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72ª Sessão Plenária Ordinária do CRT-SP realizada no Hotel Leques Brasil, em São Paulo
Aconteceu, no dia 28 de abril de 2025, a 72ª Sessão Plenária Ordinária no Hotel Leques Brasil, região central da capital paulista próxima à sede própria do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP) com o auditor interno, Mesaque Araújo da Silva, como mestre de cerimônia, que realizou a leitura da “missão, visão e valores” estruturados para o planejamento estratégico plurianual do Sistema CFT/CRTs. Vice-presidente, José Avelino Rosa foi o responsável por presidir a sessão, compondo a mesa com os diretores Welington Guilherme Rezende, administrativo; Pedro Carlos Valcante, financeiro; e Rubens dos Santos, fiscalização e normas.
Após a execução do Hino Nacional Brasileiro e antes da confirmação nominal do quórum regimental, o vice-presidente deu início aos trabalhos e convidou o conselheiro federal, Narciso Donizete Fontana, para se integrar à mesa; agradeceu a presença de representantes regionais Eli Ricardo Sartorelli Guerra, Gervásio Aparecido Guilherme e Thyago Augusto Martins Josepetti; e comunicou sobre a compra definitiva do 16º andar da Avenida da Liberdade, 1000, cuja assinatura da escritura aconteceu no dia 23 de abril.
Sem solicitações de correção ou ajuste textual, a ata da 71ª Sessão Plenária Ordinária, realizada em 31 de março de 2025, foi aprovada por unanimidade entre os conselheiros presentes. Na sequência à apresentação das principais comunicações e correspondências recebidas e expedidas no período, foram empossados quatro representantes regionais: Técnico em Edificações Igor Luiz da Silva, de Miracatu; Técnico em Mecânica Marcos Eduardo de Antônio, de Jaú; Técnico em Edificações Denis Cassio Castro Silva, de Penápolis; e Técnico em Eletrotécnica Adilson Benedito Samuel Lopes, de Botucatu. “Orgulhem-se desse cargo honorífico e de muita responsabilidade, para representarem nosso conselho em suas regiões”, orienta José Avelino Rosa.
Diretores e conselheiros com representantes regionais. “Orgulhem-se desse cargo honorífico e de muita responsabilidade, para representarem nosso conselho em suas regiões”, orienta José Avelino Rosa
Comunicados – Em nome das comissões permanentes e grupos de trabalho, manifestaram os coordenadores: Claudemir Roque da Costa, pelo Grupo de Trabalho Automotivo; Adriano Simões de Oliveira, pela Comissão do Exercício Profissional; e Flávio Aparecido Vinha, pelo Grupo de Trabalho de Resíduos Sólidos da Construção Civil.
Nos comunicados dos conselheiros, fizeram uso da palavra: João Batista dos Reis; Isabel Cristina Ferreira Duo, com destaque para a participação do CRT-SP no 2º Encontro de Mulheres Técnicas Industriais, em Porto Alegre; Adevandro Benedito Olmeda, lembrando que em 28 de abril é comemorado o Dia Mundial da Educação; Danilo dos Santos Santana, que trouxe à tona algumas dificuldades enfrentadas pelos profissionais técnicos junto à Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) em função do teor da Resolução nº 720/2020, que aprova o regulamento geral de outorgas. “Solicito apoio para enviar uma proposta à agência para adequação das resoluções atuais das outorgas, alinhadas de acordo com nossas resoluções”, expõe. Por fim, explanaram: Marco Aurélio da Costa; Narciso Donizete Fontana; e o diretor administrativo, Welington Guilherme Rezende que, entre suas ponderações, enalteceu a exposição do CRT-SP na 29ª FEICON, maior e mais importante feira de construção civil da América Latina.
José Avelino Rosa e Rubens dos Santos, respectivamente vice-presidente e diretor de fiscalização e normas
Ordem do dia – Conselheiro vistor do balancete de fevereiro, Anizio Aparecido Josepetti procedeu à leitura de seu relato, concluindo que a documentação analisada está em conformidade com os registros contáveis e declarando ser favorável à aprovação. O outro vistor, conselheiro Claudemir Roque da Costa, justificou o motivo do não envio do relato; porém, antecipando-se favorável à aprovação, que se confirmou na votação plenária.
Em atendimento à Deliberação Plenária CFT nº 004/2025, que versa sobre a criação do Fórum Nacional de Valorização da Atuação de Profissionais com Identidade de Gênero Feminino, a diretoria compôs uma comissão eleitoral formanda por três funcionários – o procurador jurídico, Mateus de Luna Dias Rabelo; a advogada, Eliete Sousa Santos; e a analista administrativa, Julia Sayuri Moribe Nascimento –, com dois conselheiros – Valter Casarri e Cláudio Roberto Marques – designados como fiscais. Com leitura integral do regulamento, votação individual dos conselheiros presentes e apuração dos resultados, foram eleitas a Técnica em Alimentos Sandra Zamboli Fontana, titular, e a Técnica em Edificações, Isabel Cristina Ferreira Duo, suplente.
