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Notícias

Oportunidade para técnicos trabalharem no Canadá

  • 10 de janeiro de 2023

Reunião entre o CRT-SP e representantes do Consulado Geral do Canadá prevê cooperação para propiciar oportunidades de trabalho e financiamento de projetos, por parte do governo canadense, na Província de Québec

Diretores e colaboradores do CRT-SP com a vice-cônsul Sarah Sanchez e o assessor Hércules Kuster

No dia 9 de janeiro de 2023 a diretoria do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP) reuniu-se com a vice-cônsul Sarah Sánchez e o assessor Hércules Kuster, do Consulado Geral do Canadá em São Paulo; mais especificamente, a representação diplomática da Província de Québec – Bureau du Québec à São Paulo (BQSP), Escritório de Québec em São Paulo –, que atua no Brasil desde 2008 e, segundo seu institucional, desenvolve uma relação sólida com seus parceiros com base em valores e interesses comuns.

Como anfitrião, o presidente Gilberto Takao Sakamoto apresentou o CRT-SP, como órgão executivo responsável por fiscalizar a atividade, orientar sobre o exercício da profissão e as atribuições inerentes à cada modalidade, efetuar registro e julgar processos éticos com seu plenário deliberativo. “Por sua vez, o Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) é um órgão normativo, que estabelece as atribuições por meio de resoluções e fiscaliza a atuação dos conselhos regionais”, complementa. Ele também esclareceu a diferença entre associações, sindicatos e conselho; falou sobre as modalidades técnicas abrangidas pelo Sistema CFT/CRT; enalteceu o trabalho de valorização e inserção da mulher na área técnica; da aproximação com prefeituras municipais, empresas e órgãos regulamentadores; e finalizou citando a premiação do CRT-SP, por três anos consecutivos, na Conferência Nacional dos Conselhos Profissionais, realizada anualmente em Brasília.

Cultura organizacional e estrutura do departamento técnico – Gerente de Novos Projetos e Inovação, Fabiana Herculano Moraes trouxe um pouco da cultura organizacional e as estratégias para fazer do conselho um órgão diferente, dinâmico e inovador. “Nosso trabalho é muito no sentido de criar valor para a profissão, e o que embasa essa cultura é a forma de agir, como nos comunicamos internamente, a interação com outros públicos – assim como vocês, que estão nos visitando –; enfim, a maneira que adotamos para conduzir nossos trabalhos”, explana.

Ela também destacou a missão, visão e valores do conselho, que tem como responsabilidade máxima defender a sociedade por meio da fiscalização da profissão. “O que é defender a sociedade?  É trabalhar pela profissão, por profissionais que entendam a importância de fazer um curso técnico, de se registrarem, de se atualizarem, porque é assim que eles prestarão serviços à sociedade de forma a protegê-la”, explica.

Também merecem destaque nesse trabalho estratégico: os acordos e parcerias, como a de empreendedorismo alinhada com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRA-SP); as inúmeras palestras orientativas realizadas em instituições de ensino técnico em todo o estado, com capacitação dos conselheiros e colaboradores como palestrantes; a participação em feiras e eventos voltados, direta ou indiretamente, ao setor técnico; entre outras ações citadas.

Numa breve apresentação setorial, o gerente Rubens de Campos falou sobre a estrutura do departamento técnico, o desenvolvimento das atividades finalísticas, controles sobre registros, documentos de responsabilidades técnicas, atendimento ao profissional de forma presencial e remota por meio do sistema Voice over Internet Protocol (VoIP), e a construção do plano de ação da área como parte integrante do planejamento estratégico do conselho.

Gilberto Takao Sakamoto e Sarah Sanchez: conversas iniciais para alinhamento de cooperação entre as entidades

Oportunidades de trabalho em Québec – A primeira conversa aconteceu durante a 22ª edição da FUTURECOM, maior feira de tecnologia, telecomunicações e transformação digital da América Latina, realizada no mês de outubro em São Paulo, com os contatos se intensificando até a realização de uma reunião formal na sede do CRT-SP. O encontro tem como objetivo o alinhamento para maior cooperação entre as entidades no sentido de desenvolver projetos – financiados pelo governo canadense, caso aprovados – e ações de cooperação para propiciar oportunidades de trabalho e interação cultural na principal província canadense, considerando a grande carência de mão de obra em diversas áreas e setores de serviços, como tecnologia, indústria de transformação, enfermagem, engenharia e usinagem. Para constar, os Técnicos em Metalurgia, que também trabalham com usinagem, têm suas atribuições definidas pela Resolução CFT nº 128/2021.

