Central de Atendimento
(11) 3580-1000

            

Notícias

São Paulo deve avançar 134% no número de estudantes no ensino técnico

  • 26 de janeiro de 2026

Objetivo é alcançar um maior número de estudantes com ensino técnico e chegar a patamares da OCDE

2026: mais alunos saindo da escola com dois diplomas; o de ensino médio e o de formação técnica profissional

Para 2026, o Governo do Estado de São Paulo projeta um salto histórico na educação técnica profissional. Segundo informações publicadas em seu site, a soma de alunos da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP), considerando as Escolas Técnicas Estaduais (ETECs), administradas pelo Centro Paula Souza (CPS), deve chegar à marca de 321 mil. Esse número representa um avanço significativo em comparação aos 136,8 mil registrados em 2023; e, de acordo com a reportagem, o estado caminha para alcançar a média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em relação ao número de estudantes matriculados no ensino médio técnico – atualmente em 44%.

Para o governo, o objetivo é garantir que, em 2026, um volume muito maior de jovens conclua o ciclo básico com dupla diplomação. “Em 2026, teremos muito mais alunos saindo da escola com dois diplomas: o de ensino médio e o de formação técnica profissional”, afirma o governador Tarcísio de Freitas. “Quando a gente capacita nossos estudantes com habilidades práticas e alinhadas às necessidades do mercado de trabalho, o ensino técnico melhora a produtividade, a inovação e a competitividade das empresas e da economia como um todo” incrementa o secretário estadual, Renato Feder.

A SEDUC-SP reforça que a iniciativa visa alinhar as habilidades dos estudantes às demandas do mercado, estimulando a produtividade e a inovação na economia paulista. Na rede estadual, o modelo é implementado a partir da 2ª série do ensino médio e deve alcançar 2.212 unidades escolares já no próximo ano.

A grade curricular também será ampliada. Atualmente, a Seduc-SP oferece nove formações, incluindo áreas como Agronegócio, Ciência de Dados e Enfermagem. Para 2026, os cursos de eletrônica e de meio ambiente passarão a integrar o catálogo fixo das escolas estaduais. Ao considerar as parcerias com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), o leque de opções para os estudantes chega a 60 modalidades diferentes.

Além da formação em sala de aula, o estado também aposta na inserção prática por meio do Programa Bolsa Estágio Ensino Médio (BEEM), que prevê a contratação de 10 mil estagiários até o final de 2025, oferecendo bolsas mensais de até R$ 851,46 para alunos do itinerário técnico que atuarem em empresas parceiras. Interessados em conhecer as opções de formação podem consultar o portal da SEDUC-SP ou o site oficial do CPS.

Fonte: Texto elaborado a partir de informações apuradas junto ao Governo do Estado de São Paulo

Últimas notícias

CRT-SP e Secretaria Municipal de Educação de São Paulo discutem expansão do Programa Divulga Técnico

Reunião, articulada pelo presidente da Câmara Municipal, visa orientar os alunos da rede fundamental de ensino sobre as vantagens dos cursos técnicos (mais…)
Ler mais...

CRT-SP se prepara para o MundoGEO Connect 2026

Com infraestrutura ampliada, evento integra os setores de geotecnologias, drones e exploração espacial para ditar o ritmo da inovação e da gestão territorial (mais…)
Ler mais...

CRT-SP estreia na EXPOSEC 2026 com forte presença de profissionais técnicos

Sucesso de público: estandes movimentados refletem a procura do profissional pela orientação, habilitação e amparo legal (mais…)
Ler mais...

São Paulo deve avançar 134% no número de estudantes no ensino técnico

  • 26 de janeiro de 2026

Objetivo é alcançar um maior número de estudantes com ensino técnico e chegar a patamares da OCDE

2026: mais alunos saindo da escola com dois diplomas; o de ensino médio e o de formação técnica profissional

Para 2026, o Governo do Estado de São Paulo projeta um salto histórico na educação técnica profissional. Segundo informações publicadas em seu site, a soma de alunos da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP), considerando as Escolas Técnicas Estaduais (ETECs), administradas pelo Centro Paula Souza (CPS), deve chegar à marca de 321 mil. Esse número representa um avanço significativo em comparação aos 136,8 mil registrados em 2023; e, de acordo com a reportagem, o estado caminha para alcançar a média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em relação ao número de estudantes matriculados no ensino médio técnico – atualmente em 44%.

Para o governo, o objetivo é garantir que, em 2026, um volume muito maior de jovens conclua o ciclo básico com dupla diplomação. “Em 2026, teremos muito mais alunos saindo da escola com dois diplomas: o de ensino médio e o de formação técnica profissional”, afirma o governador Tarcísio de Freitas. “Quando a gente capacita nossos estudantes com habilidades práticas e alinhadas às necessidades do mercado de trabalho, o ensino técnico melhora a produtividade, a inovação e a competitividade das empresas e da economia como um todo” incrementa o secretário estadual, Renato Feder.

A SEDUC-SP reforça que a iniciativa visa alinhar as habilidades dos estudantes às demandas do mercado, estimulando a produtividade e a inovação na economia paulista. Na rede estadual, o modelo é implementado a partir da 2ª série do ensino médio e deve alcançar 2.212 unidades escolares já no próximo ano.

A grade curricular também será ampliada. Atualmente, a Seduc-SP oferece nove formações, incluindo áreas como Agronegócio, Ciência de Dados e Enfermagem. Para 2026, os cursos de eletrônica e de meio ambiente passarão a integrar o catálogo fixo das escolas estaduais. Ao considerar as parcerias com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), o leque de opções para os estudantes chega a 60 modalidades diferentes.

Além da formação em sala de aula, o estado também aposta na inserção prática por meio do Programa Bolsa Estágio Ensino Médio (BEEM), que prevê a contratação de 10 mil estagiários até o final de 2025, oferecendo bolsas mensais de até R$ 851,46 para alunos do itinerário técnico que atuarem em empresas parceiras. Interessados em conhecer as opções de formação podem consultar o portal da SEDUC-SP ou o site oficial do CPS.

Fonte: Texto elaborado a partir de informações apuradas junto ao Governo do Estado de São Paulo

Últimas notícias

CRT-SP e Secretaria Municipal de Educação de São Paulo discutem expansão do Programa Divulga Técnico

Reunião, articulada pelo presidente da Câmara Municipal, visa orientar os alunos da rede fundamental de ensino sobre as vantagens dos cursos técnicos (mais…)
Ler mais...

CRT-SP se prepara para o MundoGEO Connect 2026

Com infraestrutura ampliada, evento integra os setores de geotecnologias, drones e exploração espacial para ditar o ritmo da inovação e da gestão territorial (mais…)
Ler mais...

CRT-SP estreia na EXPOSEC 2026 com forte presença de profissionais técnicos

Sucesso de público: estandes movimentados refletem a procura do profissional pela orientação, habilitação e amparo legal (mais…)
Ler mais...