Eleição das representantes do CRT-SP no Fórum Nacional de Valorização da Atuação de Profissionais com Identidade de Gênero Feminino
Em continuidade, o contador Odair Dutra apresentou o balancete de março de 2025, acompanhado da leitura do parecer fundamentado da Comissão de Tomada de Contas e Orçamento pelo coordenador, Nelson Henrique Silva Spressão. Em votação, as contas foram aprovadas pela maioria dos conselheiros.
Prestação de contas trimestral – Para demonstrar o compromisso contínuo do CRT-SP com a transparência e em respeito à sociedade, Mesaque Araújo de Araújo apresentou a Prestação de Contas na Forma de Relatório de Gestão Integrado do Primeiro Trimestre de 2025, elaborado para atender as determinações e orientações do Tribunal de Contas da União (TCU), e em plena consonância ao artigo 70 da Constituição Federal e à Resolução CFT nº 196/2022. “Nesse período, destacamos mais avanços significativos em nossas iniciativas estratégicas, que visam não apenas ao fortalecimento da nossa atuação, mas também à promoção de um ambiente colaborativo, dinâmico e inovador”, traz um trecho da mensagem do presidente.
Coordenador da Comissão de Tomada de Contas e Orçamento, Nelson Henrique Silva Spressão fez a leitura do parecer fundamentado, com recomendação da aprovação da Prestação de Contas na forma do Relatório de Gestão Integrado do Primeiro Trimestre de 2025. Após observações dos conselheiros Rafael da Silva e Marco Aurélio da Costa, o item foi colocado em votação e aprovado.
Mesaque Araújo da Silva: Prestação de Contas na Forma de Relatório de Gestão Integrado do Primeiro Trimestre de 2025
Também foi discutida a alteração da Deliberação Plenária nº 227/2024, que normatiza os procedimentos para concessão de diárias, jetons, auxílio representação, passagens aéreas e deslocamentos terrestres no âmbito do CRT-SP, sendo objeto do pedido de vistas dos conselheiros, Marco Aurélio da Costa e Isaque Natanael Silveira Perotti. E, em bloco, foram apreciados processos provenientes da Comissão de Fiscalização e, sob sigilo, um processo advindo da Comissão de Ética Profissional.
As fotos da 72ª Sessão Plenária Ordinária do CRT-SP estarão disponíveis temporariamente. Para acessá-las, clique aqui.
Texto: JD Morbidelli
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72ª Sessão Plenária Ordinária do CRT-SP realizada no Hotel Leques Brasil, em São Paulo
Aconteceu, no dia 28 de abril de 2025, a 72ª Sessão Plenária Ordinária no Hotel Leques Brasil, região central da capital paulista próxima à sede própria do Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado de São Paulo (CRT-SP) com o auditor interno, Mesaque Araújo da Silva, como mestre de cerimônia, que realizou a leitura da “missão, visão e valores” estruturados para o planejamento estratégico plurianual do Sistema CFT/CRTs. Vice-presidente, José Avelino Rosa foi o responsável por presidir a sessão, compondo a mesa com os diretores Welington Guilherme Rezende, administrativo; Pedro Carlos Valcante, financeiro; e Rubens dos Santos, fiscalização e normas.
Após a execução do Hino Nacional Brasileiro e antes da confirmação nominal do quórum regimental, o vice-presidente deu início aos trabalhos e convidou o conselheiro federal, Narciso Donizete Fontana, para se integrar à mesa; agradeceu a presença de representantes regionais Eli Ricardo Sartorelli Guerra, Gervásio Aparecido Guilherme e Thyago Augusto Martins Josepetti; e comunicou sobre a compra definitiva do 16º andar da Avenida da Liberdade, 1000, cuja assinatura da escritura aconteceu no dia 23 de abril.
Sem solicitações de correção ou ajuste textual, a ata da 71ª Sessão Plenária Ordinária, realizada em 31 de março de 2025, foi aprovada por unanimidade entre os conselheiros presentes. Na sequência à apresentação das principais comunicações e correspondências recebidas e expedidas no período, foram empossados quatro representantes regionais: Técnico em Edificações Igor Luiz da Silva, de Miracatu; Técnico em Mecânica Marcos Eduardo de Antônio, de Jaú; Técnico em Edificações Denis Cassio Castro Silva, de Penápolis; e Técnico em Eletrotécnica Adilson Benedito Samuel Lopes, de Botucatu. “Orgulhem-se desse cargo honorífico e de muita responsabilidade, para representarem nosso conselho em suas regiões”, orienta José Avelino Rosa.