Para isso, são oferecidas condições apropriadas por parte das empresas, desde a orientação no processo migratório até a ambientação à cultura local, com ofertas de empregos temporários – dois a três anos, com possibilidade de prorrogação do período. Há, ainda, a possibilidade do interessado levar suas famílias, propiciando aos filhos o ingresso em escolas públicas e aos cônjuges o visto aberto de trabalho. Até o custeio do francês – idioma predominante na região e exigido, dependendo da empresa ou do tipo de serviço – é custeado pelo governo.

Para Gilberto Takao Sakamoto esse tipo de intercâmbio é importantíssimo, com a ressalva de que os profissionais possam adquirir experiência atuando no exterior para, posteriormente, aplicarem seus conhecimentos no Brasil. “Todos ganham: as empresas, que necessitam de mão de obra; e os profissionais técnicos, que se qualificam com experiência internacional”, conclui.

Abaixo, outras fotos da reunião:

FIQUE ATENTO!

Os interessados em conhecer o programa podem obter mais informações, clicando aqui; e também pelas redes sociais do Escritório de Québec em São Paulo:

Facebook: @QuébecnoBrasil​​

Twitter: @QuébecBrasil ​

Instagram: @QuébecBrasil

LinkedIn: Bureau du Québec à Sāo Paulo

Texto: JD Morbidelli

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Como anfitrião, o presidente Gilberto Takao Sakamoto apresentou o CRT-SP, como órgão executivo responsável por fiscalizar a atividade, orientar sobre o exercício da profissão e as atribuições inerentes à cada modalidade, efetuar registro e julgar processos éticos com seu plenário deliberativo. “Por sua vez, o Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) é um órgão normativo, que estabelece as atribuições por meio de resoluções e fiscaliza a atuação dos conselhos regionais”, complementa. Ele também esclareceu a diferença entre associações, sindicatos e conselho; falou sobre as modalidades técnicas abrangidas pelo Sistema CFT/CRT; enalteceu o trabalho de valorização e inserção da mulher na área técnica; da aproximação com prefeituras municipais, empresas e órgãos regulamentadores; e finalizou citando a premiação do CRT-SP, por três anos consecutivos, na Conferência Nacional dos Conselhos Profissionais, realizada anualmente em Brasília.

Cultura organizacional e estrutura do departamento técnico – Gerente de Novos Projetos e Inovação, Fabiana Herculano Moraes trouxe um pouco da cultura organizacional e as estratégias para fazer do conselho um órgão diferente, dinâmico e inovador. “Nosso trabalho é muito no sentido de criar valor para a profissão, e o que embasa essa cultura é a forma de agir, como nos comunicamos internamente, a interação com outros públicos – assim como vocês, que estão nos visitando –; enfim, a maneira que adotamos para conduzir nossos trabalhos”, explana.

Ela também destacou a missão, visão e valores do conselho, que tem como responsabilidade máxima defender a sociedade por meio da fiscalização da profissão. “O que é defender a sociedade?  É trabalhar pela profissão, por profissionais que entendam a importância de fazer um curso técnico, de se registrarem, de se atualizarem, porque é assim que eles prestarão serviços à sociedade de forma a protegê-la”, explica.

Também merecem destaque nesse trabalho estratégico: os acordos e parcerias, como a de empreendedorismo alinhada com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRA-SP); as inúmeras palestras orientativas realizadas em instituições de ensino técnico em todo o estado, com capacitação dos conselheiros e colaboradores como palestrantes; a participação em feiras e eventos voltados, direta ou indiretamente, ao setor técnico; entre outras ações citadas.

Numa breve apresentação setorial, o gerente Rubens de Campos falou sobre a estrutura do departamento técnico, o desenvolvimento das atividades finalísticas, controles sobre registros, documentos de responsabilidades técnicas, atendimento ao profissional de forma presencial e remota por meio do sistema Voice over Internet Protocol (VoIP), e a construção do plano de ação da área como parte integrante do planejamento estratégico do conselho.

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Para isso, são oferecidas condições apropriadas por parte das empresas, desde a orientação no processo migratório até a ambientação à cultura local, com ofertas de empregos temporários – dois a três anos, com possibilidade de prorrogação do período. Há, ainda, a possibilidade do interessado levar suas famílias, propiciando aos filhos o ingresso em escolas públicas e aos cônjuges o visto aberto de trabalho. Até o custeio do francês – idioma predominante na região e exigido, dependendo da empresa ou do tipo de serviço – é custeado pelo governo.

Para Gilberto Takao Sakamoto esse tipo de intercâmbio é importantíssimo, com a ressalva de que os profissionais possam adquirir experiência atuando no exterior para, posteriormente, aplicarem seus conhecimentos no Brasil. “Todos ganham: as empresas, que necessitam de mão de obra; e os profissionais técnicos, que se qualificam com experiência internacional”, conclui.

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