Notícias
SEI: sistema tecnológico amplamente utilizado para melhorar a eficiência da administração pública
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) constitui um sistema de produção e gestão de documentos e processos digitais, desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) que, entre as vantagens, diminui o uso de papel, por meio da criação, edição, assinatura e tramitação de processos e documentos eletrônicos por meio de uma única plataforma; naturalmente que, otimizando o uso de papel, agiliza, provê mais transparência e gera economia aos cofres públicos.
Pela Portaria CFT nº 081, de 16 de maio de 2025, o Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) criou, em caráter permanente, o Grupo de Trabalho para Implantação, Gestão e Manutenção do SEI (GT-SEI) no Sistema CFT/CRTs, formado por Willian Augusto de Souza, designado coordenador, Bruno Washington Gomes Belizário, Lauane Barbosa de Brito Oliveira e Thiago Oliveira Santiago.
No período de 3 a 7 de novembro de 2025, a equipe reuniu-se com gestores e funcionários de diferentes áreas, para a implantação do SEI, que contribuirá significativamente para que o Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP) dê um passo essencial na modernização de sua gestão administrativa. “Durante a visita técnica, foram realizados trabalhos essenciais de configuração, como a criação de acessos de usuários, a parametrização de modelos de documentos e o estabelecimento das premissas para a futura norma interna do sistema”, explica o gerente administrativo, Paulo Eduardo Reif de Jesus Netto Junior, acrescentando que a adoção do sistema é vista como uma medida salutar e transformadora, com o objetivo principal de aprimorar a gestão dos processos administrativos, conferindo maior celeridade à tramitação de documentos entre as áreas e, crucialmente, garantindo a uniformização da metodologia de trabalho. “Ao integrar o SEI, o CRT-SP contribui para a uniformização dos procedimentos em todo o Sistema CFT/CRTs, facilitando o intercâmbio de informações. Trata-se de uma mudança estrutural que exige o esforço conjunto e o engajamento de todas as áreas para garantir o sucesso da nova plataforma e o aprimoramento contínuo dos serviços prestados”, acrescenta.

Gerente administrativo do CRT-SP com o coordenador do GT-SEI, Willian Augusto de Souza
De acordo com o coordenador do GT-SEI, Willian Augusto de Souza, a implantação ocorreu conforme o esperado, com a equipe sendo muito bem-recebida pelos responsáveis, que prestaram todo o apoio e informações solicitadas. “Finalizamos a implantação com sucesso, ficando o CRT-SP apto a iniciar a utilização do SEI em seus processos administrativos”, conclui o gestor negocial.
Texto: Gerência de Comunicação e Transparência
Últimas notícias
SEI: sistema tecnológico amplamente utilizado para melhorar a eficiência da administração pública
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) constitui um sistema de produção e gestão de documentos e processos digitais, desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) que, entre as vantagens, diminui o uso de papel, por meio da criação, edição, assinatura e tramitação de processos e documentos eletrônicos por meio de uma única plataforma; naturalmente que, otimizando o uso de papel, agiliza, provê mais transparência e gera economia aos cofres públicos.
Pela Portaria CFT nº 081, de 16 de maio de 2025, o Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) criou, em caráter permanente, o Grupo de Trabalho para Implantação, Gestão e Manutenção do SEI (GT-SEI) no Sistema CFT/CRTs, formado por Willian Augusto de Souza, designado coordenador, Bruno Washington Gomes Belizário, Lauane Barbosa de Brito Oliveira e Thiago Oliveira Santiago.