Diretores e conselheiros com representantes regionais. “Orgulhem-se desse cargo honorífico e de muita responsabilidade, para representarem nosso conselho em suas regiões”, orienta José Avelino Rosa
Comunicados – Em nome das comissões permanentes e grupos de trabalho, manifestaram os coordenadores: Claudemir Roque da Costa, pelo Grupo de Trabalho Automotivo; Adriano Simões de Oliveira, pela Comissão do Exercício Profissional; e Flávio Aparecido Vinha, pelo Grupo de Trabalho de Resíduos Sólidos da Construção Civil.
Nos comunicados dos conselheiros, fizeram uso da palavra: João Batista dos Reis; Isabel Cristina Ferreira Duo, com destaque para a participação do CRT-SP no 2º Encontro de Mulheres Técnicas Industriais, em Porto Alegre; Adevandro Benedito Olmeda, lembrando que em 28 de abril é comemorado o Dia Mundial da Educação; Danilo dos Santos Santana, que trouxe à tona algumas dificuldades enfrentadas pelos profissionais técnicos junto à Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) em função do teor da Resolução nº 720/2020, que aprova o regulamento geral de outorgas. “Solicito apoio para enviar uma proposta à agência para adequação das resoluções atuais das outorgas, alinhadas de acordo com nossas resoluções”, expõe. Por fim, explanaram: Marco Aurélio da Costa; Narciso Donizete Fontana; e o diretor administrativo, Welington Guilherme Rezende que, entre suas ponderações, enalteceu a exposição do CRT-SP na 29ª FEICON, maior e mais importante feira de construção civil da América Latina.
José Avelino Rosa e Rubens dos Santos, respectivamente vice-presidente e diretor de fiscalização e normas
Ordem do dia – Conselheiro vistor do balancete de fevereiro, Anizio Aparecido Josepetti procedeu à leitura de seu relato, concluindo que a documentação analisada está em conformidade com os registros contáveis e declarando ser favorável à aprovação. O outro vistor, conselheiro Claudemir Roque da Costa, justificou o motivo do não envio do relato; porém, antecipando-se favorável à aprovação, que se confirmou na votação plenária.
Em atendimento à Deliberação Plenária CFT nº 004/2025, que versa sobre a criação do Fórum Nacional de Valorização da Atuação de Profissionais com Identidade de Gênero Feminino, a diretoria compôs uma comissão eleitoral formanda por três funcionários – o procurador jurídico, Mateus de Luna Dias Rabelo; a advogada, Eliete Sousa Santos; e a analista administrativa, Julia Sayuri Moribe Nascimento –, com dois conselheiros – Valter Casarri e Cláudio Roberto Marques – designados como fiscais. Com leitura integral do regulamento, votação individual dos conselheiros presentes e apuração dos resultados, foram eleitas a Técnica em Alimentos Sandra Zamboli Fontana, titular, e a Técnica em Edificações, Isabel Cristina Ferreira Duo, suplente.
Eleição das representantes do CRT-SP no Fórum Nacional de Valorização da Atuação de Profissionais com Identidade de Gênero Feminino
Em continuidade, o contador Odair Dutra apresentou o balancete de março de 2025, acompanhado da leitura do parecer fundamentado da Comissão de Tomada de Contas e Orçamento pelo coordenador, Nelson Henrique Silva Spressão. Em votação, as contas foram aprovadas pela maioria dos conselheiros.
Prestação de contas trimestral – Para demonstrar o compromisso contínuo do CRT-SP com a transparência e em respeito à sociedade, Mesaque Araújo de Araújo apresentou a Prestação de Contas na Forma de Relatório de Gestão Integrado do Primeiro Trimestre de 2025, elaborado para atender as determinações e orientações do Tribunal de Contas da União (TCU), e em plena consonância ao artigo 70 da Constituição Federal e à Resolução CFT nº 196/2022. “Nesse período, destacamos mais avanços significativos em nossas iniciativas estratégicas, que visam não apenas ao fortalecimento da nossa atuação, mas também à promoção de um ambiente colaborativo, dinâmico e inovador”, traz um trecho da mensagem do presidente.
Coordenador da Comissão de Tomada de Contas e Orçamento, Nelson Henrique Silva Spressão fez a leitura do parecer fundamentado, com recomendação da aprovação da Prestação de Contas na forma do Relatório de Gestão Integrado do Primeiro Trimestre de 2025. Após observações dos conselheiros Rafael da Silva e Marco Aurélio da Costa, o item foi colocado em votação e aprovado.
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