federal Narciso Donizete Fontana, representante do CRT-SP no plenário deliberativo do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT), que aproveitou para falar das resoluções que esclarecem as atribuições dos técnicos; e da alegria dos formandos em cursos técnicos, uma vez que ele próprio testemunhou essa experiência ao acompanhar a aula inaugural promovida pela Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (FIEC) aos novos egressos. Quem também prestigiou a inauguração foi o Conselho Regional dos Técnicos Industriais da Bahia (CRT-BA). “Espero que esse escritório do CRT-SP seja um ponto de referência para os técnicos da região”, sentencia o presidente Sandro Augusto Vieira da Silva.

Narciso Donizete Fontana e Sandro Augusto Vieira da Silva, pelo CFT e CRT-BA

Acompanharam o presidente Gilberto Takao Sakamoto os demais integrantes da diretoria executiva: vice-presidente, José Avelino Rosa; diretor administrativo, Welington Guilherme Rezende; diretor de fiscalização e normas, Rubens dos Santos; e diretor financeiro, Pedro Carlos Valcante, que destacou o quanto é difícil reunir tantas autoridades num evento inaugural.

O CRT-SP agradece a todos – conselheiros, representantes regionais e funcionários – pela cooperação, prestígio e apoio; e faz uma menção especial às autoridades abaixo relacionadas ou seus representantes:

Adriano Bassanello (Coordenador técnico da Escola e Faculdade FORTEC)

Adriano Miranda (Coordenador técnico do SENAI Cubatão)

Daniel Divino Rodrigues da Silva (Diretor do SENAI Santos e SENAI Cubatão)

Fabricio Fonseca (Coordenador técnico do SENAI Santos)

Flávio Santana (Assessor do deputado federal Paulo Alexandre Barbosa)

Jefferson de Souza (Chefe de gabinete do prefeito de São Vicente)

Luiza Costa Russo (Assessora do vereador Jailton Jatobá e do deputado estadual Paulo Corrêa Junior)

Narciso Donizete Fontana (Conselheiro federal)

Matheus Amaral (Vereador em Juquiá, e representante do presidente da ALESP)

Natalia Gomes (Representante da deputada estadual Solange Freitas)

Paulo Guerra Vieira (Diretor da empresa PGV Mineração)

Pedro de Oliveira Barros (ETEC Dona Escolástica Rosa, de Santos)

Perivaldo do Gás (Assessor do deputado estadual Caio França)

Sandro Augusto Vieira da Silva (Presidente do CRT-BA)

Valdir Pereira Ramos Filho (Gerente da CETESB de Santos)

Wanessa Almeida Valente de Matos (Secretária de licenciamento da Prefeitura de São Vicente, e representante do prefeito de São Vicente)

O escritório regional do CRT-SP na Baixada Santista ficará sob a responsabilidade do Técnico em Edificações José Maurício de Melo Junior, com suporte do gerente de escritórios descentralizados, Ademir Alves do Amaral. A localização é de fácil acesso (Avenida Benjamim Constant, 61 – Edifício Helbor Offices – Sala 2207 – São Vicente), e a vista do 22º andar de “tirar o fôlego”. O horário de atendimento presencial é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 14h00. “Essa ação do CRT-SP traz uma mudança e representa um marco importante, porque exime muitas dúvidas ao trazer o profissional para perto do conselho, que ao se formar ainda não consegue identificar quais são suas atribuições”, explica José Maurício de Melo Junior, reiterando o convite do presidente para que os técnicos conheçam sua “nova” casa no litoral paulista.

Mais fotos disponíveis na galeria de imagens no site www.crtsp.gov.br; ou, clicando aqui.

Texto: JD Morbidelli

Últimas notícias

Técnicos em Instrumentação: atribuições esclarecidas pela Resolução CFT nº 260/2024

Profissionais responsáveis por implantar, configurar e manter sistemas de instrumentação e controle de processos industriais atuam em indústrias como automobilística, petroquímica e energia (mais…)
Ler mais...

Projeto Divulga Técnico: “As Oportunidades do Ensino Técnico”

Com o sucesso do projeto-piloto realizado em Campos do Jordão, Projeto Divulga Técnico chega a São José dos Campos para incentivar o ingresso de estudantes…
Ler mais...

Sessão solene no Pará em celebração aos seis anos do Sistema CFT/CRTs

A convite do CRT-02, presidente do CRT-SP participa da sessão solene e reforça a importância da valorização da profissão perante a sociedade (mais…)
Ler mais...