No período de 3 a 7 de novembro de 2025, a equipe reuniu-se com gestores e funcionários de diferentes áreas, para a implantação do SEI, que contribuirá significativamente para que o Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP) dê um passo essencial na modernização de sua gestão administrativa. “Durante a visita técnica, foram realizados trabalhos essenciais de configuração, como a criação de acessos de usuários, a parametrização de modelos de documentos e o estabelecimento das premissas para a futura norma interna do sistema”, explica o gerente administrativo, Paulo Eduardo Reif de Jesus Netto Junior, acrescentando que a adoção do sistema é vista como uma medida salutar e transformadora, com o objetivo principal de aprimorar a gestão dos processos administrativos, conferindo maior celeridade à tramitação de documentos entre as áreas e, crucialmente, garantindo a uniformização da metodologia de trabalho. “Ao integrar o SEI, o CRT-SP contribui para a uniformização dos procedimentos em todo o Sistema CFT/CRTs, facilitando o intercâmbio de informações. Trata-se de uma mudança estrutural que exige o esforço conjunto e o engajamento de todas as áreas para garantir o sucesso da nova plataforma e o aprimoramento contínuo dos serviços prestados”, acrescenta.

Gerente administrativo do CRT-SP com o coordenador do GT-SEI, Willian Augusto de Souza
De acordo com o coordenador do GT-SEI, Willian Augusto de Souza, a implantação ocorreu conforme o esperado, com a equipe sendo muito bem-recebida pelos responsáveis, que prestaram todo o apoio e informações solicitadas. “Finalizamos a implantação com sucesso, ficando o CRT-SP apto a iniciar a utilização do SEI em seus processos administrativos”, conclui o gestor negocial.
Texto: Gerência de Comunicação e Transparência
Últimas notícias
Central de Atendimento
(11) 3580-1000
Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 17h00
E-mails:
Orientações e dúvidas sobre senhas, atualizações cadastrais, registro de profissionais ou empresas, carteira profissional, anuidades (boletos), atribuições profissionais, prazos e esclarecimento de outras dúvidas
atendimento@crtsp.gov.br
Orientações e dúvidas sobre cadastro e registro de empresas
empresa@crtsp.gov.br
Orientações e dúvidas sobre emissão de Termo de Responsabilidade Técnica (TRT)
trt@crtsp.gov.br
Exclusivo para agendamento de palestras orientativas nas instituições de ensino técnico
palestrasescolas@crtsp.gov.br
Orientações e dúvidas sobre fiscalização (notificações e autos de infração)
fiscalizacao@crtsp.gov.br
Orientações e dúvidas sobre cadastro de instituições de ensino técnico
escola@crtsp.gov.br
Serviço de Atendimento ao Técnico
Solicitações não atendidas, casos de urgência, reclamações, sugestões e elogios
sat@crtsp.gov.br
Endereços:
Sede:
Edifício Liber 1000 Offices
Avenida da Liberdade, 1000 – 16º andar – Liberdade
CEP: 01502-001 – São Paulo SP
Escritório Regional de Campinas:
Storage Tower Centro Empresarial
Avenida Nossa Senhora de Fátima, 3.000 – 1º andar – Sala 4B – Vila Israel
CEP 13478-540 – Americana SP
Escritório Regional de Bauru:
Edifício Business Office
Avenida Getúlio Vargas, 21-51 – 3º andar – Sala 33 – Jardim Europa
CEP 17017-000 – Bauru SP
Escritório Regional Baixada Santista:
Edifício Helbor Offices
Avenida Benjamim Constant, 61 – 22º andar – Sala 2207 – Centro
CEP 11310-500 – São Vicente SP
Escritório Regional do Vale do Paraíba:
Edifício Osvaldo Cruz
Avenida Marechal Floriano Peixoto, 347 – 9º andar – Sala 910 – Centro
CEP 12210-030 – São José dos Campos SP
Centro de Inovação e Valoração Profissional Técnica (INOVATEC):
Centro Empresarial IV - Eugênio de Melo
Estr. Dr. Altino Bondesan, 500 - Sala 2202
CEP 12247-016 - São José dos Campos SP
Horário de Atendimento Presencial
Sede
Segunda a sexta-feira, das 08h00 às 17h00
Escritórios Regionais
Segunda a sexta-feira, das 08h30 às 12h00; e das 13h30 às 16h00
© Copyright 2019 - 2025 | Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo